MENTOPLASTIA

Mentoplastia

Mentoplastia ou Genoplastia é a cirurgia plástica estética que avança, retrai, eleva ou abaixa a projeção do mento (queixo) com o objetivo de harmonizar as unidades da face.

Sobre

A Mentoplastia é cirurgia plástica estética que corrige o tamanho e/ou forma do queixo (mento), um dos principais pontos de referência no estudo estético da face.

O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico junto a outros setores como o nariz, olhos e boca. Poderá se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída em relação ao seu posicionamento ideal.

O contorno do mento exerce grande influência no perfil da face e, junto ao nariz, são dois dos principais pontos de equilíbrio da fisionomia. Por isso, esta técnica cirúrgica oferece excelentes resultados quando realizada simultaneamente à Rinoplastia.

Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

A incisão é realizada na gengiva do lábio inferior e pode-se incluir a prótese de polietilene biocompatível ou avançar o mento através da dissecção cirúrgica de osso (osteotomia). A anestesia utilizada costuma ser local com sedação, caso se trate de correção exclusivamente do mento. Se associada a outras cirurgias, o cirurgião poderá realizar o ato cirúrgico sob anestesia geral. No avanço de queixo com osteotomia também utilizamos anestesia geral.

Costuma-se fazer um tipo de curativo local com finalidade de ajudar a manter a prótese imobilizada e diminuir o inchaço. Além disso, o curativo serve de proteção aos eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

Como com qualquer procedimento cirúrgico, você provavelmente irá sentir algum desconforto após a cirurgia, que diminuirá ao longo de alguns dias. Embora você possa se sentir bem o suficiente para retornar ao trabalho e às atividades normais em cerca de três a quarto dias, devem-se evitar atividades físicas extenuantes por cerca de três a quatro semanas.

Mentoplastia

Pré-Operatório

Recomendamos às(aos) pacientes nos avisar - até a véspera da operação -, em caso de viroses, infecções dentárias, afecção da garganta, etc.

Pontualidade ajuda até evitar stress; portanto, procure obedecer ao horário estabelecido quando se internar no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação para a cirurgia.

Comparecer acompanhado à internação.

Em caso de anestesia geral, manter-se em jejum por um período de 8 horas antes do procedimento. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia.

Mentoplastia

Pós-Operatório

Deve-se seguir corretamente o pós-operatório para garantir o sucesso da cirurgia. Portanto, obedeça às instruções que são dadas por ocasião da alta hospitalar.

Escovar os dentes com escova macia.

Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias.

Não se preocupar com o inchaço natural do queixo, que poderá persistir por algumas semanas.

Evitar alimentos sólidos que exijam mastigação intensa nos primeiros dias e nem muito aquecidos ou muito frios. Consumir nesse período alimentos processados em liquidificador, em formato de sopas, principalmente, usando proteínas (carnes, lentilha, grão de bico, aveia, tofu, entre outros) e vitaminas (frutas).

Voltar ao consultório para curativos subsequentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.

Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, 4 a 5 dias após a cirurgia.


Mentoplastia

Sinopse

Procedimento: Mentoplastia, Genoplastia.

Indicação: Correção do tamanho e/ou forma do queixo.

Idade recomendada: A partir dos 17 anos.

Anestesia: Local com sedação ou geral.

Duração: 1 hora. Alta no mesmo dia. Sempre em centro cirúrgico.

Cicatriz: Escondida dentro da boca.

Recuperação: Retorno às atividades com 5 dias.

Importante: Evitar mastigação e alimentos muito quente nos primeiros dias.

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Fratura de Nariz
Próteses Faciais
Rinoplastia


Perguntas Frequentes

  • É a cirurgia plástica do mento ou região do queixo. Na cirurgia de aumento ou avanço de mento, podemos utilizar uma prótese ou fazer o avanço do próprio mento do paciente através de osteotomia. Quando queremos realizar uma retração do mento, somente a osteotomia pode resolver o problema.

  • Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face. Não é infrequente que pacientes com queixa de rinomegalia (nariz grande) apresentem na verdade um hipodesenvolvimento do mento. Assim, a mentoplastia associada ou não à rinoplastia tem uma excelente indicação.

  • Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

  • Deve-se pesquisar a presença de cárie, infecção oral ou fratura de dentes. Qualquer intercorrência odontológica deve ser comunicada ao cirurgião plástico antes da mentoplastia. Este fato aumenta a chance de infecção na mentoplastia. Caso ocorra esta eventualidade, solicite de seu dentista que a trate antes mesmo de procurar seu médico para a cirurgia de mentoplastia de aumento.

  • Em média, 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 4 a 5 dias sem, contudo, necessitar-se de repouso absoluto.

  • Geralmente não é doloroso. Quando ocorre dor é de baixa intensidade e é controlada facilmente com analgésicos prescritos por nossa equipe.

  • É um biomaterial de polietileno linear poroso de alta densidade. São pré-moldados e oferecidos em diversos tamanhos e formas pelos fabricantes. O cirurgião plástico, de acordo com as características de cada paciente, molda-o e esculpe-o. Após introduzi-lo na região desejada, ele é fixado com parafusos específicos.

  • Apesar de ainda hoje utilizarem prótese silicone com relativa frequência para a mentoplastia, em nossa opinião este material causa absorção óssea e um resultado desfavorável com o passar dos anos. Por isso, nossa escolha é pelo polietileno biocompatível de alta densidade. Este material é integrado ao osso do paciente e ainda pode ser esculpido pelo cirurgião para um resultado mais harmônico.

  • Utilizando técnicas e manobras da cirurgia craniofacial, realizamos uma osteotomia (serramos o osso) do mento. Com isso, podemos avançá-lo ou retraí-lo de acordo com a necessidade do caso. Fixamos este osso com placas de titânio. Tem a vantagem de utilizar o próprio tecido do paciente para fazer a cirurgia.

  • Na prótese de mento podemos utilizar anestesia local com sedação ou geral. Já no avanço de mento com osteotomia, utilizamos optamos pela anestesia geral. Todos os procedimentos são realizados no hospital e com assistência de um anestesiologista.

  • Realizamos uma incisão na mucosa do vestíbulo oral (dentro da boca) abaixo do lábio inferior. A cicatriz fica totalmente escondida dentro da boca sem qualquer problema para o paciente já que mucosa se reconstitui muito bem.

Mentoplastia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.