TRAUMAS E FRATURAS DA FACE

cirurgia para reparar traumas e fraturas da face
Traumas e Fraturas da Face também relatado como Traumas Maxilofaciais, tratam-se de quaisquer ferimentos físicos localizados na face, podendo afetar, consecutivamente, pele, tecidos, músculos, nervos, dentes e ossos e, nos casos mais graves, se associar a danos cerebrais.

principais causas de Traumas e fraturas da face

O trauma é um problema sério e crescente em todo o mundo, sendo reconhecido como uma doença pandêmica. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), os traumas estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade.

Estima-se em 8,5 milhões (em 2010) o número de óbitos devido às consequências do trauma ao redor do mundo. Destas, os Traumas e Fraturas da Face e de cabeça representam cerca de 50% de todas as mortes traumáticas.

A questão tornou-se um assunto de grande relevância para o médico, sobretudo o que trabalha em setor de emergência.

Os Traumas e Fraturas da Face têm frequência cada vez maior, principalmente nas últimas quatro décadas, e está intimamente associada às agressões físicas (em primeiro lugar) ao aumento dos acidentes com veículos automotores (em segundo lugar), incluindo atropelamentos e acidentes de bicicleta.

Além disso, outras importantes causas são os acidentes pela prática de esportes e as quedas em pessoas de todas a faixas etárias.

Em relação aos Traumas e Fraturas da Face especificamente, ocorrem principalmente em pessoas do sexo masculino e jovens, entre 20 e 30 anos.

Nos idosos, a queda é o principal mecanismo de traumas e, geralmente, resulta de múltiplas causas patológicas. Mecanismos fisiológicos como propriocepção alterada, fraqueza, tremor e reflexos diminuídos facilitam a queda.

Esta é a faixa etária menos acometida, mas sua recuperação é mais demorada e eventuais complicações são frequentes.

Os Traumas e Fraturas da Face são notáveis por levar a graves consequências emocionais e funcionais, com a possibilidade de deformidades permanentes.

Trata-se de um trauma de abrangência multidisciplinar, envolvendo principalmente as especialidades de Trauma, Oftalmologia, Cirurgia Plástica, Maxilofacial e Neurocirurgia.

Uma agressão localizada na face não envolve apenas tecido mole e ossos, mas também, por extensão, pode acometer cérebro, olhos, seios da face e dentição.

Quando há acidentes que envolvem maior energia cinética, outras lesões associadas e letais estão presentes e têm sido pouco relatadas.

cirurgia do rosto para traumas e fraturas da face

diagnóstico

Realizado através da história, do exame físico e de exame de imagem (usualmente tomografia da face). Mesmo após o correto diagnóstico e tratamento das fraturas, ainda assim complicações podem surgir. Entre as possíveis complicações dos Traumas e Fraturas da Face estão: a perda de sensibilidade facial (parestesia) ou perda de movimentos faciais (paralisia), cicatrizes inestéticas, retrações na pele, alterações na visão, dificuldade de respiração, perdas dentárias e má oclusão.

tratamentos para traumas e fraturas da face

Conservador (não cirúrgico):

Tratamento clínico para os sinais e sintomas. Geralmente, é indicado quando não há exposição de fratura. A fixação intermaxilar ou bloqueio maxilo-mandibular é feito por meio de amarrias, arcos, goteiras e/ou suspensões.

Tratamento cirúrgico para traumas e fraturas da face:

É indicado para as fraturas que apresentem desvios e/ou instabilidade. A osteossíntese acontece a partir do uso de fios de aço, placas e parafusos, além do uso da fixação intermaxilar.