MAMILO INVERTIDO

Mamilo Invertido

Mamilo Invertido é uma cirurgia plástica estética que tem o objetivo de reverter o mamilo que está retraído para dentro da mama.

Sobre

O mamilo ou papila da mama tem grande importância na vida da mulher e representa a maior projeção da aréola. Sua importância é funcional, permitindo a amamentação, ou sexual, com rica sensibilidade e relação com a autoestima e bem-estar.

O Mamilo Invertido é aquela condição em que ele se apresenta retraído para dentro, podendo ser de um ou dos dois lados da mama. Este problema pode ainda favorecer a penetração de germes na mama, causando infecções recorrentes.

Tem como causa principal uma má formação congênita, isto é, uma fraqueza nos ligamentos que sustentam a papila. Não tem caráter hereditário, assim as mães não transmitem às filhas e aos filhos. Embora mais raras, também podem existir as causas adquiridas nos processos inflamatórios (frequente em diabéticos e fumantes) e mesmo o câncer de mama.

Usualmente, a queixa das mulheres é estética e/ou referente ao medo de não amamentar. Ocorre com mais frequência nas mulheres que nos homens; entretanto, ambos que estejam insatisfeitos com a inversão dos seus mamilos podem ser candidatos ao procedimento cirúrgico de eversão deles. Em algumas ocasiões, o mamilo poderá everter-se temporariamente, quando se ordenhe a mama ou provoque estímulo tátil, contudo, voltará à sua posição invertida quando a mama estiver livre.

É possível everter o mamilo através de cirurgia. Existem técnicas diferentes para o mesmo fim; mas deve-se observar qual seria aquela que trará o benefício desejado com o menor prejuízo aos ductos mamários. O procedimento cirúrgico pode ser realizado isoladamente ou pode ser associado à outra cirurgia das mamas.

A cirurgia plástica para correção do Mamilo Invertido pode ser realizada com anestesia local ou local com sedação. O paciente, geralmente, vai para casa após o procedimento nos casos de anestesia local.

Mamilo Invertido

Sinopse

Procedimento: Eversão do Mamilo Invertido.

Indicação: Papila ou mamilo invertido ou retraído.

Idade recomendada: A partir dos 16 anos.

Anestesia: Local ou local com sedação.

Duração: De 20 a 40 minutos. Geralmente, paciente tem alta no mesmo dia.

Cicatriz: Discreta e localiza na papila.

Recuperação: 1 dia.

Importante: Evitar sutiãs ou pressão sobre o mamilo operado por 6 semanas.

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Mamoplastia Redutora