Conheça o travesseiro pós-cirúrgico da abdominoplastia, item fundamental para uma recuperação mais confortável e satisfatória.
A abdominoplastia é a cirurgia plástica para tratamento da flacidez abdominal com a remoção do excesso de pele que se concentra na região.
A cirurgia abdominal é uma das mais realizadas no Brasil e os bons resultados estéticos, bem como a segurança da paciente, dependem diretamente dos cuidados no pós-cirúrgico.
Um dos componentes fundamentais para uma boa recuperação é o travesseiro pós-cirúrgico. Entenda mais a seguir.
Benefícios do travesseiro pós-cirúrgico da abdominoplastia.
Os cuidados pós-operatórios da abdominoplastia são muito falados, pois é uma cirurgia complexa e com diversas orientações para uma recuperação adequada.
Um item bem sempre tão conhecido, entretanto, é o travesseiro pós-cirúrgico da abdominoplastia que desempenha uma função central.
1.Redução da tensão abdominal
Durante a recuperação da abdominoplastia, é muito importante que a paciente se mantenha em posições que minimizem a tensão da região abdominal que, além de dolorida, estará sensível.
O travesseiro pós-cirúrgico ajuda a reduzir a tensão na área abdominal após a cirurgia, pois oferece um suporte correto à lombar e coluna, ajudando no posicionamento da paciente quando ela está sentada.
Ao aliviar a tensão nos músculos reparados durante a abdominoplastia, o travesseiro ajuda em uma recuperação mais confortável e menor incidência de dor.
2. Melhoria na postura
Ainda no pré-operatório da abdominoplastia, a paciente será ensinada pela equipe médica como se sentar e se levantar durante a recuperação.
Isso porque não se pode ficar totalmente ereta nesse período, pois estica a região, causando dor e aumentando o risco de abertura dos pontos.
O travesseiro pós-cirúrgico da abdominoplastia ajuda a manter a postura correta durante a recuperação da abdominoplastia, reduzindo a tensão na região operada e promovendo mais conforto à paciente.
3. Redução do inchaço e hematomas
Apesar de ser fonte comum de preocupação entre as pacientes, o inchaço e hematomas na região abdominal são os efeitos colaterais mais comuns no pós-operatório da cirurgia plástica.
Mesmo sendo normal, existem recomendações para amenizar o inchaço e hematomas como uso da cinta pós-cirúrgica, repouso, sessões de drenagem linfática e, claro, o uso do travesseiro pós-cirúrgico.
O travesseiro promove uma compressão suave que ajuda a reduzir o inchaço e a formação de hematomas na área operada.
Dessa forma, ele contribui para acelerar o processo de cicatrização e, até mesmo, melhorar a estética da região abdominal.
4. Minimização do deslocamento da cicatriz
A imobilização no pós-operatório é um aspecto importante para uma cicatrização mais rápida, adequada e esteticamente agradável.
Diferentes cuidados contribuem para que a cicatriz não se desloque, ficando mais larga que o inicialmente planejado. Entre essas recomendações está o uso do travesseiro pós-cirúrgico.
Ele ajuda a proteger, estabilizar e imobilizar a área da incisão, reduzindo o risco de deslocamento da cicatriz.
Entretanto, para que o travesseiro faça diferença nesse sentido, é indispensável que a paciente mantenha os dias de repouso orientados pela equipe médica.
No caso da abdominoplastia, o tempo de repouso pode variar de 10 a 14 dias, de acordo com a extensão do procedimento cirúrgico.
Também é fundamental reduzir os movimentos nas primeiras semanas, evitando atividades desnecessárias ou que demandam esforço, principalmente abdominal.
5. Conforto durante o sono e o repouso
Nas primeiras semanas após a abdominoplastia, a paciente passará bastante tempo sentada ou deitada, ainda que leves caminhadas sejam indicadas desde o primeiro dia para prevenir ocorrências de trombose.
Com os desconfortos inerentes de um pós-operatório é fundamental que a paciente encontre uma posição confortável e adequada para repousar.
O travesseiro pós-cirúrgico proporciona um suporte confortável para dormir e descansar, o que é essencial para uma recuperação mais adequada, influenciando, inclusive, o tempo de recuperação e liberação das atividades pela equipe médica.
Mesmo para dormir a paciente não poderá ficar completamente deitada, sendo importante manter o apoio das costas durante à noite.
6. Prevenção de complicações
Todos os procedimentos cirúrgicos envolvem riscos durante e depois, sendo as complicações pós-operatórias um dos principais receios tanto ás pacientes quanto às equipes médicas.
As orientações do pós-operatório são sempre pensadas a minimizar as chances de complicações pós-operatórias que comprometem a saúde da paciente e também os resultados estéticos do tratamento.
A utilização do travesseiro pós-cirúrgico é uma medida preventiva que ajuda a minimizar as chances de complicações, como deiscência da ferida (abertura da incisão) e infecções.
Esses benefícios estão relacionados ao apoio, estabilidade e proteção que o travesseiro promove durante a recuperação.
Os bons resultados da abdominoplastia e mais tranquilidade durante a recuperação estão diretamente relacionados aos cuidados pós-operatórios, incluindo o uso do travesseiro pós-cirúrgico conforme as indicações médicas.
Em geral, o tempo de uso do travesseiro pós-cirúrgico varia de um a dois meses depois do procedimento, a depender da evolução pós-operatória.
Todas as dúvidas sobre a recuperação devem ser esclarecidas com a equipe responsável e a liberação das atividades ocorre de forma de personalizada, conforme as particularidades do caso.