Um diagnóstico de câncer é muito difícil de aceitar. Compreender que o tratamento do câncer de pele pode resultar em cicatrizes ou desfiguração também pode ser preocupante. Seu cirurgião plástico entende suas preocupações e o guiará através do tratamento e explicará o efeito resultante sobre sua saúde e aparência.
O câncer de pele, assim como qualquer forma de câncer, pode exigir cirurgia para remover o crescimento canceroso. Seu cirurgião plástico pode remover cirurgicamente lesões cancerígenas e outras lesões cutâneas usando técnicas especializadas para preservar sua saúde e sua aparência.
Embora nenhuma cirurgia seja sem cicatrizes, seu cirurgião plástico fará todos os esforços para tratar o câncer de pele sem alterar drasticamente a aparência.
Quais são os riscos da remoção do câncer de pele?
Você terá que decidir se os riscos e possíveis complicações da cirurgia de remoção do câncer de pele são aceitáveis.
Você será solicitado a assinar os formulários de consentimento para garantir que compreendeu completamente o procedimento.
Os riscos incluem:
· Alergias a fitas, materiais e colas de sutura, produtos derivados de sangue, preparações tópicas ou agentes injetados
· Riscos anestésicos
· Sangramento excessivo
· Mudança na senbilidade da pele
· Danos a estruturas mais profundas – como nervos, vasos sanguíneos e músculos – podem ocorrer e podem ser temporários ou permanentes
· Infecção
· Má cicatrização de incisões
· Possibilidade de cirurgia de revisão
· Recorrência do câncer de pele
· Propagação sistêmica do câncer de pele ou metástase
Esses riscos e outros serão discutidos completamente antes do seu consentimento. É importante que você dirija todas as suas perguntas diretamente ao seu cirurgião plástico.
Riscos de enxertos de pele
Os enxertos de pele têm um risco adicional de que o enxerto não “pegue” e, portanto, pode ser necessária cirurgia adicional para fechar a ferida.
Preserve sua saúde
Depois de diagnosticado com câncer de pele, você corre um risco maior de desenvolver outro câncer de pele. O câncer de pele pode ocorrer novamente. Portanto, é importante discutir os sinais de câncer de pele com seu médico, realizar autoexames regularmente para detectar lesões suspeitas e agendar uma triagem anual para o câncer de pele.
Fonte: American Society of Plastic Surgeons