Procedimento indicado para retirar o excesso de pele na região dorsal ajuda a devolver autoestima para pacientes
O processo de emagrecimento excessivo causado após a cirurgia bariátrica é, sem dúvidas, um dos momentos de maior satisfação para os pacientes que se submeteram ao procedimento.
Contudo, ainda que a perda de peso seja um aspecto positivo, alguns inconvenientes associados à condição podem prejudicar a qualidade de vida e autoestima de homens e mulheres pós-bariátrica.
O excesso de pele, bem como a flacidez cutânea e a queda dos glúteos, nem sempre são resolvidos com a abdominoplastia e fortalecimento da musculatura com exercícios físicos, sendo necessário recorrer a uma torsoplastia pós-bariátrica.
Tal procedimento faz parte de uma série de cirurgias plásticas reparadoras que tem como objetivo melhorar o contorno corporal de pacientes com incômodos resultantes da tão famosa redução de estômago.
O que é a torsoplastia pós-bariátrica?
Em linhas gerais, a cirurgia de torsoplastia pós-bariátrica pode ser definida como um procedimento de alta complexidade que retira o excesso de pele e gordura remanescentes na região inferior das costas.
Comumente associada a outros procedimentos como a lipoaspiração e a abdominoplastia, a técnica promove a subida dos tecidos (pele e gordura superficial), promovendo um melhor contorno corporal.
Como a cirurgia é realizada?
Feita sob anestesia geral ou peridural, a torsoplastia exige um centro cirúrgico e uma equipe altamente capacitada, além da presença do cirurgião plástico responsável.
Com uma incisão que se estende até o dorso, acima dos glúteos, e outra que se localiza a alguns centímetros de distância dessa região, a técnica possibilita a remoção de uma faixa de pele e gordura da região dorsal.
Na maioria dos casos, o procedimento tem duração de aproximadamente 2 horas, sendo que a internação média do paciente é de 1 dia, com alta após avaliação do médico responsável pela cirurgia.
Para quem a torsoplastia é indicada?
Para além dos pacientes que passam pela cirurgia bariátrica, a torsoplastia é recomendada aqueles que apresentam flacidez cutânea na região dorsal e queiram tratar o problema de forma definitiva.
Pacientes que sofrem de baixa autoestima devido a flacidez e deformidade corporal, assim como aqueles que têm outros problemas associados à condição, como assaduras e problemas dermatológicos recorrentes, igualmente se beneficiam da técnica.
Contudo, é importante ressaltar que a indicação de um procedimento cirúrgico como esse deve ser realizada por um profissional experiente, preferencialmente especializado em cirurgia plástica reconstrutora.
Qual o período recomendado para realizar a cirurgia?
Especialistas indicam que o período ideal para realizar a cirurgia pós-bariátrica é a partir do sexto mês de estabilidade do peso.
Isso porque, sem essa estabilidade, não é possível garantir que os resultados alcançados com a técnica sejam satisfatórias, considerando que a oscilação na balança resulta em mudanças no contorno corporal.
Além disso, esse período é o ideal para garantir que o paciente já esteja recuperado do procedimento anterior, reduzindo assim os riscos associados.
Como é o pós-operatório da torsoplastia?
O processo de recuperação da torsoplastia pós-bariátrica leva em torno de 30 dias, exigindo um comprometimento do paciente no cumprimento das indicações médicas para obter melhores resultados.
O uso de malha pós-cirúrgica, assim como o repouso parcial, com caminhadas leves de 15 minutos a cada uma hora para evitar a trombose são as recomendações iniciais para os primeiros 15 dias de pós-operatório.
Cuidados com o curativo, higiene da área de corte e drenagem linfática, igualmente fazem parte do processo e são fundamentais para recuperação.
Após os primeiros 30 dias, atividades como dirigir, exercícios físicos e caminhadas leves são liberadas. Atividades que exigem mais força ou impacto devem ser interrompidas nos três primeiros meses após o procedimento.
Via de regra, uma alimentação saudável e balanceada, com a ingestão de líquidos como água, chás e sucos devem fazer parte da sua rotina de pós-operatório da torsoplastia.
E a cicatriz?
A cicatriz da torsoplastia fica localizada na transição entre o dorso e a região dos glúteos do paciente, podendo ser facilmente escondida pelo uso de roupas íntimas e trajes de banho com cós mais alto.
Quais resultados posso alcançar com a torsoplastia pós-bariátrica?
Por se tratar de um procedimento com finalidade estética, a torsoplastia pós-bariátrica ajuda a melhorar não só o contorno corporal, como também a aperfeiçoar a aparência da região dorsal dos pacientes.
Homens e mulheres se beneficiam da técnica para solucionar não só os problemas de saúde causados pelo excesso de pele na região (dermatites, alergias e assaduras), como também para obter melhor qualidade de vida e recuperar a autoestima.
Vale lembrar que o procedimento pode ser combinado com outras cirurgias plásticas reparadoras para que os resultados sejam ainda melhores e mais satisfatórios.
Agende sua consulta com um cirurgião plástico de confiança para descobrir quais as técnicas mais indicadas para o seu caso.