Procedimento indicado para se livrar da flacidez e excesso de pele na região abdominal tem variações de acordo com cada paciente
A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, justamente por ser um procedimento estético que melhora de forma geral o contorno corporal, livrando pacientes da temida faixa de pele e gordura abdominal.
No entanto, ainda que seja uma cirurgia muito famosa e conhecida, poucas pessoas sabem que existem 4 tipos de abdominoplastia e cada um deles é indicado para diferentes necessidades previamente identificadas pelo médico responsável.
Os graus de flacidez, a quantidade de gordura, questões genéticas e até mesmo o quadro de saúde do paciente podem influenciar na escolha do procedimento, sendo fundamental uma consulta avaliativa para saber qual o melhor para o seu caso.
O que é abdominoplastia?
Se você faz parte do time que ainda não sabe o que de fato é uma abdominoplastia, vamos começar esclarecendo do que se trata o procedimento.
Em linhas gerais, podemos defini-lo com a cirurgia responsável por remover o excesso de pele e flacidez muscular na região abdominal, ajudando a melhorar o contorno e harmonia com o restante do corpo.
Quais são os tipos de abdominoplastia realizados?
Conforme explicamos anteriormente, há 4 tipos de abdominoplastia disponíveis atualmente e cada um deles é recomendado para necessidades específicas dos pacientes.
Abdominoplastia clássica
Na abdominoplastia clássica – ou tradicional – são realizadas duas incisões: uma ao redor do umbigo e uma na extensão dos ossos do quadril, em que todo o excesso de pele e gordura localizada são removidas.
Indicada para pacientes com diástase, que necessitam de descolamento e reposicionamento dos músculos da região, com uma posterior reconstrução do umbigo para melhor aparência estética.
Abdominoplastia Extensa
Já a abdominoplastia extensa é recomendada para pacientes com excesso de pele que se estende para as laterais do corpo, geralmente em decorrência de uma grande perda de peso.
As incisões são realizadas acima do púbis, estendendo-se para as laterais da paciente, com término nas costas. O reposicionamento do umbigo também é realizado nesta cirurgia plástica.
Lipoabdominoplastia
A técnica de lipoabdominoplastia consiste na realização da abdominoplastia combinada com a lipoaspiração e é recomendada para pacientes com uma camada mais espessa de gordura localizada na região.
Ambos tratamentos oferecem resultados satisfatórios para pacientes que querem não só remover o excesso de pele e flacidez, como também se livrar das gordurinhas indesejadas em uma só cirurgia.
Miniabdominoplastia
Também denominada como abdominoplastia parcial, esse tipo de abdominoplastia é realizado em pacientes com uma faixa menor de tecido a ser removida, concentrando-se apenas na região abaixo do umbigo – sem exigir o reposicionamento do mesmo.
Considerado um procedimento mais simples e de menor complexidade, tem recuperação mais rápida, com cicatriz consideravelmente menor e com riscos mais baixos de complicações no pós-cirúrgico.
Vale ressaltar que independente do tipo de abdominoplastia escolhido, é fundamental consultar-se com um profissional de confiança para garantir resultados mais satisfatórios e adequados para as suas necessidades.