O acúmulo de gordura localizada é uma das maiores causas de insatisfação estética entre homens e mulheres. Esta condição pode afetar até mesmo indivíduos que estão no peso ideal, e é muito comum em pessoas que já emagreceram bastante.
Isso porque a gordura localizada é justamente aquela mais difícil de eliminar. Ela se acumula em determinadas regiões onde o corpo, devido aos seus mecanismos genéticos, fisiológicos e hormonais, tem mais dificuldade de queimar.
E uma das regiões onde é mais comum acontecer este acúmulo é na axila e em sua região adjacente. Esta gordura localizada acomete tanto os homens quanto as mulheres, mas costuma causar mais incômodo no público feminino, uma vez que suas peças de roupa evidenciam esta condição.
Sutiãs, tops, regatas e blusas com decote tomara-que-caia podem causar uma compressão nas regiões próximas à axila. Assim, a gordura fica saltando pra fora, tornando-se muito mais visível e prejudicando o caimentos das roupas.
Se este problema também te incomoda, não se preocupe, pois é possível corrigi-lo. Me acompanhe nesta leitura e saiba como perder gordura da axila!
Como acontece o processo de queima de gordura na exila
Se a gordura localizada na axila ou em outras regiões do corpo é algo que te provoca incômodo, talvez você já tenha buscado dietas e exercícios que te ajudem a atacar estas áreas.
No entanto, é preciso saber que não é possível eliminar gordura apenas de uma região específica com esta abordagem.
Pense da seguinte maneira: seu corpo precisa de combustível para funcionar. Este combustível é a comida. Quanto mais você se movimenta, de mais combustível o seu corpo precisa.
E para evitar a morte em períodos de privação, o organismo humano conta com um grande tanque para acúmulo de combustível: as células de gordura.
Assim, sempre que você abastece mais do que gasta (come mais calorias do que queima), este excesso é armazenado no seu tanque, sob a forma de gordura. É assim que engordamos.
Para mobilizar esta reserva de combustível é preciso que você gaste mais do que reabastece. Isso significa fazer uma dieta hipocalórica, com menos calorias do que o seu corpo necessita para manter o peso.
Desta forma, seu organismo precisará utilizar os estoques de reserva para continuar funcionando. Assim, vai pouco a pouco eliminar a gordura.
Mas existe uma questão importante! Fazer exercícios para uma determinada região ou se privar de determinados alimentos não vai levar o seu corpo a consumir as reservas estocadas em uma área específica.
De forma geral, o organismo vai sempre mobilizar as reservas espalhadas por todo o corpo. Desta maneira, não há como perder gordura especificamente na axila por meio de dieta e exercícios. A perda vai ser sempre distribuída.
Com isso, muitas vezes é preciso passar por uma grande mudança de estilo de vida e transformar completamente todo o corpo para chegar ao ponto de eliminar também essa gordura localizada. Mas e se você estiver satisfeita com sua composição corporal e quiser tratar apenas esta área?
Então a saída que você busca está nessa cirurgia plástica.
Como perder gordura da axila
Embora adotar uma rotina de exercícios e alimentação saudáveis seja uma excelente recomendação para qualquer pessoa, existem procedimentos que podem te ajudar a obter os resultados que você almeja. E para perder gordura da axila, a melhor ferramenta é a lipoaspiração.
Este é um procedimento relativamente simples, realizado por cirurgião plástico. Nele, o seu médico irá literalmente remover os estoques de gordura das áreas que te incomodam. Assim, você conquista o visual desejado de forma mais rápida e eficiente.
Vale destacar que a lipoaspiração é um processo que pode ser feito para remover gordura da axila, mas também de outras áreas. Flancos, culotes, abdômen e costas são algumas das regiões onde o processo é mais utilizado.
Como funciona a lipoaspiração nas axilas?
Na lipoaspiração axilar, o cirurgião insere uma cânula por uma pequena incisão. Esta cânula vai literalmente aspirar as células de gordura da região, removendo-as fisicamente.
Deste processo resulta mais uma das vantagens do tratamento cirúrgico: você não voltará a acumular gordura nesta região. Quando ganhamos peso, o que acontece prioritariamente é um aumento de volume das células adiposas que já temos.
Assim, quando você remove estas células de uma área, torna-se muito mais difícil acumular gordura naquela região. Seria necessário um grande ganho de peso para isso acontecer.
Pré-operatório da lipoaspiração axilar
Antes de tudo, é preciso saber que a lipoaspiração da axila não é um procedimento que vai resolver um problema de excesso de peso. Para ser elegível ao tratamento, você deve se encontrar em sua faixa de peso saudável. Manter uma rotina alimentar adequada também ajuda promover os melhores resultados e uma rápida recuperação.
Antes de tudo será feita uma consulta em que o cirurgião irá solicitar exames para garantir que você esteja apta a passar pelo procedimento. O médico também irá solicitar jejum e pode indicar alguma medicação para prevenir uma possível trombose.
O importante é seguir passo a passo as orientações do profissional de saúde.
Recuperação da lipoaspiração
O pós-operatório da lipoaspiração axilar é bastante tranquilo, por se tratar de uma região pequena. A área pode ficar com hematomas e edema por alguns dias após o procedimento. No caso do inchaço, seu cirurgião pode recomendar algumas sessões de drenagem linfática, que auxilia na mobilização de líquidos acumulados e previne a formação de fibroses.
Na maioria dos casos, o paciente pode voltar ao trabalho já no dia seguinte. Contudo, seu médico irá lhe orientar quanto aos exercícios físicos, especialmente aqueles que envolvem movimentação dos membros superiores, como tênis, vôlei, musculação e crossfit, por exemplo.
A recuperação completa pode ser observada cerca de 3 meses após o procedimento. É a partir deste período que o resultado final será visível, com a região totalmente livre de qualquer inchaço.
Como você viu, a lipoaspiração axilar é a melhor solução para você que quer saber como perder gordura da axila. Não deixe de consultar um cirurgião para saber se este tratamento é indicado para você.
E se você quer saber mais sobre outros procedimentos para aprimorar a estética do seu corpo, confira os artigos do meu blog ou entre em contato conosco.
Muito boa essa orientação sobre como eliminar a gordura nas axilas e adjacências. Grato.