Técnica ideal para quem busca modelar o corpo tem resultados ainda mais expressivos com hábitos saudáveis
A busca pelo corpo perfeito para o verão faz com que homens e mulheres recorram aos procedimentos estéticos para obter resultados mais rápidos e satisfatórios.
Não à toa, anualmente milhares de cirurgias plásticas são realizadas no Brasil, sendo as técnicas de definição e modelação corporal, como a lipoescultura, as que mais se destacam entre os brasileiros.
Mas afinal, quais são as cirurgias realmente capazes de alcançar o corpo escultural que tanto desejam? E para além disso, quais áreas são beneficiadas por esse tipo de procedimento?
Essas e outras respostas você vai descobrir no conteúdo especial sobre a lipoescultura!
O que é lipoescultura?
Nos últimos anos, as técnicas de cirurgia plástica evoluíram expressivamente, tornando possível os resultados cada vez mais precisos e consistentes, além de uma redução considerável no tempo de recuperação e efeitos colaterais.
Esses avanços não se limitaram aos métodos tradicionais, mas também aos novos procedimentos, como é o caso da lipoescultura.
Isso porque, esse tipo de cirurgia plástica, ao contrário do que muitos imaginam, não é apenas uma versão da tradicional lipoaspiração.
Na verdade, trata-se de uma técnica ainda mais avançada, que permite a remodelação corporal com a injeção de gordura da própria paciente, permitindo melhores resultados considerando o aspecto estético.
Como o procedimento é realizado?
A lipoescultura é feita em centro cirúrgico, sob anestesia geral, local com sedação ou peridural e tem duração média de aproximadamente 3h, dependendo da região do corpo em que for realizada.
Através de microincisões, as cânulas de lipoaspiração fazem a sucção da gordura, que será posteriormente decantada em uma centrífuga especial ou pela gravidade.
Em seguida, a área que receberá a gordura é preparada para recebê-la, de modo a distribuí-la estrategicamente para modelar a região conforme as necessidades e biotipo da paciente.
As regiões receptoras mais comuns são: nádegas, coxas, tórax, face e outras regiões. Já as regiões doadoras – como são chamadas as áreas aspiradas – são, com maior frequência, a região abdominal, costas, flancos e culotes.
Quando essa técnica é indicada?
A recomendação da lipoescultura é para pacientes que desejam melhorar o contorno corporal, se livrando das gordurinhas indesejadas e aumentando o volume de outras regiões de forma muito mais natural.
Através dessa técnica, é possível corrigir depressões de celulite, cicatrizes, depressões na face, aumento das nádegas, dentre outras condições que causem incômodo ou de alguma forma prejudiquem a estética facial e corporal.
O pós-operatório da lipoescultura
O processo de recuperação da lipoescultura é semelhante ao da lipoaspiração, com indicação de repouso durante os primeiros dias após o procedimento, bem como o uso da cinta compressiva durante um período de seis a oito semanas.
A remoção dos pontos é feita dentro de sete dias depois da alta hospitalar, com redução do inchaço que evolui gradativamente após 72 horas.
Atividades físicas devem ser interrompidas no primeiro mês de pós-operatório, sendo importante respeitar esse tempo para evitar qualquer complicação na cicatrização da região operada.
Manter uma alimentação balanceada, assim como beber a quantidade adequada de água e evitar a exposição solar enquanto houver edemas é fundamental para o processo de recuperação.
Sessões de drenagem linfática são igualmente recomendadas para aliviar os sintomas de inchaço e endurecimento da área, podendo iniciar o tratamento cerca de dois a três dias da alta hospitalar.
Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
Embora pareçam procedimentos semelhantes, existem diferenças que separam as duas técnicas, conforme já mencionamos aqui.
Enquanto a lipoaspiração se limita apenas a remover a gordura localizada e promover uma melhora no contorno da área operada, a lipoescultura permite que essa gordura removida seja inserida no corpo novamente, modelando e esculpindo outras áreas.
Ambos procedimentos, no entanto, são indicados para quem quer remodelar o corpo, não sendo recomendados como técnica de emagrecimento ou perda de peso.
Vale lembrar que apenas após passar por uma avaliação clínica e física com um profissional de confiança será possível determinar qual o procedimento mais indicado para o seu caso.
Como manter os resultados da lipoescultura
Assim como em qualquer outra cirurgia plástica, é preciso ter uma rotina de manutenção dos resultados, afinal, nosso corpo está em constante mutação e, qualquer descuido pode significar ter de refazer o procedimento.
Alimentação saudável e balanceada, prática de exercícios físicos e cuidados diários com a pele devem fazer parte do seu cotidiano após realizar uma lipoescultura.
A ajuda de procedimentos estéticos como massagens modeladoras e drenagem linfática igualmente ajudam a manter os resultados da cirurgia, prolongando-os por anos.