A cirurgia bariátrica é utilizada para tratar casos de obesidade mórbida. No procedimento, realizado através da videolaparoscopia, o estômago do paciente é reduzido. Isso irá auxiliar de forma direta na perda de peso, uma vez que o indivíduo não conseguirá consumir grandes quantidades de alimentos e calorias.
O procedimento é bem complexo, em uma escala de 9 a 10, ele seria avaliado com uma complexidade de 9,5. Apesar disso, os riscos da cirurgia não são tão altos, ficam em torno de 3 e 5%. Isso ocorre porque apesar da complexidade, os cirurgiões que realizam a intervenção possuem grande domínio da mesma.
No entanto, mesmo com a essa baixa porcentagem de riscos altos, às vezes os pacientes operados podem passar por situações extremas – e nós vamos te explicar melhor sobre.
Quais são os riscos de morte do procedimento?
Como dissemos, as complicações de alto risco são pouco comuns, até por isso o índice de mortalidade do procedimento varia entre 0,1% e 1%. Muitas pessoas se perguntam: como reduzir as chances de complicações tão sérias?
E a recomendação está na atenção na busca do profissional que irá realizar o procedimento e no hospital que o mesmo será realizado. A experiência do médico e a infraestrutura do local podem ser determinantes em casos de complicações. Por isso, é tão importante buscar pelo máximo de informações sobre o médico e o hospital, antes de realizar a cirurgia.
Quanto mais grave a situação do paciente, maiores os riscos
O paciente que recorre à cirurgia bariátrica já está em risco de vida, afinal, já é portador da obesidade mórbida. No entanto, infelizmente, essa doença vem acompanhada de outros problemas como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc.
Quanto pior é o quadro clínico do paciente, maiores são os riscos. Por isso, o pré-operatório é tão demorado e detalhado, pois os médicos precisam analisar detalhadamente o estado de saúde do paciente naquele momento, para prepará-lo da melhor forma possível para passar por essa intervenção.
Geralmente, os médicos tentam se antecipar aos problemas que podem ocorrer, para que em casos de emergência, saibam como lidar com a situação. Além disso, é preciso que o paciente siga todas as instruções e tenha uma alimentação e uma vida mais equilibrada, pois isso irá ajudar a “compensar” as demais doenças que não estiverem controladas.
Por que ocorrem casos de infecção?
A infecção generalizada é um dos grandes riscos da cirurgia bariátrica, isso ocorre por diversos motivos, desde uma infecção urinária até uma pneumonia. Felizmente, a infecção pode ser rapidamente identificada e tratada, o que reduz as chances de morte e complicações mais sérias.
E os casos de embolia pulmonar?
A obstrução dos vasos pulmonares pode ocorrer devido ao longo tempo de repouso do paciente operado. Por isso, os médicos recomendam que assim que os pacientes conseguirem, que realizem pequenas caminhadas. Isso irá ajudar a evitar a formação de coágulos e a obstrução das artérias pulmonares.
Cuidados do pré e pós-operatório são cruciais
A melhor forma de mitigar os riscos é seguindo todos os cuidados e recomendações médicas. Antes, durante e após a cirurgia plástica. Como mencionamos, os riscos existem, mas raramente coloca em risco a vida do paciente ou resultam em situações graves.
Mesmo que existam riscos, sua equipe médica já estará ciente deles e saberá que forma intervir para contornar o problema. Por isso, é tão importante o cuidado na escolha dos profissionais que irão te acompanhar nesse processo.
Além disso, é preciso seguir a risca todos os cuidados do pós-operatório. Desde a indicação de repouso, até a dieta indicada e o acompanhamento médico após o procedimento. Isso será determinante para reduzir os riscos e para garantir o sucesso da operação.
Os benefícios valem a pena
Apesar dos riscos, na esmagadora maioria dos casos, os benefícios da cirurgia bariátrica são maiores. Afinal, a intervenção tem como objetivo reduzir a mortalidade dos pacientes que sofrem com a obesidade mórbida e uma série de outras doenças que a acompanham.
Os pacientes que passam pela bariátrica tem sua vida completamente transformada. Além da perda de peso, passam a ter uma vida mais saudável e equilibrada. Outro aspecto que muda completamente é a autoestima e o bem-estar dos pacientes, que muda completamente.
Em alguns casos, além da cirurgia bariátrica, os pacientes realizam também a pós-bariátrica, uma espécie de lifting corporal que ajuda na eliminação do excesso de pele causado pela perda repentina de peso. No entanto, é importante frisar que esse procedimento não é obrigatório e em alguns casos não é necessário.
Quer saber mais sobre? Então leia também: Quais cirurgias pós-bariátrica são necessárias?
Obesidade mórbida no Brasil
O Brasil possui um dos maiores índices de obesidade. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE, um a cada quatro brasileiros estava obeso em 2019. E outra pesquisa mais recente, a Diet & Health Under Covid-19, mostrou que o cenário não mudou muito com a pandemia. Foram entrevistadas 22 mil pessoas de 32 países diferentes. No Brasil, 52% dos entrevistados afirmaram que engordaram durante a pandemia.
Ou seja, provavelmente a demanda por cirurgias bariátricas deve crescer consideravelmente após esse momento pandêmico, que afetou a saúde e o peso de muitos brasileiros. Felizmente, existem profissionais e técnicas muito avançadas para te ajudar na luta contra a obesidade mórbida.
No Brasil, existem quatro técnicas para realizar a cirurgia bariátrica, alguns minimamente invasivos. A melhor para o seu caso será definida pelo seu médico, após analisar seu caso especificamente, cada uma possui seus benefícios e malefícios, e a equipe que te atender irá te informar detalhadamente sobre.
Você está em busca de um profissional para te atender? Então clique aqui e agende sua consulta agora mesmo com um profissional com mais de 11 anos de experiência na área. Atendemos também diversos convênios, para conferir quais deles estão na lista, clique aqui.
Em nosso blog temos artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados a cirurgia bariátrica e pós-bariátrica, se você tem dúvidas sobre o assunto.