Mamoplastia redutora vai além da estética e está diretamente associada à saúde das pacientes. Entenda!
Foi-se o tempo em que as cirurgias plásticas eram destinadas apenas a quem recorria ao bisturi por questões estéticas.
Hoje em dia, submeter-se a uma técnica cirúrgica envolve muito mais questões do que você imagina, principalmente se considerarmos procedimentos como a redução de mamas e outras cirurgias reparadoras.
Isso porque, tais técnicas são capazes de promover conforto físico, evitar o desenvolvimento de doenças e comorbidades, além de contribuir positivamente com a autoestima, autoconfiança e saúde mental das pacientes.
No caso da mamoplastia redutora, essas vantagens são ainda mais expressivas, promovendo mudanças expressivas na vida das mulheres que se submetem à cirurgia.
O que é a redução de mamas?
Denominada tecnicamente como mamoplastia redutora, trata-se de uma cirurgia que tem como principal objetivo reduzir o volume e melhorar o contorno e a estética dos seios.
Destinada a mulheres com um volume excessivo das mamas, essa cirurgia é indicada principalmente para as pacientes que sofrem com os inúmeros incômodos causados pelo excesso de gordura e tecido na região.
Considerada uma técnica de média complexidade, pode ser realizada por mulheres de diferentes idades, desde que diagnosticadas e previamente avaliadas por um cirurgião plástico especializado nesse tipo de cirurgia.
Em geral, recomenda-se que a mamoplastia seja feita por pacientes acima dos 15 anos, período em que o desenvolvimento das mamas já está completo.
O pré-operatório da redução de mamas
Os preparativos e cuidados com a redução de mamas começam ainda no pré-operatório, quando o médico fica responsável por solicitar todos os exames clínicos para certificar-se de que a paciente tem condições de realizar a cirurgia.
Na semana que antecede o procedimento, é fundamental evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, pois ambos prejudicam o sistema imunológico e a cicatrização.
Alimentos pesados e gordurosos igualmente devem ser evitados, prezando por uma alimentação leve ao menos dois dias antes da cirurgia.
Medicamentos de uso contínuo devem ser informados para que o médico responsável possa orientá-la da melhor forma possível, visando não comprometer o resultado final.
A cirurgia de redução de mamas
Realizada sempre em centro cirúrgico, com anestesia geral ou peridural com sedação – escolhida conforme as preferências do médico e da paciente – a redução mamária tem duração aproximada de 3 horas.
Através de uma incisão em formato de “T” invertido, retira-se todo excesso de gordura e tecido na região, visando uma melhor harmonia com as demais áreas do corpo.
Normalmente, se tudo ocorrer conforme o esperado, a paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, com recomendações e cuidados para seguir em casa.
O pós-operatório da mamoplastia redutora
Dentre as principais recomendações a serem seguidas no pós-operatório da redução de mamas, podemos destacar:
- Repouso parcial durante as duas primeiras semanas;
- Evitar mexer ou levantar os braços;
- Manter uma alimentação leve e balanceada;
- Manter o corpo hidratado;
- Interromper as atividades físicas e exposição solar durante os primeiros 30 dias;
- Manter os pontos secos e sempre limpos.
Quais os benefícios para quem sofre com as mamas grandes?
Considerada uma cirurgia com benefícios que vai além do campo estético, a redução de mamas proporciona diferentes vantagens para mulheres que sofrem com os seios grandes.
A eliminação das dores nas costas e ombros – queixa comum de pacientes com excesso de tecido mamário – é, sem dúvidas, a principal vantagem de quem se submete ao procedimento.
Isso porque, tal condição prejudica a postura, provocando fortes dores no corpo, resultando em casos mais graves até mesmo a incapacitação física.
Alergias, irritações na pele e problemas dermatológicos também são solucionados com a técnica, uma vez que há uma redução expressiva no atrito das mamas com a pele.
Limitações físicas como praticar uma simples corrida ou prática de musculação são outras vantagens associadas ao procedimento, assim como maior liberdade para escolher as roupas que antes não era possível usar.
Os benefícios para saúde mental também não podem deixar de ser mencionados, considerando uma melhora expressiva na autoestima, autoconfiança e bem-estar da mulher.
Quem é candidata a este procedimento?
Em geral, a mamoplastia redutora é recomendada para pacientes com mamas de médio e grandes volumes, que sofrem com as condições mencionadas acima.
Vale lembrar que apenas um cirurgião plástico especializado poderá determinar se você está apta ou não para submeter-se a esse tipo de cirurgia.
Com seus exames em mão e uma avaliação física criteriosa, será possível agendar sua cirurgia e garantir que você vai desfrutar de resultados satisfatórios e uma vida de mais conforto, liberdade e qualidade!