Atualmente, a cirurgia bariátrica é uma opção no tratamento da obesidade, fazendo com que muitas pessoas procurem pelo procedimento
A realização da cirurgia é indicada para o público que possui o índice de massa corpórea (o IMC, acima de 40) ou para aqueles que apresentam alguma comorbidade, como diabete ou hipertensão, e possuem IMC acima de 35.
A recuperação demanda um esforço multidisciplinar para que os resultados e ganhos na saúde possam ser alcançados. Desse modo, separamos algumas informações que podem auxiliar nas dúvidas dessa etapa tão importante: o pós-operatório.
A cirurgia pode ser realizada por diferentes técnicas e devem ser tomados cuidados especiais para sua recuperação.
Sobre a recuperação pós cirurgia bariátrica
A técnica deve ser realizada em ambiente hospitalar e com anestesia geral. Eficiente no tratamento da obesidade, requer acompanhamento para determinar a possibilidade da cirurgia no paciente, como prática de exercícios, exames e acompanhamento psicológico.
Além da redução do peso corporal, sua realização pode auxiliar no tratamento de condições associadas ao excesso de peso. Seu objetivo está na redução do volume estomacal, reduzindo a sensação de fome e aumentando a saciedade alimentar.
Desse modo, pode ser realizada a remoção de parte do estômago, procedimento conhecido como gastrectomia. Ou mesmo outras técnicas que realizam desvio do intestino, permitindo alterações metabólicas.
Após a cirurgia, o paciente receberá indicações quanto ao tipo de dieta, exercícios, medicações e cuidados a serem tomados. Geralmente são necessários 15 dias afastados de atividades, como trabalho. E os exercícios passam a ser indicados após 30 dias.
Cuidados a serem tomados após a cirurgia
Uma boa recuperação após toda cirurgia plástica pede que o paciente siga os cuidados para cicatrização e o início da adequação alimentar. Além de seguir com o acompanhamento da cirurgia, é também preciso cuidar do psicológico e nutricional.
Dores no pós-operatório
Durante o primeiro mês após a bariátrica, o paciente pode sentir desconforto e dores. Por isso, é preciso seguir as orientações e a medicação prescrita pelo médico. Geralmente são indicados analgésicos que auxiliam no bem-estar e ajudam a aliviar a dor.
No entanto, é preciso estar atento, pois, apesar de raros alguns sintomas podem surgir indicando que é necessário procurar a equipe médica. Para que assim possa ser feita a devida avaliação e se necessário tratamento.
Dentre os sintomas que pedem atenção, estão dores intensas no abdômen mesmo com o uso de remédios, febre alta, dores intensas nos ombros. Além de náuseas e vômitos que impedem a ingestão de qualquer alimento, mesmo na dieta prescrita.
Do mesmo modo, é preciso estar atento ao aumento da frequência cardíaca, curativos que indicam a presença de pus ou forte odor. Assim como, se após duas semanas foi detectado funcionamento indevido do intestino ou diarreia.
Cuidados com a alimentação
Após a cirurgia é iniciada uma dieta líquida, onde o paciente deve apenas consumir caldos, sucos, chá e água em pequenos volumes a cada 20 minutos. Após cerca de 10 dias é iniciada a dieta pastosa ou cremosa, que vai progredindo durante um mês.
Assim, seguindo os trinta dias não há mais restrições quanto a consistência do alimento da dieta. Em algumas técnicas, nos primeiros dias após a bariátrica, algumas pessoas podem ter de usar uma sonda por onde deve se alimentar.
Por representar uma grande mudança no corpo e alimentação, a absorção de nutrientes pode ser afetada. Desse modo, muitos médicos indicam uma suplementação nutricional para os recém-operados.
Com início após a terceira ou quarta semana após o procedimento, são indicados complexos vitamínicos, incluindo vitaminas do tipo B, ou mesmo cálcio e vitamina D para as mulheres, sendo sempre necessário acompanhamento nutricional a pequeno e longo prazo.
Prática de atividades
As atividades físicas são importantes para a recuperação do paciente, mas devem ser sempre acompanhadas pelo profissional, como um fisioterapeuta. Também é preciso ficar atento aos tipos de atividades permitidas a cada etapa do pós-operatório.
Ainda no hospital pode ser indicada a poltrona e não repouso total ao paciente. Após a alta, pequenas caminhadas com supervisão e orientação também são prescritas. De forma progressiva as atividades vão sendo, assim, indicadas para auxiliar na recuperação.
Exercícios respiratórios são também essenciais. Desse modo, o fisioterapeuta irá auxiliar com atividades para o sistema respiratório, evitando possíveis problemas e o ajudando na adaptação à nova condição do corpo.
Ressaltando que atividades que demandam grande esforço físico ou mesmo levantamento de peso não são indicadas no pós-operatório. Assim como, não se indica dirigir durante as primeiras semanas de recuperação.
Acompanhamento psicológico é fundamental
A cirurgia bariátrica traz mudanças rápidas com relação ao corpo e também ao modo de vida. E isso pode afetar diretamente a saúde psicológica do paciente. Dessa forma é sempre indicado que seja realizado o acompanhamento com o psicólogo.
Ainda mais quando a cirurgia bariátrica é feita com o intuito de perder peso, pode haver distorções na forma de aceitar a mudança física repentina. As vantagens do procedimento podem ser grandes, assim é preciso acompanhamento para encarar a nova realidade.
Além de auxiliar na nova rotina tanto alimentar, quanto de atividades físicas e orientar diante do surgimento de quadros de ansiedade, compulsões alimentares ou mesmo depressão. Dessa forma é indispensável o suporte psicológico.
O suporte também é necessário nos pacientes que ainda desejam realizar cirurgias pós-bariátrica.
Os riscos no pós-operatório
Como qualquer outro procedimento médico, a cirurgia bariátrica pode trazer riscos. Por isso seu processo de recuperação pós-operatório deve ser encarado com atenção e comprometimento por parte do paciente e da equipe que o acompanha.
Podem ocorrer casos de desnutrição, isso se não for feita a suplementação indicada e adequada. Por isso, a reposição de vitaminas e seguir o acompanhamento nutricional são tão importantes, para que a saúde do paciente não seja prejudicada.
Sangramentos, infecções e também inflamações podem ocorrer, mas com a ajuda do médico podem ser controladas. Do mesmo modo, outro risco está na aceleração do trânsito de alimentos para o intestino, gerando sintomas como náuseas, fraqueza e diarreia.
A perda rápida de peso também pode provocar o excesso de pele e flacidez. A dificuldade de lidar com este cenário pode ser enfrentada com a ajuda psicológica, e também com consultas a um cirurgião plástico, para avaliar o quadro e determinar uma possível cirurgia.
O que podemos concluir sobre a recuperação pós-cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é uma das opções mais procuradas para o tratamento de quadros de obesidade. Tem o objetivo de proporcionar uma redução do volume do estômago, auxiliando na perda do peso corporal.
No entanto, seu pós-operatório da cirurgia bariátrica deve ser seguido com comprometimento e atenção. Sempre acompanhado pela equipe de especialistas, seja em caráter nutricional ou mesmo psicológico, para que assim sua recuperação seja feita de maneira eficiente e saudável.