Além de devolver o formato e simetria dos seios, o procedimento ajuda na recuperação da confiança e autoestima das mulheres
Considerada parte do tratamento do câncer de mama, a reconstrução mamária é um dos principais procedimentos estéticos associados à recuperação da autoestima, qualidade de vida e redução de danos psicológicos nas mulheres.
Isso porque, sabemos o quanto o processo de enfrentar uma doença séria pode ser doloroso, ainda mais se isso significar perder uma parte do seu corpo, considerada elemento importante para a sexualidade feminina.
Não à toa, muitas mulheres que estão passando por este processo ou ainda, que tem alguém próximo nessa situação, desejam entender melhor como funciona o procedimento, bem como descobrir quais são seus reais impactos para a saúde da paciente.
O que é a reconstrução mamária?
A reconstrução mamária pode ser definida como uma cirurgia responsável por refazer o seio removido e afetado pelo câncer de mama.
Atualmente, existem diversas técnicas para realizar o procedimento, sendo a responsabilidade do cirurgião plástico avaliar as condições locais da pele e músculo para definir qual a melhor opção a ser empregada na paciente.
Na técnica autóloga, utilizam-se os tecidos da própria paciente para reconstrução mamária. Já na heteróloga, expansores e próteses são colocados e, no caso da mista, são utilizados ambos.
Em geral, o procedimento é realizado em conjunto com o tratamento cirúrgico oncológico, imediatamente após a mastologia. No entanto, também é possível optar pela reconstrução tardia, caso não seja possível unir as duas técnicas cirúrgicas no mesmo dia.
Como é a recuperação da reconstrução mamária?
O pós-operatório da cirurgia de reconstrução mamária costuma ser tranquilo, com dores e incômodos facilmente administrados com o uso das medicações indicadas pelo profissional responsável.
Para cirurgias com o uso de prótese e expansores, a recomendação é de repouso nos primeiros dias, com restrição de atividades pesadas, que exijam grande esforço físico por um período de até 30 dias, pendente liberação médica.
A cicatriz da reconstrução mamária dos seios costuma ser discreta e pode ser camuflada nas roupas íntimas e trajes de banho.
Qual a importância do procedimento para a autoestima das mulheres?
Esse tipo de procedimento é indicado para as mulheres por diversos motivos, que envolvem tanto as questões estéticas, quanto funcionais e psicológicas.
Isso porque a reconstrução mamária devolve a simetria das mamas, evitando o desconforto ao usar um sutiã ou biquíni, por exemplo, evitando que a mama removida seja fonte de qualquer incômodo na mulher.
Essa satisfação se dá não apenas pelo fato de que os seios são parte importante da feminilidade da mulher, como também pela fragilidade causada por ter perdido um pedaço de si para uma doença tão devastadora.
]Autoconfiança, a forma como se relaciona com as outras pessoas e até consigo mesma é afetada durante este processo, sendo essa cirurgia plástica uma forma de recuperar e se reerguer diante de todas essas questões.