As cirurgias pós-bariátricas costumam ser indicadas para reparação de áreas corporais afetadas pela perda significativa de peso
Após o procedimento de redução do estômago a perda de peso costuma chegar até 70% do peso inicial do paciente. Mas ela depende de vários fatores e, por isso, esse percentual costuma ser projetado caso a caso.
Com o emagrecimento tão esperado desejado pós cirurgia bariátrica, costumam vir também os efeitos colaterais provocados pela grande quantidade de peso eliminado. O mais comum é a flacidez da pele, com isso a cirurgia pós-bariátrica se mostra necessária.
As áreas que costumam apresentar maior flacidez pós-bariátrica são: abdômen, seios, braços e pernas. À medida que o peso vai sendo eliminado e as medidas corporais diminuem, a pele começa a apresentar sinais de flacidez e perda do tônus muscular.
Como saber quais cirurgias serão necessárias
Para avaliar a necessidade de cirurgia pós-bariátrica, é preciso aguardar o tempo determinado para o pós-operatório, de acordo com o calendário definido pelo médico responsável.
A evolução pós-operatória considerará vários fatores para definir a necessidade de intervenções cirúrgicas e quando realizá-las. Para isso, é importante seguir todo o protocolo passado para o pós-operatório e fazer o acompanhamento profissional para cada etapa.
Avaliação e acompanhamento médico pós-bariátrica
Em qualquer cirurgia, o acompanhamento pós-operatório é fundamental para alcançar o melhor resultado do procedimento. E nas cirurgias bariátricas ele é fundamental, pois ela dá início a um processo novo na vida do paciente.
Esse processo passa por reeducação alimentar, atividades físicas, acompanhamento fisioterápico e psicológico para lidar com a nova aparência e com a autoestima.
Por isso, a cirurgia bariátrica costuma necessitar de uma equipe multidisciplinar de profissionais que vão acompanhar o paciente durante todo o processo, das primeiras consultas pré-operatórias aos procedimentos e avaliações pós-cirurgia.
O acompanhamento pós-operatório permite:
- Monitorar o resultado cirúrgico em termos de perda de peso;
- Avaliação das deficiências nutricionais;
- Ajustar medicações pós-operatórias conforme deficiência nutricional;
- Fazer o controle de comorbidades;
- Recomendar e monitorar atividades físicas;
- Reforçar educação alimentar e acompanhamento nutricional;
- Avaliar a necessidade de procedimentos para reparação estética, decorrentes da perda de peso.
Foco na saúde e bem-estar
É fundamental ter em mente que a cirurgia bariátrica visa, primeiramente, o tratamento da obesidade, a fim de restaurar a saúde e bem-estar do paciente.
Portanto, o foco principal do acompanhamento pós-operatório está em garantir que a saúde do paciente seja plenamente restabelecida, melhorando sua qualidade de vida.
Todo o processo de perda de peso, decorrente do procedimento, pode levar de um a três anos para o resultado final, conforme objetivo estabelecido com a equipe médica e demais profissionais.
E é ao longo desse período que o médico poderá avaliar como a perda de peso está afetando a estrutura corporal e encaminhar para a avaliação de um cirurgião plástico.
Quantas e quais cirurgias pós-bariátrica podem ser feitas?
Caso seja necessária a realização de cirurgia pós-bariátrica, o especialista poderá indicar mais de um procedimento, entre eles:
- Lifting corporal: para corrigir a flacidez do abdômen, virilha, nádegas e culotes;
- Braquioplastia: para eliminar excesso de pele e redefinir contorno dos braços;
- Lifting de coxa: para correção do excesso de pele nas coxas;
- Mastopexia ou lifting de mama: para reduzir a flacidez e reposicionar as manas;
- Abdominoplastia: eliminar a flacidez do tecido abdominal;
- Lifting facial e blefaroplastia: para melhorar a flacidez facial e o aspecto de envelhecimento da face; e corrigir a queda das pálpebras.
Em todos esses procedimentos, o objetivo é corrigir a aparência corporal através da retirada do excesso de pele, em decorrência da flacidez provocada pela perda de peso e que, de algum modo, possam incomodar e afetar a autoestima da pessoa.
Quando iniciar os procedimentos corretivos pós-bariátrica?
As cirurgias reconstrutoras costumam ser indicadas a partir do momento em que o paciente chega ao peso estabelecido como meta pela equipe médica; ou quando o peso corporal estabiliza o que costuma variar de paciente para paciente, podendo levar em média dois anos.
Mas, em casos específicos, a indicação pode ocorrer antes, caso a flacidez e acúmulo de pele estejam trazendo prejuízos ao paciente, além das questões estéticas, como dificuldades de locomoção.
Por conta disso, é necessário que o médico esteja acompanhando todo o processo, a fim de garantir que o procedimento se dará no momento ideal.
Qual área deve ser operada primeiro?
Em geral, a região abdominal é o primeiro local que costuma passar por cirurgia pós-bariátrica, seguida de mamas, braços, faces e pernas. Mas, não há uma ordem pré-estabelecida. O que determinará essa sequência é a necessidade do paciente.
Um intervalo entre um procedimento e outro também é aconselhável, e pode variar a critério médico. Assim como é dele, também, a orientação para que sejam realizados mais de um procedimento em conjunto, como abdome e mamas; ou coxas e braços.
O cirurgião plástico é o profissional indicado para fazer a avaliação e em conjunto com o paciente, decidir por qual área operar primeiro, considerando todos os fatores: saúde, estética e bem-estar.
Quais resultados esperar da cirurgia pós-bariátrica?
De maneira geral, os resultados das cirurgias reparadoras costumam ser notados rapidamente, em poucos dias após diminuir o inchaço do procedimento, pois geralmente envolvem a retirada do acúmulo de pele, definindo novamente as áreas afetadas.
Alguns procedimentos podem levar até um ano para apresentar o resultado completo. Isso porque o corpo precisa de tempo para desinchar e consolidar os efeitos cirúrgicos.
O importante é que o paciente tenha em mente que tanto a decisão sobre quando e a quais procedimentos reparadores se submeter, deve ser avaliada em conjunto com o especialista e o médico responsável por todo o tratamento.
Quer saber mais sobre cirurgia pós bariátrica e outros cuidados com a sua saúde e bem-estar? Agende sua consulta agora!