A prótese de silicone é o sonho de muitas mulheres, uma vez que o aumento dos seios contribui para elevar a autoestima
No entanto, antes de buscar um profissional para realizar o procedimento, é importante estar bem informada sobre o assunto e não cair em mitos.
Portanto, lembre-se que cirurgias plásticas mesmo que estéticas continuam sendo cirurgias, portanto, o assunto deve ser tratado com seriedade.
Deste modo, neste texto trouxemos uma série de mitos e verdades sobre a prótese de silicone. Confira!
Colocar prótese pode causar câncer de mama
Mito.
Uma mentira de muitos anos. No entanto, não existe indicativo de que próteses causem câncer de mama. Nem favorecem o retorno da doença em pacientes que fizeram reconstrução após mastectomia.
Para erguer os seios, só o silicone não basta
Verdade.
A função do implante é aumentar o volume das mamas ou realizar a reconstrução. Porém, somente a prótese é insuficiente para impedir que os seios fiquem caídos.
Deste modo, o indicado nestes casos é uma operação chamada mastopexia, procedimento feito associado à colocação de prótese para deixar as mamas mais levantadas.
A prótese impede a detecção de tumores
Mito.
A colocação de prótese exige técnicas específicas de mamografia, sendo assim, não impede quem tem silicone de realizar o exame.
Contudo, é importante informar o profissional que realizará exame sobre as próteses, para que ele possa aplicar menos compressão no implante.
Próteses podem romper
Verdade.
Um receio comum entre as mulheres é que as próteses de silicone podem apresentar rompimentos, no entanto, as chances são baixas e são desencadeadas por situações incomuns.
As estatísticas são baixas. Depois de 6 anos da cirurgia cerca de apenas 10% das próteses rompem, e o risco de rompimento espontâneo é de apenas 1% ao ano.
As causas mais comuns de rompimento são acidentes de carro, quedas, mamografias e descumprimento de ordens médicas.
A qualidade do produto utilizado e da clínica responsável, cumprir com as ordens médicas, principalmente durante o período pré e pós-operatório; e fazer consultas médicas regulares diminui drasticamente os acidentes.
O pós-operatório é rápido
Verdade.
Em poucos dias você pode voltar normalmente as suas atividades, e na data da cirurgia você poderá se mexer e elevar seus braços.
Uma boa recuperação dependerá de seguir as orientações médicas, e principalmente, se você evitar carregar peso e de realizar atividade física pesada no primeiro mês.
A amamentação é interferida pela prótese
Mito.
Por ser posicionada atrás da glândula mamária, a prótese não intervém na amamentação.
Também são fabricadas com um gel coesivo, que está dentro de um invólucro de silicone. Por isso, a prótese também não permite que o leite materno possa ser contaminado pelo vazamento.
Portanto, se você que tem prótese de silicone e enfrenta dificuldades para amamentar, consulte um médico especialista.
É provável que essa questão esteja relacionada com outros fatores, não necessariamente relacionado a presença da prótese.
Aumento ou redução das mamas é proibido antes dos 18 anos
Mito.
Não existe nenhuma proibição legal para que menores de 18 anos realizem a mamoplastia.
A necessidade da operação será indicada pelo cirurgião responsável que deverá verificar o desenvolvimento das mamas.
Quer saber mais sobre a colocação de prótese de silicone? Agende sua consulta agora mesmo!