Rejuvenescimento facial, renovação da pele e melhora do contorno do rosto são alguns dos benefícios alcançados com as técnicas
A busca pelo ideal de beleza nem sempre é o principal motivo pelo qual homens e mulheres recorrem aos procedimentos estéticos para o rosto. A recuperação da autoestima, assim como a melhoria dos sinais de envelhecimento estão diretamente associadas às técnicas.
Embora as vantagens de recorrer à estética facial sejam amplamente conhecidas, há quem ainda não consiga identificar o procedimento mais adequado para o seu caso, sendo necessário consultar um profissional para a indicação mais assertiva.
Pensando em auxiliar com essa questão, selecionamos a seguir os principais procedimentos estéticos faciais, capazes de melhorar sua aparência, manter o ar de jovialidade e impactar diretamente na sua autoestima. Confira!
O que são procedimentos estéticos?
Antes de apresentar os procedimentos estéticos mais comuns no rosto, é importante entender o que de fato são as técnicas atribuídas a essa categoria e suas principais diferenças de uma cirurgia plástica, por exemplo.
Isso porque, há quem confunda as especialidades e tenha dificuldade em compreender quais resultados podem ser alcançados com cada uma delas.
Em linhas gerais, podemos definir os procedimentos estéticos como técnicas minimamente invasivas, que podem ser cirúrgicas ou não.
Contudo, diferente de uma cirurgia plástica, o procedimento estético tem caráter temporário, ou seja, promove um efeito que não dura para sempre.
Normalmente, utilizam-se aparelhos modernos, equipamentos de alta tecnologia e substâncias capazes de tratar incômodos estéticos sem que o paciente precise se submeter ao centro cirúrgico.
Quais são os principais procedimentos estéticos faciais?
Agora que você já sabe qual a diferença entre um procedimento estético e uma cirurgia plástica, chegou a hora de conhecer as principais técnicas disponíveis no mercado e quais resultados elas são capazes de trazer.
Preenchimento facial
Como o próprio nome sugere, o preenchimento facial é uma das técnicas mais indicadas para quem deseja aumentar o volume de massa em certas regiões da face, como maçãs do rosto, lábios e mandíbula.
Trata-se de um dos procedimentos não cirúrgicos mais realizados no mundo, que pode ser feito tanto com substâncias produzidas em laboratório – como o ácido hialurônico -, quanto com substâncias produzidas pelo próprio corpo do paciente – enxerto de gordura corporal.
No primeiro caso, recomenda-se a aplicação de ácido hialurônico para homens e mulheres que querem aumentar o volume dos lábios, preencher rugas e depressões ou melhorar o contorno do bigode chinês.
O método de aplicação costuma ser super rápido e não requer internação ou sedação do paciente, exigindo apenas anestesia local para maior conforto.
Já para aqueles que recorrerem à técnica de preenchimento com gordura corporal, é necessário saber que o procedimento acontece em um centro cirúrgico, considerando que primeiro realiza-se a lipoaspiração da gordura para posteriormente injetá-la.
Ambos os métodos são seguros e apresentam baixo risco ao paciente.
Aplicação de toxina botulínica
Ideal para amenizar as rugas e linhas de expressão, a aplicação de toxina botulínica no rosto ajuda a suavizar os sinais do envelhecimento e melhorar a aparência da testa, regiões dos olhos e outras áreas do rosto.
A substância, produzida a partir da bactéria Clostridium botulinum, age limitando os movimentos do músculo e evitando que a ação das contrações musculares provoquem a formação dos sulcos e rugas.
Assim como o preenchimento, a aplicação da toxina botulínica é rápida e indolor, recomendado apenas o uso de protetor solar na região para evitar o envelhecimento.
Peeling
Para além das mudanças no contorno e preenchimento facial, há também uma crescente preocupação com a textura e aparência da pele.
Neste sentido, o peeling atua diretamente na camada mais exposta do rosto, provocando uma renovação da pele e auxiliando no tratamento à manchas de acne, cicatrizes e outras marquinhas indesejadas.
A técnica, que consiste na aplicação de ácidos, pode ser feita com anestesia local ou geral e até mesmo com sedação, dependendo do grau de sensibilidade ou da substância utilizada no procedimento.
Para as pacientes que se submetem ao peeling, fica proibida a exposição solar durante todo o período de tratamento e os resultados costumam ser observados a partir da segunda aplicação.
Dermoabrasão
Indicada para quem deseja atenuar as irregularidades da pele e melhorar sua textura e aspecto, a dermoabrasão é um procedimento estético minimamente invasivo, que pode ser combinado a outras técnicas para se obter melhores resultados.
Pessoas com cicatrizes de acidentes, marcas profundas de acne ou manchas na pele do rosto, causadas por queimaduras ou outras ocorrências são frequentemente beneficiadas pelo procedimento, que pode ser feito no rosto todo ou em pequenas áreas.
Feito sob anestesia local, geral ou com sedação, tem duração de aproximadamente 30 minutos, com resultados que poderão ser observados após alguns meses depois do procedimento.
Resurfacing
O uso de laser para melhorar a aparência da pele e promover o rejuvenescimento facial já está entre as técnicas mais recomendadas para homens e mulheres que desejam suavizar rugas e linhas de expressão.
O resurfacing, como também é conhecido o procedimento, pode ser feito tanto com laser fracionado ou mecânico e tem duração de 30 a 60 minutos, dependendo da necessidade de cada paciente.
O uso de anestesia tópica ou local faz parte do procedimento, que exige do paciente uma pausa na exposição e o uso de filtro solar sob orientação médica para não prejudicar os resultados.
Trata-se de um dos procedimentos estéticos menos invasivos e com resultados visíveis em algumas semanas após sua realização.