Descubra quais são os principais procedimentos estéticos faciais, como são realizados, indicações e como eles podem transformar a aparência de forma segura e eficiente
Os procedimentos estéticos faciais estão cada vez mais populares e acessíveis, ajudando na autoestima, tratamentos e valorização da aparência.
Com o avanço da tecnologia, é possível tratar rugas, manchas, cicatrizes e até melhorar o contorno facial de forma personalizada e menos invasiva do que há alguns anos.
Se você tem dúvidas sobre os procedimentos estéticos no rosto, quais os tipos, recuperação ou valores, fique nesse conteúdo para ter as respostas que precisa.
Quando investir em procedimentos estéticos no rosto?
Os procedimentos estéticos faciais podem ser uma alternativa pensando apenas na estética e rejuvenescimento, entretanto eles também possibilitam a correção de pequenas imperfeições que podem impactar a confiança e a satisfação pessoal.
A escolha de investir em estética facial deve ser acompanhada da orientação de um profissional, que poderá indicar o procedimento mais seguro e adequado para cada tipo de pele e objetivo estético. O foco é sempre no equilíbrio entre resultados naturais e satisfatórios.
Além de questões como a autoestima, a escolha de investir em um procedimento também dependerá de prioridades, questões de saúde e outros fatores.
Tipos de procedimentos estéticos para o rosto
A cada ano os procedimentos estéticos no rosto evoluem e surgem novas alternativas para os problemas com a pele dessa região.
Cada procedimento tem suas características e aplicações específicas, sendo importante entender suas vantagens, o processo de recuperação e o resultado esperado.
A seguir, detalhamos os principais procedimentos estéticos faciais.
Botox
A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é amplamente usada para suavizar linhas de expressão dinâmicas, como as rugas que se formam ao sorrir ou franzir a testa.
Com efeito temporário, o Botox é indicado para suavizar linhas de expressão ao redor dos olhos, boca e testa, proporcionando uma aparência mais descansada e rejuvenescida.
O Botox atua relaxando os músculos da região onde é aplicado, bloqueando temporariamente o impulso nervoso que provoca a contração.
O procedimento é minimamente invasivo, feito com pequenas injeções, e o efeito completo aparece em cerca de sete dias. Após a aplicação, é recomendável evitar deitar-se nas primeiras quatro horas e não realizar atividades físicas intensas no mesmo dia.
Outra recomendação é não massagear ou pressionar a área tratada para evitar que o produto se mova para regiões indesejadas. O efeito dura de três a seis meses.
Preenchimento facial
O preenchimento facial com ácido hialurônico é indicado para restaurar o volume em áreas como os lábios, olheiras, maçãs do rosto e o sulco nasogeniano. Além de dar volume, o ácido hialurônico atrai água, melhorando a hidratação e a elasticidade da pele.
Com o passar do tempo, os efeitos do preenchimento podem ser adaptados, tornando-se uma opção para quem deseja contornos mais marcados ou uma aparência mais suave e jovem.
Realizado com microinjeções, o preenchimento com ácido hialurônico é feito em pontos estratégicos do rosto para dar volume e sustentação, conforme a necessidade de cada paciente. O efeito é imediato, mas melhora ainda mais nos primeiros dias após a aplicação, à medida que o produto se integra aos tecidos.
Após o preenchimento, é normal haver inchaço e, eventualmente, pequenas marcas na área tratada. Compressas frias podem ajudar a reduzir o inchaço, e o uso de protetor solar é indispensável para evitar manchas. Os resultados duram de seis meses a dois anos.
Peelings químicos
Os peelings químicos são tratamentos voltados para a renovação da pele, ajudando a suavizar manchas, linhas finas e cicatrizes de acne.
O peeling químico utiliza substâncias ácidas que promovem a descamação controlada da pele, enquanto a dermoabrasão é um procedimento mecânico que remove a camada superficial da pele. O peeling químico pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo da concentração do ácido utilizado.
Após peelings superficiais, a descamação dura de três a cinco dias, enquanto peelings profundos e a dermoabrasão podem exigir até duas semanas.
Fique atento às recomendações pós aplicação que serão passadas pelo médico, evitando que se tenha complicações.
Microagulhamento e laser
O microagulhamento e os tratamentos a laser, como o CO2 fracionado, são indicados para quem deseja melhorar a textura da pele, reduzir cicatrizes e atenuar poros dilatados. Essas técnicas estimulam a produção de colágeno, um dos responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
O microagulhamento é realizado com um aparelho que possui microagulhas, criando microperfurações na pele para estimular a cicatrização e a renovação celular.
Já o laser fracionado emite pulsos de luz que aquecem a derme, proporcionando um efeito semelhante ao microagulhamento, mas de forma mais controlada.
A recuperação do microagulhamento é relativamente rápida, e os cuidados incluem evitar exposição solar e usar hidratantes leves. No caso do laser, a pele fica vermelha e pode descamar nos primeiros dias. Ambos os tratamentos exigem uso intensivo de protetor solar para evitar o surgimento de manchas.
Resurfacing
O resurfacing facial combina peelings químicos profundos e lasers para um rejuvenescimento completo da pele, sendo indicado para sinais avançados de envelhecimento ou cicatrizes profundas.
No resurfacing, são aplicadas substâncias e tecnologias que penetram nas camadas mais profundas da pele, removendo manchas, rugas e cicatrizes. Esse procedimento é mais invasivo e, portanto, realizado em clínicas especializadas, onde o profissional pode controlar a intensidade do tratamento.
A recuperação é mais longa, variando de duas a três semanas. Durante esse período, é necessário evitar exposição ao sol e seguir rigorosamente a orientação do profissional quanto ao uso de produtos específicos para manter a hidratação e a cicatrização da pele.
Dermoabrasão
A dermoabrasão é um tratamento para remover cicatrizes e melhorar a textura da pele. Utilizando um dispositivo que lixa a superfície da pele, a dermoabrasão é indicada principalmente para cicatrizes de acne.
O procedimento é feito com um dispositivo que realiza uma esfoliação profunda, removendo a camada superficial da pele. A dermoabrasão ajuda na regeneração da pele, deixando-a com uma aparência mais uniforme e jovem.
A pele fica sensível e com vermelhidão por até três semanas, e o uso de protetor solar é obrigatório durante todo o período de recuperação. Após o procedimento, a pele tende a apresentar uma textura renovada e mais uniforme.
Quais os custos dos procedimentos estéticos no rosto?
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), resolução Nº 1.836/2008, os valores de procedimentos estéticos não podem ser divulgados.
Por isso, para saber mais detalhes sobre preços de cada um dos procedimentos mencionados é necessário passar por uma avaliação com um profissional especializado no assunto.
Isso porque, para recomendar um procedimento estético, o médico especialista precisa entender suas necessidades individuais e qual o melhor caminho para se seguir.
Existe idade certa para os procedimentos?
Não há uma idade fixa para começar com os procedimentos estéticos no rosto, pois a indicação depende mais das necessidades e dos objetivos individuais do que de uma faixa etária específica. De forma geral, alguns procedimentos são mais comuns em idades distintas devido às alterações naturais da pele.
Por exemplo, o uso de Botox costuma começar a ser procurado a partir dos 30 anos, quando surgem as primeiras linhas de expressão mais visíveis. Já o preenchimento facial com ácido hialurônico pode ser indicado em qualquer idade, inclusive para fins de contorno facial ou volume em áreas específicas, como lábios, maçãs do rosto e olheiras.
A partir dos 40 anos, quando a perda de colágeno e elasticidade da pele se torna mais perceptível, procedimentos como o lifting facial ou o resurfacing são procurados por quem deseja um efeito de rejuvenescimento mais completo e duradouro.
Como escolher o procedimento estético ideal?
A escolha do procedimento estético no rosto depende de diversos fatores, como tipo de pele, idade, objetivos pessoais e saúde geral.
Para um resultado seguro e natural, é necessário buscar a orientação de um profissional qualificado, que possa realizar uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Um bom profissional orientará sobre o procedimento mais indicado, os cuidados pré e pós-tratamento, as expectativas de resultados e as possíveis reações da pele.
O especialista também poderá indicar a combinação de técnicas para potencializar os resultados, como o uso de laser e preenchimento em conjunto, respeitando o equilíbrio e a naturalidade dos traços.
O ideal é que essa escolha não seja tomada sem o suporte de um profissional qualificado, evitando complicações ou procedimentos desnecessários.
Agende sua consulta com nossos profissionais e faça uma avaliação para identificar as melhores opções para o seu caso!