Saiba como o procedimento é realizado e quais as vantagens estéticas e funcionais obtidas!
A dorsoplastia, também denominada como torsoplastia, é uma técnica muito conhecida de pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica, uma vez que promove inúmeros benefícios estéticos e funcionais relacionados ao excesso de pele pós-emagrecimento.
Não à toa, essa cirurgia plástica reparadora tem se destacado expressivamente nos últimos anos, devido ao aumento do número de bariátricas que igualmente cresceu no Brasil e no mundo.
Mas afinal, você sabe quais são as reais vantagens em realizar esse tipo de procedimento? Como a técnica influencia positivamente no dia a dia? Após quanto tempo é possível se submeter a essa cirurgia?
Essas e outras dúvidas serão respondidas no conteúdo de hoje. Acompanhe!
O que é a dorsoplastia?
Também conhecida como a cirurgia plástica do dorso, trata-se de uma técnica desenvolvida especialmente com a finalidade de remover o excesso de pele da região dorsal e flancos, solucionando a flacidez na região.
Indicada para pacientes que já alcançaram a estabilidade de peso após a bariátrica, que leva em média de 6 a 12 meses, essa cirurgia possui benefícios para homens e mulheres que sofrem as consequências do emagrecimento expressivo.
Como a cirurgia é realizada?
A cirurgia de dorsoplastia é feita sob anestesia geral ou peridural com sedação e tem duração aproximada de duas horas, sendo a alta hospitalar concedida aos pacientes normalmente no mesmo dia.
Durante o procedimento, é realizada uma incisão horizontal com o objetivo de remover a faixa de pele flácida excessiva na linha acima dos glúteos, técnica essa que permite não somente remodelar a área, como também levantar levemente o bumbum.
Frequentemente associada às cirurgias de abdominoplastia pós-bariátrica e lipoaspiração, essa técnica deixa uma cicatriz que é facilmente escondida pelos trajes de banho e roupas íntimas.
Muito eficaz para remodelar a região e devolver a autoestima dos pacientes que passaram pelo processo de emagrecimento, seus resultados podem ser observados já nos primeiros dias, quando o inchaço e edema tendem a sumir.
Quais são os benefícios da dorsoplastia?
Melhora dos contornos corporais
Depois de passar pela eliminação acentuada de peso, muitos pacientes sofrem com os incômodos decorrentes do processo.
A flacidez da pele e pequenos depósitos de gordura localizada podem comprometer a estética corporal, causando desconforto aos que tanto buscam pelo corpo ideal.
Com a cirurgia, é possível melhorar os aspectos físicos, alcançando um contorno corporal mais harmônico e satisfatório.
Resolve a flacidez da pele
Ideal para atenuar a pele flácida, a cirurgia de dorsoplastia restabelece a região do dorso e flancos, mantendo a pele mais firme e uniforme, resolvendo inclusive inconvenientes como a celulite, estrias e pequenos depósitos de gordura localizada.
Devolve a autoestima e qualidade de vida
Para além dos benefícios estéticos da dorsoplastia, podemos também ressaltar os ganhos na qualidade de vida e autoestima, muitas vezes comprometidas durante o processo de emagrecimento pós-bariátrica.
Uma pessoa feliz com seu corpo tende a ter também mais autoconfiança, além de melhorar significativamente a forma como lida com suas relações interpessoais.