Conheça as principais recomendações pré-operatórias para garantir sucesso na sua cirurgia plástica
Para além do conhecimento e dedicação da equipe médica, os resultados de um procedimento estético dependem dos cuidados pré e pós-operatórios realizados pelo paciente.
Isso porque, principalmente no que tange aos preparos para cirurgia plástica, é fundamental que o paciente esteja com um quadro de saúde estável, o que só é possível caso siga à risca as recomendações.
Tais indicações são estabelecidas ainda no contato inicial entre médico e paciente e vão orientar a conduta dos meses que antecedem o procedimento.
Portanto, conhecer as recomendações pré-operatórias, assim como tudo que envolve o preparo para sua cirurgia é de extrema importância para garantir que os resultados sejam obtidos conforme o esperado.
Os cuidados pré-operatórios
Se você está considerando realizar um procedimento estético nos próximos meses, é indispensável criar um planejamento para se certificar de que todas as etapas serão realizadas com segurança e tranquilidade.
É nessa fase inicial, que antecede a cirurgia, em que o médico não só avalia suas condições de saúde para se submeter à técnica, como também passa as indicações dos cuidados que precisam ser seguidos até a data em questão.
As recomendações – que vão desde os cuidados com a alimentação, até indicações mais sérias como a pausa em medicamentos – devem ser levadas a sério, considerando que podem comprometer os bons resultados da sua cirurgia.
Alimentação balanceada
Uma dieta equilibrada e nutritiva é indispensável para regular os níveis de vitaminas que o corpo precisa, garantindo assim uma boa coagulação e cicatrização.
Dê preferência aos alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, reduza o consumo de gorduras, açúcares e, se possível, retire da sua alimentação embutidos e ultraprocessados.
Mantenha uma boa hidratação do seu corpo, ingerindo a quantidade mínima de dois litros de água por dia e aposte nos chás de ervas e sucos naturais para completar a dieta.
Cigarro e bebidas alcoólicas
O uso de tabaco e bebidas alcoólicas devem ser interrompidos com pelo menos 30 dias de antecedência como preparo para cirurgia plástica.
Grandes inimigos do sistema respiratório e imunológico, tais substâncias comprometem a saúde do paciente, uma vez que, principalmente o cigarro, interferem diretamente na circulação e oxigenação sanguínea.
Além de prejudicar a cicatrização, seu uso pode ainda ampliar os riscos de trombose e embolia pulmonar, portanto, é fundamental parar de fumar antes e depois do procedimento.
Medicamentos
O uso de medicamentos deve ser informado previamente ao médico para que ele possa indicar a melhor saída para suspender ou trocar a medicação no período que antecede a cirurgia.
Isso porque, algumas substâncias interferem na coagulação e podem aumentar os riscos de sangramentos e hematomas. Esse é o caso da aspirina, que não deve ser ingerida nas semanas anteriores ao procedimento.
Anticoagulantes, anticoncepcionais e outros medicamentos com hormônios igualmente devem ser interrompidos, uma vez que podem ocasionar trombose e embolia pulmonar.
Atividades físicas
Alguns especialistas recomendam que a prática de atividades físicas antes da cirurgia é importante para garantir uma boa saúde, tanto física quanto mental, portanto, não devem ser interrompidas até o procedimento.
Aposte nos exercícios que promovam a revitalização da vascularização e a oxigenação local, assim como o aumento da capacidade respiratória.
Jejum pré-cirurgia
Nas consultas antes da cirurgia, o médico responsável irá informar o período de jejum que deve ser seguido sem ingerir bebidas ou alimentos.
Respeitar o horário estipulado é fundamental para evitar complicações cirúrgicas, que podem acontecer caso o conteúdo gástrico volte pelo esôfago e alcance o pulmão.
Qual a importância de seguir os preparos cirurgia plástica?
Os cuidados pré-operatórios listados acima são, de um modo geral, uma forma de garantir que o paciente esteja com a saúde em dia antes de se submeter a um procedimento cirúrgico, seja ele de baixa ou alta complexidade.
Isso porque, toda cirurgia envolve alguns riscos e, quanto melhor for a resposta imunológica do paciente, menos são as chances de complicações no pós-operatório.
Além disso, tais medidas ajudam a garantir melhores resultados no procedimento, considerando que impulsionam uma boa cicatrização e recuperação.
Vale lembrar que alguns dos cuidados mencionados devem ser mantidos mesmo no período pós-cirúrgico, somados às demais recomendações do médico responsável para depois da cirurgia.
Uma boa alimentação, assim como a redução do uso de tabaco e bebidas alcoólicas são bons exemplos de condutas que devem permanecer na sua rotina.
Conversar com seu médico e entender todas as questões envolvidas antes de realizar os preparos para cirurgia plástica é indispensável para garantir que está preparado para tudo que envolve essa decisão.
Se você ainda tem dúvidas no assunto, entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta!