Os lábios bem definidos e cheios são marcantes no formato e na harmonia do rosto. Quando isso não é possível, a cirurgia plástica dispõe de tratamento estético de preenchimento labial. Com o passar do tempo, os lábios murcham, ressecam e perdem sua definição. Além disso, aparecem as rugas em volta dos lábios, que são anedoticamente chamadas de “códigos de barra”.
Esse processo faz parte da transformação que ocorre com o envelhecimento do organismo, que abrange ossos, dentes, musculatura e pele. O preenchimento labial é um procedimento que oferece segurança e eficácia para a correção e a harmonização da face como um todo.
A avaliação prévia e a análise das proporções de cada pessoa são fundamentais para obter um resultado interessante. O lábio fino e sem formato é difícil de ser melhorado e quando a distância entre o nariz e a boca é muito grande, a correção também é complicada.
Essa análise deve ser feita com muito cuidado, com base no conhecimento técnico das proporções faciais, e deve ser discutido de forma sincera para ajustar as expectativas à realidade. A melhor substância para o preenchimento labial é o ácido hialurônico, que, devido suas características de biocompatibilidade e viscosidade, é compatível com o excesso de movimentação dessa região.
O conhecimento exato da anatomia da região dos lábios é importante para evitar oclusão de artérias, hematomas gigantes e lesões nos nervos. A quantidade de preenchimento e o tipo de correção devem respeitar a harmonia de cada rosto.
É importante saber que o lábio inferior quando preenchido, deve ficar um pouco maior que o lábio superior como reza a proporção de ouro que é 1/1,6. O arco de cupido também pode ser melhorado ou até mesmo refeito para proporcionar maior definição. O procedimento deve ser feito com assepsia adequada e por médicos especialistas.
É utilizado anestésico tópico antes da aplicação, porém, os produtos com ácido hialurônico já têm anestésico na sua formulação. Podem ocorrer hematomas por cerca de 2 dias e compressas geladas são interessantes. Não há necessidade de massagem feita em casa. A duração do resultado de preenchimento labial oscila de 12 a 18 meses, dependendo da idade, genética e do produto utilizado. A melhoria do contorno e qualidade dos lábios favorece sua autoestima.
Fonte texto: Artigo de Denise Steiner publicado no site da revista Claudia.