O pós-operatório da cirurgia bariátrica exige uma série de cuidados para garantir uma recuperação total. Veja aqui como funciona!
A cirurgia bariátrica tem se mostrado uma importante ferramenta para a promoção de saúde em pacientes obesos.
No entanto, antes de tomar a decisão de ir em frente com o procedimento, é importante que a pessoa interessada se informe bem acerca dos diferentes aspectos e mudanças de estilo de vida que devem acompanhá-lo.
Neste âmbito, um dos fatores que merecem maior atenção é o pós-operatório. Tanto no período que se segue imediatamente após a operação, quanto nos meses e anos posteriores, o paciente deve observar alguns cuidados a fim de garantir os melhores resultados e evitar possíveis problemas.
Pensando em te ajudar a se preparar melhor para este momento, desenvolvi um artigo especialmente sobre o tema.
Neste post você vai entender como funciona o pós-operatório da cirurgia bariátrica, bem como quais são os principais cuidados que você precisa adotar para ter uma recuperação plena e tranquila.
Continue e boa leitura!
O que você precisa saber sobre o pós-operatório da bariátrica
Antes de tudo, é importante compreender que cirurgia bariátrica é um termo generalista utilizado para se referir às diferentes técnicas e procedimentos cirúrgicos que podem ser utilizados para promover a perda de peso.
Desta forma, a depender do protocolo empregado, sua rotina pós-operatória pode ter algumas especificidades.
Quem vai determinar qual é o melhor tratamento para o seu caso e quais cuidados você precisa assumir após a operação é o seu médico. Por isso, não deixe de consultá-lo e de seguir à risca as orientações que ele vai lhe fornecer.
Dito isso, independentemente da modalidade utilizada para realização do procedimento, é preciso ter em mente que, dada a sua complexidade, o pós-operatório da cirurgia bariátrica envolve uma série de cuidados distintos.
Eles se estendem desde o tratamento da ferida cirúrgica, até as orientações de repouso e rotina nutricional, além de também envolverem uma série de cuidados com a saúde mental.
A seguir, vamos detalhar separadamente alguns dos mais importantes aspectos, para esclarecer como funciona o pós-operatório da cirurgia bariátrica.
Pós-operatório imediato da cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica requer um período de internação de 2 a 3 dias. Os cuidados imediatos se iniciam assim que o paciente chega ao quarto, e os profissionais de enfermagem e fisioterapia buscarão auxiliar o paciente a se movimentar assim que for possível.
Algumas horas após a operação você será estimulado a se levantar e fazer pequenas caminhadas no quarto ou no corredor, acompanhado da equipe do hospital. Além disso, o fisioterapeuta iniciará uma série de exercícios respiratórios.
Estas ações têm como objetivo reduzir riscos associados ao procedimento, tais quais embolias pulmonares, pneumonias e atelectasias (falta de ar seguida de colapso de parte ou da totalidade do pulmão).
As caminhadas também auxiliam na redução de um dos principais desconfortos gerados pela cirurgia bariátrica: a formação de gases abdominais.
Durante estas primeiras caminhadas, existe um risco aumentado de queda, visto que não é incomum o surgimento de uma sensação de desmaio.
Por isso, elas devem ser sempre acompanhadas de um profissional da saúde. Outro cuidado para evitar este problema é a hidratação adequada com soro, que será feita pela equipe.
Nesta fase, também é necessário dar continuidade ao suo das meias antitrombo, utilizadas durante a cirurgia bariátrica. Elas têm importante papel na prevenção da Trombose Venosa Profunda (TVP) e das embolias.
Em alguns casos podem ser utilizados drenos por um período após a operação. Nestas situações, a locomoção pode ser um pouco mais difícil e a recuperação mais desconfortável, contudo, é necessário seguir a orientação do médico para cada caso.
A nutrição no pós-operatório da cirurgia bariátrica
A alimentação é um dos aspectos mais importantes do pós-operatório da cirurgia bariátrica. Você receberá uma dieta especial, composta inicialmente apenas por líquidos, e com avanço gradual na textura dos alimentos.
Tipicamente, são estabelecidas 5 etapas nutricionais para o pós-operatório desta cirurgia:
- Etapa 1 (de 3 a 10 dias): dieta líquida clara, com pouquíssimo resíduo alimentar. É composta principalmente por chás, sucos coados e alguns caldos de legumes. Tem baixíssima caloria e é servida em pequenos volumes, diversas vezes ao dia.
- Etapa 2 (de 5 a 10 dias): dieta líquida cremosa, alimentos liquidificados e de maior variedade nutricional, em consistência líquida ou cremosa, além de suplementos proteicos e gelatinas.
- Etapa 3 (de 20 a 30 dias): dieta pastosa, composta por purês, papas e alimentos um pouco mais mastigáveis. São permitidas pequenas quantidades de carnes desfiadas, ovos bem moles etc.
- Etapa 4 (20 a 30 dias): dieta branda, fase em que se prepara o paciente para voltar ao consumo dos alimentos sólidos. São priorizados proteínas, legumes e verduras, bem como complementos nutricionais, mas evitando partes mais duras e consistentes como cascas e alimentos mais sólidos
- Etapa 5: dieta normal. O paciente pode comer alimentos sólidos e com um aporte calórico um pouco maior.
É importante notar que os diferentes procedimentos utilizados na cirurgia bariátrica podem comprometer de forma definitiva a absorção de alguns nutrientes.
Deste modo, você precisará passar por acompanhamento nutricional específico e receberá indicação de vitaminas e minerais para suplementar sua alimentação.
Trabalho e atividade física após a cirurgia bariátrica
Conforme o paciente se recuperar, serão indicados maiores volumes de atividade física.
Após receber alta, o paciente deverá continuar com as caminhadas leves e curtas, até que desenvolva capacidade e receba liberação médica para atividades mais longas e intensas.
A liberação para voltar ao trabalho geralmente ocorre após 14 dias de alta.
Acompanhamento psicológico no pós-operatório da bariátrica
Como você pode notar, a cirurgia bariátrica exige do paciente uma reformulação completa de seu estilo de vida. Além disso, ela promove importantes transformações físicas e pode ter efeitos sérios sobre a autoimagem do paciente.
Por isso, o acompanhamento psicológico é recomendado para que você possa aprender a lidar com todas estas mudanças. Ele também tem importante papel para a continuidade e manutenção da perda de peso conquistada com o procedimento.
Cirurgia plástica após a bariátrica
Quando ocorre uma grande perda de peso, é comum que o paciente comece a notar o surgimento de excessos de pele e outras mudanças.
Estas alterações causam não só problemas estéticos, mas também podem limitar a mobilidade, gerar desconfortos físicos e reduzir a qualidade de vida do paciente bariátrico.
No entanto, é importante notar que cirurgias plásticas após a bariátrica só podem ser realizadas cerca de 3 a 6 meses depois que o peso se estabiliza. E este fenômeno, por sua vez, pode levar de 12 a 18 meses para acontecer.
Assim, normalmente a cirurgia plástica é liberada de 15 a 24 meses após a cirurgia bariátrica.
Se você já chegou nesta etapa e quer se informar mais sobre o assunto, navegue pelos outros textos do nosso blog!