Saiba quais cuidados ter no pós-operatório da bichectomia para uma recuperação adequada
A bichectomia é a cirurgia plástica recomendada para afinamento facial por meio da remoção total ou parcial das bolas de Bichat, tecido adiposo localizado na face.
Como em toda cirurgia plástica, o pós-operatório da bichectomia também exige atenção para garantir uma recuperação mais adequada.
Quais os principais cuidados no pós-operatório da bichectomia?
O pós-operatório da bichectomia influencia tanto os resultados estéticos finais, quanto a saúde da paciente.
É sempre importante que as recomendações pós-operatórias sejam seguidas conforme a orientação da equipe médica responsável, a mais apta a informar os cuidados conforme as particularidades do seu caso.
Ainda assim, existem algumas orientações comuns que explicamos abaixo. Confira.
Repouso
Em geral, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia após a cirurgia de bichectomia com as orientações dos cuidados que devem ser feitos em casa.
Nos dois primeiros dias, o repouso é um aliado para recuperação da paciente, sendo importante evitar qualquer atividade mais intensa, ainda que não seja necessário repouso absoluto.
Inchaço e hematomas
É muito comum que a paciente fique incomodada com o inchaço e hematomas faciais após a bichectomia.
Esses efeitos colaterais, entretanto, são normais após o procedimento cirúrgico devido à manipulação e estresse dos tecidos.
Tanto o inchaço quanto os hematomas vão melhorar gradualmente nos dias seguintes à cirurgia, mas é benéfico fazer compressas frias no local que amenizam esses e outros desconfortos do pós-operatório.
Dor e desconforto
A bichectomia é considerada uma cirurgia plástica menos invasiva. Dessa forma, a dor no pós-operatório não costuma ser muito intensa.
Caso sinta desconforto e dor relacionados à cirurgia, os analgésicos prescritos pela equipe médica costumam ser suficientes.
Também podem ser prescritos antibióticos e anti-inflamatórios que, apesar de não agirem diretamente na dor, contribuem para uma recuperação mais adequada.
Alimentação no pós-operatório da bichectomia
As bolas de Bichat ficam localizadas na região mandibular, abaixo das maçãs do rosto. Dessa forma, a alimentação no pós-operatório da bichectomia precisa ser específica.
A recomendação é optar por alimentos caldosos ou pastosos nos primeiros dias para não forçar a mastigação.
Aos poucos migrar para alimentos macios e evitar opções mais duras ou picantes nos primeiros dias.
Deve-se mastigar devagar e dar preferência para refeições frias ou em temperatura ambiente, pois alimentos quentes são prejudiciais à cicatrização.
Higiene bucal
Na bichectomia a incisão – e consequentemente os pontos cirúrgicos – são intraorais, o que torna a higiene bucal ainda mais importante durante o pós-operatório.
Deve-se fazer uma escovação suave, fazer uso do fio dental, mas sem abrir muito a boca e usar enxaguantes bucais prescritos pela equipe médica, o que ajuda a prevenir a proliferação de bactérias e, consequentemente, infecções.
A higienização bucal deve acontecer após todas as refeições e de acordo com a frequência indicada pelo cirurgião plástico.
Retorno gradual às atividades
Como a bichectomia é uma cirurgia plástica mais tranquila são indicados dois dias de repouso e em seguida atividades mais leves de trabalho e estudo já podem ser retomadas.
Entre uma semana e 10 dias deve evitar atividades que exijam maior esforço físico.
Os exercícios físicos podem ser retomados em cerca de duas semanas, se houver liberação médica, mas é importante retomar gradualmente e aumentar a intensidade aos poucos.
Resultados da bichectomia
Os resultados ficarão mais aparentes conforme o inchaço regride na segunda semana.
Em cerca de um mês já será possível ver os resultados muito próximos da estética definitiva, ainda que o processo de cicatrização interna dure cerca de um ano. Por isso, seguir as recomendações do cirurgião no pós-operatório da bichectomia será determinante para o resultado esperado.