A Rinoplastia pode não só melhorar a aparência do nariz, mas a harmonia de toda a face. Por esta razão, é uma decisão extremamente importante que deve ser tomada somente após cuidadosa avaliação.
As perguntas a seguir são essenciais para você fazer ao seu cirurgião e refletir muito sobre o assunto antes de fazer o procedimento cirúrgico.
1. O cirurgião plástico é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)?
2. Quais os resultados possíveis da rinoplastia para mim?
3. Quais os possíveis riscos desta cirurgia?
4. O que acontecerá durante a fase de recuperação?
Na hora de procurar um médico para a realização do procedimento o item mais importante é se certificar de que ele é um cirurgião credenciado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Outro ponto importante é perguntar ao cirurgião se é possível chegar ao resultado almejado e se as expectativas são realistas. Isso mostrará que você sabe exatamente o que gostaria de mudar em seu nariz, assim como o que não gostaria. Algumas vezes, devido à anatomia do nariz ou da espessura da pele determinados resultados não são possíveis e é preciso estar ciente disso. O cirurgião deve ainda levar em conta a harmonia da face.
Também é importante perguntar ao médico sobre os possíveis riscos do procedimento. Cada caso é único e pode ter ocorrência de problemas específicos que diferem entre os pacientes. Estar ciente dos riscos é necessário para garantir que você esteja preparado para lidar com eles, caso venham a ocorrer.
A rinoplastia pode ser um procedimento extremamente gratificante e de mudança de vida. Mas, para ter mais chances de alcançar o resultado desejado, lembre-se de fazer sua pesquisa e as perguntas certas.
Fonte: Real Self