Técnica devolve a autoestima e melhora a qualidade de vida dos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica
Dentre as inúmeras técnicas de cirurgia plástica disponíveis, existem alguns procedimentos que se destacam não só pela melhora estética que são capazes de promover, mas também pelos benefícios para saúde e qualidade de vida dos pacientes.
A torsoplastia baixa é um deles, tendo em vista que se trata de uma técnica que ajuda pacientes que passaram por um processo de emagrecimento expressivo – seja causado por uma cirurgia bariátrica ou outra condição.
Isso porque, o excesso de pele – comum para quem perdeu muito peso – provoca desconforto físico, problemas dermatológicos, sem contar os efeitos na autoestima, autoconfiança e qualidade de vida.
Mas afinal, o que é este procedimento, quais resultados são possíveis de alcançar e como é a recuperação da torsoplastia? Continue acompanhando para descobrir essas e outras informações importantes sobre a cirurgia.
O que é e como é realizada a torsoplastia baixa?
Em linhas gerais, a cirurgia de torsoplastia baixa entra na categoria de procedimentos reparadores que visam melhorar a estética e funcionalidade de determinadas áreas do corpo.
Assim como a abdominoplastia pós-bariátrica e a toracoplastia, trata-se de uma técnica que visa remover o excesso de pele da região dorsal e flancos, promovendo inclusive o reposicionamento dos glúteos em alguns casos.
Feita sob anestesia geral ou peridural com sedação, essa cirurgia tem duração de aproximadamente 2 horas, com liberação da paciente de alta no mesmo dia, se não houver qualquer intercorrência.
Na torsoplastia baixa, realiza-se uma incisão horizontal na linha acima dos glúteos, removendo uma faixa de pele para o remodelamento da região, assim como pequenos depósitos de gordura na área.
Para quem essa cirurgia é indicada?
A torsoplastia baixa é indicada para pacientes que têm a concentração do excesso de pele localizada acima dos glúteos.
Indivíduos que passaram pela cirurgia bariátrica e tiveram o emagrecimento expressivo são grandes beneficiados com a técnica, uma vez que o excesso de pele na região tende a causar inúmeros desconfortos.
No entanto, é preciso atentar-se para os tipos de torsoplastia, considerando que há também a possibilidade de realizar a torsoplastia alta, voltada para o acúmulo de pele na região do tórax.
Vale lembrar que é possível ainda aliar este procedimento a outras técnicas com a abdominoplastia ou a lipoaspiração.
Quais os benefícios da torsoplastia baixa?
Para além de remodelar esteticamente a área do dorso, a torsoplastia baixa promove um reposicionamento dos glúteos e uma melhora expressiva na qualidade de vida dos pacientes.
Problemas dermatológicos como assaduras, dermatites e outras condições também são solucionadas com a cirurgia, assim como uma melhora na autoestima e autoconfiança.
A recuperação da torsoplastia
O pós-operatório da torsoplastia baixa exige um período de repouso de três a quatro semanas, com interrupção das atividades físicas para não comprometer os resultados da cirurgia.
O uso de uma malha cirúrgica e a realização das sessões de drenagem linfática também são fundamentais para recuperação e cicatrização.