Pesquisadores americanos usaram questionário validado para obter as perspectivas das mulheres sobre os benefícios físicos e psicológicos da cirurgia plástica de aumento de mama ou Mastoplastia de Aumento.
O questionário avalia mudanças em seis áreas que afetam a qualidade de vida em relação à satisfação com as mamas:
1) Resultado Global;
2) Psicossocial;
3) Sexual;
4) Física;
5) Bem-Estar;
6) Satisfação com o Atendimento.
Seiscentos e onze mulheres completaram o questionário antes da cirurgia de aumento de mama e de novo em seis semanas e seis meses depois. A cirurgia foi realizada utilizando implantes (geralmente silicone) colocados atrás do músculo (retromuscular).
Os resultados mostraram melhora significativa na maioria dos aspectos da qualidade de vida. Por exemplo, as pontuações de satisfação com os seios (em uma escala de 100 pontos) aumentou de cerca de 25 antes da cirurgia para cerca de 80 depois.
Houve melhorias semelhantes em escores de bem-estar psicossocial e sexual. O grau das melhorias na qualidade de vida foi classificado como “muito grande”.
Uma área de qualidade de vida diminuiu após o aumento do peito. Pontuações para o funcionamento físico foi menor em seis semanas em comparação com antes da cirurgia, embora as pontuações voltaram ao normal por seis semanas.
Isso pode refletir um atraso na recuperação física completa após a colocação do implante submuscular. Maior tempo de acompanhamento seria necessário para determinar se o funcionamento físico, eventualmente, retorna aos níveis pré-operatórios. Além disso, os pacientes mais velhos apresentaram menores escores de satisfação com as mamas e com o procedimento geral.
Média de satisfação global diminuiu de cerca de 90 para as mulheres com menos de trinta anos de idade, a 86 para aqueles na casa dos trinta, 82 para aqueles em seus quarenta anos e 77 para aqueles com mais de cinquenta anos. “Os pacientes mais velhos parecem menos satisfeitos com seu resultado estético e menos propensos a ter suas expectativas atendidas“, escrevem Dr. Alderman e coautores.
Qualidade de vida é cada vez mais considerado como um fator importante na avaliação dos benefícios de muitos tipos de tratamentos médicos ou cirúrgicos.
Aumento de mama é o procedimento cirúrgico cosmético mais comum realizado nos Estados Unidos. De acordo com estatísticas ASPS, cerca de 290.000 mulheres foram submetidas a implantes cosméticos de mamas em 2013.
É importante estabelecer os benefícios de aumento de mama a partir da perspectiva do paciente, especialmente uma vez que os implantes mamários têm estado sob escrutínio por questões potenciais de segurança. Dr. Alderman e colegas concluem: “Esses dados, juntamente com outras pesquisas usando o questionário MAMA-Q pode ser usado no nível de política de apoio à disponibilidade de implantes mamários para mulheres em os EUA e no mundo“.
Fonte: American Society of Plastic Surgeons (ASAPS)