Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. A cirurgia tem por objetivo moldar o nariz de acordo com as alterações do paciente e/ou melhorar a função respiratória quando houver disfunção desta.
O nariz encontra-se no centro da face e está diretamente relacionado com sua beleza. Qualquer alteração nesta estrutura irá modificar as características faciais também.
Este é o motivo que tem levado cada vez mais pessoas a realizar a rinoplastia. Houve grande evolução da cirurgia do nariz nos últimos anos. Com base nos princípios da rinoplastia moderna estruturada podemos realizar diversas mudanças no nariz.
A melhora pode ser estética ou funcional e depende de cada paciente individualmente. Se você está infeliz com a forma de seu nariz, ou possui alguma disfunção respiratória, a rinoplastia pode ser uma excelente opção.
A rinoplastia pode mudar:
O tamanho de seu nariz em relação à face;
A largura de seu nariz;
O tamanho e posição das narinas;
A ponta de seu nariz. Deixá-la mais ou menos projetada (arrebitada);
O perfil do seu nariz. Corrigir uma giba óssea diminuindo o dorso ou corrigindo uma depressão (nariz em sela) aumento o dorso nasal.
A rinoplastia pode ainda moldar a ponta nasal tornando mais afinada e corrigir assimetrias. Em relação à parte funcional, a correção de fraturas nasais e suas deformidades consequentes ao trauma e a correção do desvio de septo são pontos importantes deste procedimento. Alguns defeitos congênitos também são corrigidos ou amenizados com a rinoplastia.
São inúmeras as possibilidades desta gratificante cirurgia plástica. A melhora da autoestima, de algo também importante na beleza da face, faz com que esta cirurgia seja cada vez mais procurada.
Porém, lembre-se: todo paciente deve ser avaliado por um cirurgião plástico com Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) antes de qualquer cirurgia plástica.