Quando uma pessoa passa por um processo de perda de peso excessivo, é comum que a pele fique flácida, deixando muitos pontos de gordura ao longo do corpo.
Esse problema geralmente afeta as pessoas que lutam contra o sobrepeso e contra a obesidade, fazendo com que a flacidez seja uma realidade depois de um processo de emagrecimento através de dietas ou até mesmo cirurgias bariátricas.
Essa flacidez pode incomodar muito o paciente, e geralmente fica presente na região abdominal, dos braços, pernas e costas. Essa pele flácida faz com que diversos outros problemas possam surgir, como as incômodas assaduras, micoses e até infecções na pele.
Para solucionar esse problema, existem alguns procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos, e hoje vamos falar um pouco mais sobre eles.
Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, confira as informações que trouxemos a seguir:
Cirurgias plásticas reparadoras
Como dissemos acima, passar por um processo de emagrecimento é a realidade de muitos brasileiros, principalmente os que sofrem com obesidade ou sobrepeso.
A cirurgia bariátrica, por exemplo, que é recomendada em alguns casos de obesidade, requer muitos cuidados no pós-operatório, principalmente porque muitas partes do corpo do paciente acabam ficando flácidas por conta do excesso de pele.
Quando isso acontece, o médico recomenda que cirurgias reparadoras sejam feitas para devolver a autoestima do paciente e também aumentar a qualidade de vida.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre o que é uma torsoplastia e como ela pode ser recomendada em alguns casos. Veja a seguir.
O que é uma torsoplastia?
A cirurgia plástica conhecida como torsoplastia possui o objetivo de trazer contorno novamente para o corpo. Ela é feita no dorso, removendo o excesso de pele flácida que fica acumulada na região dos flancos e das costas.
Essa cirurgia também é recomendada em pacientes que tenham flacidez em outras partes do corpo, como a região do glúteo, por exemplo.
É muito comum que a torsoplastia seja feita em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração que consiste na remoção da gordura em excesso e também da abdominoplastia, que é uma cirurgia realizada no abdome.
A realização de mais de um procedimento cirúrgico ao mesmo tempo, vai depender da saúde do paciente em questão, e também da recomendação médica frente à necessidade dele.
Assim que o processo de emagrecimento for finalizado ou a cirurgia bariátrica tiver os seus resultados, é importante esperar pelo menos 6 meses até a realização da torsoplastia ou de qualquer outra cirurgia plástica.
Para isso, o médico precisa avaliar o estado atual do paciente e se certificar de que essa será a melhor decisão para ele no momento, de acordo com suas necessidades e sua qualidade de vida.
Durante as consultas, o médico avalia o paciente e dá todos os detalhes sobre a cirurgia plástica que será feita, como o tempo, qual anestesia será aplicada, como será o processo de recuperação e quais os cuidados o paciente vai precisar ter até que veja o resultado definitivo em seu corpo.
Pré e pós-operatório da torsoplastia
Como acontece em todas as cirurgias, é muito importante que o paciente tenha ciência sobre o pré e o pós-operatório que terá, porque assim, vai conseguir colaborar para que a recuperação seja a melhor possível, evitando problemas durante esse processo.
Para a realização da torsoplastia, o médico poderá optar tanto pela anestesia geral quanto pela anestesia peridural. A escolha vai depender das condições de saúde do paciente em questão.
A duração da cirurgia de torsoplastia dura em média duas a três horas, sem contar com o período de tempo que o paciente fica se preparando no hospital e o período de tempo de permanência no hospital logo após da cirurgia.
Antes da cirurgia, geralmente o paciente precisa chegar com 24 horas de antecedência para que a internação seja feita. Depois da cirurgia, é possível que a alta do paciente seja dada também em 24 horas.
No processo de pré-operatório, o paciente vai precisar realizar alguns exames que são muito importantes em casos pré cirúrgicos. Todos eles são recomendados pelo médico e devem ser seguidos pelo paciente.
Todas as recomendações médicas devem ser seguidas à risca pelo paciente logo após o pós-operatório da torsoplastia. Dessa forma, ele consegue evitar complicações.
O processo de recuperação no pós-operatório é de 30 dias em geral, contando que todos os cuidados sejam tomados em casa.
Caso a profissão do paciente não exija esforço, ela poderá ser retomada logo após a primeira semana de cirurgia realizada. Mas, a recomendação é que o paciente não dirija por três semanas pelo menos. A atividade física também poderá ser realizada, mas com liberação médica e orientação de um profissional capacitado.
É muito importante poder contar com médicos especialistas no assunto, principalmente se você busca por um resultado de excelência.
Como ficam as cicatrizes da torsoplastia?
Mais uma pergunta frequente que os pacientes normalmente possuem sobre a cirurgia de torsoplastia é a respeito das cicatrizes.
Por ser um procedimento muito mais realizado pela estética e autoestima dos pacientes, a posição das cicatrizes é um ponto levado muito em consideração pelos médicos, sendo bem-planejado para que não fiquem tão expostas.
A incisão é feita na linha das nádegas, e assim, a cicatriz pode ficar sob as roupas de banho e as roupas íntimas. Em casos de realização de lipoaspiração, as cânulas também poderão ser introduzidas nessas incisões, sem que outros cortes sejam feitos.
Dependendo da quantidade de pele que for retirada, as cicatrizes poderão ficar quase que imperceptíveis. Ainda que a incisão seja feita na parte de baixo das costas, ela também ficará escondida sob as roupas de banho e as roupas íntimas.
É válido lembrar que a torsoplastia é uma cirurgia tão séria quanto todas as outras, e por isso, deve ser realizada por um profissional capacitado e referência na área. Pesquise os melhores do mercado antes da realização desta.
Se tiver dúvidas sobre o procedimento, entre em contato conosco e agende sua avaliação!