Conhecida também como labioplastia, a ninfoplastia consiste em uma cirurgia plástica realizada na região íntima feminina. O objetivo dessa cirurgia é reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais, principalmente em casos de hipertrofia nessa região.
Em diversos casos o desconforto pode não ser apenas estético, sendo físico também e incomodando ao usar roupas justas, por exemplo, ou fazer exercícios. Neste conteúdo explicaremos o que é o procedimento em todos os detalhes.
O que é a ninfoplastia?
De forma resumida, a ninfoplastia é uma cirurgia plástica realizada para diminuir o tamanho dos pequenos lábios como mencionado, corrigir assimetrias na região ou até mesmo frouxidões nos pequenos lábios.
Mesmo sendo considerada uma cirurgia estética, realizá-la pode corrigir problemas funcionais não somente na realização de exercícios ou roupas mais apertadas, mas até mesmo em relações sexuais.
Em alguns casos, pode-se gerar constrangimento que causa problemas psicológicos, podendo levar a inseguranças. A ninfoplastia é indicada em todas as situações citadas, podendo resolver esses problemas com sucesso.
Se você deseja fazer esse procedimento, procurar um profissional na área e se informar esclarecendo todas as eventuais dúvidas é importante.
Como funciona a cirurgia?
Essa cirurgia plástica é feita aplicando-se anestesia local na região, podendo haver ou não sedação e tendo duração de 40 minutos a até 1 hora.
O profissional realiza uma incisão nos pequenos lábios de modo a reparar e diminuir o tamanho, costurando as bordas de forma com que a cicatriz não fique visível, garantindo uma estética agradável para a paciente.
Se realiza uma sutura com fios absorvíveis, esses que se absorvem pelo próprio organismo durante o tempo, não necessitando de retorno para serem retirados. Porém, em casos em que é utilizado o ponto comum, eles devem ser retirados em 8 dias.
O processo de alta geralmente ocorre no dia seguinte em que a ninfoplastia foi realizada, onde o retorno para a rotina de trabalho e atividades diárias demora aproximadamente entre 10 e 15 dias após o procedimento.
É necessário ter atenção ao ponto de recuperação, onde para o retorno de exercícios físicos e relações sexuais deve-se aguardar entre 40 e 45 dias.
Na primeira semana pós-cirurgia ainda se faz preciso evitar sentar-se, preferindo deitar-se em posição onde as pernas fiquem levemente mais elevadas que o resto da região do tronco, facilitando um melhor retorno venoso e diminuindo os inchaços e dores após a operação.
Principais benefícios
Para mulheres que estão com a autoestima afetada, podendo ter vergonha do próprio corpo e se sentirem mal pelo tamanho dos pequenos lábios, a ninfoplastia promove a melhora disso totalmente.
Além disso, outro benefício está em auxiliar na prevenção de infecções que podem ser causadas nos casos de pequenos lábios com grande volume, visto que isso contribui ao acúmulo de secreções de urina, resultando no aumento da chance de infecções, além de existir maior fricção que pode formar feridas.
O desempenho sexual também acaba sendo aprimorado, evitando a dor causada por pequenos lábios que possuem hipertrofia, eliminando totalmente essa dor e o constrangimento.
Após a cirurgia, o conforto para utilizar roupas justas e fazer exercícios também acaba sendo um dos benefícios, sem incomodar ao utilizar roupa íntima e alguns tipos de calças como legging e jeans.
Processo de recuperação
O inchaço após o processo de ninfoplastia é completamente normal, podendo ainda possuir aspecto avermelhado na região íntima. É necessário o repouso de 8 dias da paciente, permanecendo de preferência deitada e com roupas mais leves.
A realização de drenagem linfática diversas vezes durante o dia é recomendada para que se possa diminuir o inchaço e a dor, facilitando a recuperação e cicatrização da região com melhor qualidade e eficiência.
O período completo de recuperação pode variar, porém, o tempo médio de cicatrização completa é de 6 meses, onde o resultado poderá ser observado sem inchaços ou alterações.
Sobre o contato sexual, como mencionado anteriormente, após 40-45 dias da cirurgia ele poderá ocorrer sem maiores problemas, porém é necessário cuidado. No caso de formação de complicações na cicatrização que podem impedir a penetração, será preciso realizar outro procedimento de correção.
Higiene e recomendações extras
No período de recuperação da ninfoplastia, é ainda necessário possuir um cuidado especial na higiene da região íntima.
A região deve-se manter sempre limpa e seca, utilizando compressas de gelo no local por 15 minutos, principalmente nos dias iniciais de pós operação. Esse cuidado irá auxiliar a aliviar a inflamação e combater o inchaço na região, podendo ser feito 3 vezes o dia.
Após realizar as necessidades fisiológicas, a região deve sempre ser higienizada com água fria ou com o soro fisiológico, aplicando com gaze uma solução antisséptica promovendo a melhor higiene.
Por recomendação do profissional, utilizar pomadas cicatrizantes ou bactericidas podem também ser indicadas para evitar a coceira no período de cicatrização, evitando assim a possibilidade de infecção no local.
Repetir esse cuidado é ideal após as idas ao banheiro por pelo menos 15 dias, de modo a garantir total eficiência na prevenção de infecções.
No momento de utilizar o absorvente, ele deve ser macio, absorvendo o máximo de sangue sem pressionar a região. A calcinha também pode interferir, necessitando o cuidado de utilizar calcinhas de algodão e que não sejam tão justas, promovendo melhor respiração e conforto.
Restrições
Entre as restrições, evitar calças mais justas como jeans e legging se faz importante. Também deve-se evitar dirigir nos primeiros dias após o processo cirúrgico, visto que a posição de motorista pode causar dores e sangramento pelo desconforto. Fumar e consumir bebidas com teor alcoólico deve ser evitado por pelo menos 10 dias.
A ninfoplastia não é recomendada para mulheres com menos de 18 anos ou que tenham problemas com hipertensão, insuficiência cardíaca ou diabetes. Em períodos de menstruação ou próximos dela, o procedimento também não é recomendado.
O sangue menstrual pode favorecer a infecção por deixar a região vaginal mais úmida, o que torna completamente inviável realizar a operação nesse período.
Se você está completamente apta para realizar o procedimento de ninfoplastia e se encaixa em um dos casos recomendados, essa cirurgia pode melhorar a sua autoestima e promover um melhor bem-estar!
Veja mais sobre cirurgias plásticas em nosso site e entre em contato caso tenha interesse em um dos nosso procedimentos.