Chamamos de Monte de Vênus ou região púbica a área localizada acima da genitália masculina ou feminina, aquele local onde os pelos pubianos crescem. Durante o ato sexual, a gordura da região tem o objetivo de amortecer o impacto sobre o local.
Muitas pessoas desconhecem o arsenal de tratamentos que a cirurgia plástica possui para amenizar alterações estéticas ou funcionais daquela região triangular, entre as virilhas.
Entretanto, o excesso de pele e gordura da região é causa frequente de constrangimento e falar sobre o assunto é considerado por muitos um tabu, mesmo nas rodas de amigos. Muitos pacientes deixam de utilizar roupas justas, sentem-se constrangidas no ato sexual, evitam frequentar academias ou utilizar trajes de banho devido ao abaulamento daquela área.
As causas das alterações estéticas dessa da região púbica podem ser:
Aumento do volume pelo excesso de peso, principalmente em pacientes com sobrepeso ou obesos;
Alterações hormonais ou uso de medicamentos que podem levar a um acúmulo de gordura na região;
Biotipo do paciente ou condição genética que leva a um acúmulo natural da região, mesmo em pacientes não obesos.
Excesso de pele causado pelo grande emagrecimento. Exemplos: pacientes pós-bariátricos ou pós-gastroplastia ou após redução do estômago.
Os procedimentos utilizados na redução do Monte de Vênus são:
Lipoaspiração: indicada para quem tem apenas aumento de gordura da região, faz-se uma aspiração para reduzir a gordura localizada. É a técnica mais utilizada.
Lifting do púbis com a dermolipectomia local: utilizada para o ressecção do excesso de pele e levantamento da região genitália. Indicada principalmente para os pacientes após grande emagrecimento, como os pacientes pós-bariátricos.
Lipoaspiração mais lifting do púbis: indicada quando há excesso de pele e gordura local.
Como as cirurgias duram em torno de 30 a 60 minutos, o paciente geralmente tem alta hospitalar no mesmo dia.
A redução do Monte de Vênus é frequentemente realizada em associação com a cirurgia plástica de abdominal ou abdominoplastia, já que as alterações de ambas as regiões normalmente coexistem.
Como é o pós-operatório da cirurgia? Por se tratar de um procedimento de pequeno porte, o pós-operatório é relativamente tranquilo. Ocorre inchaço e equimose (áreas roxas) na região do púbis que, comumente, estendem-se para as genitálias. A dor é usualmente de intensidade leve a moderada e facilmente controlada com analgésicos orais.
Deve-se evitar atividades físicas e sexuais por 15 dias após a lipoaspiração e 30 dias após o lifting de púbis com dermolipectomia.
Em vista disso, a redução do Monte de Vênus tem se mostrado um procedimento seguro, relativamente rápido e com alto grau de satisfação para aqueles pacientes que sofrem desse problema.