Toda pessoa que realiza uma cirurgia bariátrica deve fazer uma cirurgia plástica reparadora?
R – Mito. A cirurgia reparadora está indicada para aquelas pessoas que, após o emagrecimento e estabilização do peso, apresentam alterações persistentes do ponto de vista funcional ou estético. Se o paciente emagreceu e está feliz com o seu corpo, não há motivo para a cirurgia.
2) A cirurgia plástica pós-bariátrica pode remover o excesso de pele e gordura?
R – Verdade. A cirurgia plástica reparadora após o grande emagrecimento pode remover o excesso e pele e gordura. Este é um dos principais benefícios dessa cirurgia.
3) A área do corpo mais comum para realizar a cirurgia plástica após a bariátrica é o abdômen?
R – Verdade. O abdome é o local mais comumente procurado para a realização das cirurgia bariátrica seguido pelas mamas, braços e coxas, glúteos e face.
4) Pode fazer um lifting ou reparadoras do corpo todo (abdômen, mamas, coxas, glúteos, dorso, lateral de tórax, face) de uma só vez?
R – Mito. Usualmente as cirurgias múltiplas são realizadas em tempos separados por motivos de segurança. Algumas associações de procedimento podem ser realizadas a critério do cirurgião plástico.
5) Quem fez cirurgia bariátrica só pode fazer abdominoplastia em âncora?
R – Mito. Muitos paciente que realizaram cirurgia bariátrica poderão realizar a cirurgia de abdominoplastia clássica/convencional ou miniabdominoplastia. A decisão da técnica irá depender da alteração de cada paciente apresenta. A escolha da técnica usualmente é uma decisão discutida compartilhada entre o cirurgião e o paciente.
6) O silicone não é recomendado para aumentar as mamas em pessoas que perderam muito peso?
R – Mito. É muito comum a utilização de silicone para aumentar as mamas após uma cirurgia bariátrica.
7) Quando a perda de peso deixou apenas gorduras localizadas pode fazer apenas uma lipoaspiração?
R – VERDADE. Porém isso ocorre em um pequeno número de pacientes. A grande maioria dos pacientes após bariátrica apresentam flacidez de pele e necessitam retirada de pele com cirurgia de dermolipectomia.
8) Quando há sobra de pele no pescoço após bariátrica é possível recorrer à cirurgia plástica?
R – VERDADE. Usualmente a cirurgia indicada para o tratamento de flacidez do pescoço é o lifting facial.
9) Pessoas com mais de 60 anos não podem fazer cirurgia reparadora pós bariátrica?
R – MITO. Não existe um limite de idade máximo para realização das cirurgias plásticas de um modo geral. Mais importante que a idade cronológica, é a idade biológica e analisar como a pessoa está de saúde.
10) O resultado das cicatrizes depende apenas da técnica cirúrgica do cirurgião plástico?
R – MITO. As cicatrizes são permanentes. Existem três fatores que irão determinar o resultado da cirurgia: O primeira é a técnica cirúrgica, o segundo é o cuidado pós operatório que o paciente realiza e o terceiro é a genética do paciente.
Fonte: Dr. André Araújo
Cirurgião Plástico – CRM-SP 131482 / RQE 32814