Entre as características da face que definem a harmonização e simetria do rosto, o queixo é forte influenciador para a total simetria facial. Muitas pessoas que possuem um queixo retraído acabam tendo problemas de autoestima e insatisfação, onde é aí que a mentoplastia entra.
Neste conteúdo explicaremos como funciona a cirurgia plástica realizada no queixo e todos os detalhes da operação.
Entendendo a mentoplastia
A mentoplastia é um procedimento cirúrgico que remodela o queixo utilizando partes do próprio osso ou implantes artificiais, avançando ou recuando o queixo a partir de fraturas. O principal objetivo dessa cirurgia está em tornar o queixo com um aspecto mais equilibrado e harmonioso com as outras características do rosto.
O processo de aumento é geralmente mais comum do que a redução além de ser mais simples, e em alguns casos, o benefício da mentoplastia não é apenas estético, podendo ser utilizada para corrigir deformidades estéticas ou funcionais do queixo.
Para quem ela é indicada?
Esse procedimento muitas vezes é indicado para pessoas que querem ter um aumento da autoestima ou para fins de correção, quando o formato do queixo interfere na mastigação ou até mesmo na respiração.
Além disso, essa cirurgia só pode ser realizada em pessoas acima de 17 anos, pois é após essa idade que os ossos da face já estão desenvolvidos o suficiente. Antes de realizar a cirurgia, é feita uma análise do rosto, com o objetivo de identificar e conseguir avaliar qual correção será a mais adequada.
Em casos específicos, a mentoplastia é associada com a rinoplastia, cirurgia que possui o mesmo objetivo, porém para o nariz, de modo a tornar o rosto mais harmonioso.
A preparação para a cirurgia consiste no jejum de 2 horas antes da cirurgia, e nos casos de aplicação da anestesia local, o tempo de jejum aumenta para 12 horas em casos de anestesia geral.
Em casos onde o paciente possui gripe, algum tipo de infecção ou resfriado, deve-se tratar o problema antes de realizar o procedimento.
Como funciona a cirurgia?
Após a consulta de avaliação, feita para analisar o rosto do paciente e observar quais alterações serão as mais adequadas, é preciso que uma série de exames seja feita.
Esses exames são de suma importância para verificar se a saúde do paciente está em boas condições para que o processo cirúrgico possa ser realizado sem complicações que possam comprometer a segurança.
Após todas as verificações necessárias, está na hora de agendar e iniciar a cirurgia. Nos casos em que a mentoplastia é aliada à rinoplastia, a anestesia necessita ser geral, caso contrário ela poderá ser tanto geral quanto local.
É então feita uma incisão que irá variar de acordo com a técnica, embora incisões realizadas na boca do paciente evitam cicatrizes expostas. Quando não é possível esse tipo de incisão, geralmente se opta por fazê-la abaixo do queixo, o que também é um modo discreto para evitar cicatrizes visíveis.
Feita a incisão, se insere um implante que pode ser de silicone ou polietileno, mas quando se utiliza o próprio osso do queixo, é feito um descolamento da parte frontal do osso da mandíbula, quebrado e remodelado.
Com as estruturas devidamente posicionadas e fixadas, a incisão é fechada, dando fim para o procedimento. Após isso, se inicia o processo de recuperação do paciente.
Recuperação
A etapa de recuperação é rápida para a maioria dos pacientes, sem grandes dores que podem ser aliviadas facilmente com o uso de analgésicos. Para que a prótese fique imobilizada, se coloca um curativo no local e para que se proteja a área com maior segurança.
Em relação ao tempo de repouso, na maioria das vezes apenas um dia já pode ser o suficiente, a não ser que o profissional responsável pela cirurgia recomende mais dias de descanso.
É recomendado que por pelo menos 14 dias após a cirurgia o paciente faça uma dieta com alimentos que necessitem de menos mastigação, mais moles ou até mesmo pastosos, para que o local onde se foi feito o procedimento não faça muitos esforços.
Até mesmo no momento da escovação dos dentes o cuidado é necessário, adotando uma escova com cerdas mais macias. Esforços físicos também devem ser evitados, principalmente exercícios.
Os resultados finais do procedimento poderão ser vistos em cerca de seis meses a um ano após o procedimento, que será o período que o inchaço terá desaparecido de forma completa.
Satisfação dos resultados
Normalmente, a mentoplastia oferece resultados altamente satisfatórios para quem decide realizar o procedimento, principalmente quando ele é feito com a rinoplastia ou a própria harmonização facial.
Com isso, a autoestima aumenta e o novo formato do queixo entrega um melhor aspecto estético e funcional, corrigindo problemas de mastigação caso o paciente havia sofrido com isso antes do procedimento.
O queixo é uma das características do rosto que definem todo o formato dele, tendo importância na função estética. Quando a mentoplastia é realizada por um profissional completamente capacitado que dispõe dos materiais e técnicas corretas, uma mudança significativa e satisfatória é garantida.
Com o profissional ideal, a cicatriz é oculta por completo, realizada por dentro da boca. A recomendação extra caso ela seja feita abaixo do queixo é de se evitar pegar sol nos primeiros dias após a cirurgia.
Complicações
Em alguns casos mais raros, podem surgir complicações após a operação como infecções, lesões ou hemorragias, sendo preciso que a prótese seja removida.
Além disso, mesmo que a chance de que isso aconteça seja mínima, pode ocorrer o deslocamento ou exposição da prótese colocada no procedimento, endurecimento dos tecidos da região, aumento de sensibilidade no local ou aparecimento de abscessos.
Exatamente por conta disso que a cirurgia plástica é realizada com cautela e com exames antes do procedimento, de modo a garantir a segurança máximo do paciente e que ele possa fazer a cirurgia de maneira tranquila.
Se o paciente seguir de forma rigorosa todas as recomendações e orientações dadas pelo profissional, tomando as medicações que lhe foram prescritas, as chances de riscos e infecções são praticamente inexistentes.
Entre em contato e marque sua consulta.