A escolha entre os dois procedimentos vai depender dos seus objetivos e necessidades do seu corpo
Se você está procurando opções de cirurgias plásticas para melhorar o contorno abdominal, certamente já se deparou com a dúvida entre fazer uma lipoaspiração ou abdominoplastia.
Embora não tenham a mesma função, os dois procedimentos são frequentemente associados, o que pode gerar certa confusão em quem não tem familiaridade com o assunto ou ainda, não tem certeza de qual a melhor opção para o seu caso.
Todavia, saber quais são as indicações de cada uma das técnicas, assim como são realizadas e seus benefícios, é fundamental para fazer uma escolha mais assertiva e alinhada com as suas expectativas.
Pensando nisso, reunimos no conteúdo de hoje, tudo o que você precisa saber sobre lipoaspiração e a abdominoplastia. Acompanhe!
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração é a cirurgia plástica responsável por remover os depósitos de gordura localizada, que pode ser realizada em diferentes partes do corpo, promovendo uma melhora expressiva no contorno e harmonia corporal.
Trata-se de um dos procedimentos mais realizados do mundo, considerada menos invasiva que outras técnicas com a mesma finalidade, com recuperação rápida e, em geral, indolor para os pacientes.
A técnica consiste em pequenas incisões onde são inseridas cânulas, responsáveis por realizar a sucção da gordura, deixando uma cicatriz de no máximo 4 mm na região aspirada.
Feita sob anestesia geral, peridural ou local com sedação, a cirurgia tem duração de aproximadamente duas horas, podendo variar de acordo com a extensão da área escolhida.
Quando a cirurgia é indicada?
O procedimento de lipoaspiração é recomendado para pacientes que desejam se livrar da gordura localizada de forma rápida e eficiente, principalmente em regiões que não é possível conseguir resultados satisfatórios apenas com treino e dieta.
Em geral, os homens costumam recorrer a esse tipo de cirurgia para definir o abdômen, enquanto as mulheres escolhem o procedimento para melhorar o contorno da silhueta e se livrar dos flancos e culotes.
Vale destacar que a lipo não é indicada para pacientes que queiram emagrecer, sendo permitido remover apenas 5% de gordura corporal no procedimento.
O que é abdominoplastia?
Já a cirurgia de abdominoplastia refere-se a técnica estética que tem como principal objetivo retirar o excesso de pele, flacidez e pequenos depósitos de gordura localizados exclusivamente na região abdominal.
Realizada sob anestesia geral ou local com sedação, essa cirurgia é considerada de alta complexidade, devido ao tamanho da incisão, as horas de procedimento e alterações que são feitas no corpo.
A duração média do procedimento é de 3 horas, podendo sofrer variações de acordo com as particularidades de cada paciente.
Na abdominoplastia clássica, um corte horizontal é feito acima da região púbica, de uma ponta a outra, seguido de uma incisão ao redor do umbigo.
Toda faixa de gordura é removida, o umbigo é reposicionado e os músculos são tensionados para promover uma melhora estética, deixando o abdômen mais reto e harmônico.
Quando a cirurgia é indicada?
A recomendação da abdominoplastia é para pacientes que possuem flacidez na pele, gorduras e estrias na região inferior do abdômen e queiram se livrar do incômodo causado por tais condições.
Normalmente, pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, tiveram perda de peso expressiva ou ainda tiveram seus corpos modificados pós-parto são fortes candidatos ao procedimento.
Contudo, a cirurgia não é recomendada para pacientes com um grande volume de gordura abdominal, uma vez que esse não é o foco principal da técnica.
Abdominoplastia ou lipoaspiração: qual escolher?
A escolha entre os dois procedimentos, lipoaspiração ou abdominoplastia, vai depender dos seus objetivos com a cirurgia plástica.
Se você deseja apenas melhorar o contorno corporal e possui pouca pele ou flacidez na região e seu incômodo se limita apenas às gordurinhas teimosas, então a lipoaspiração é mais indicada para o seu caso.
Já se há um excesso de pele solta e pouca tonificação muscular, a abdominoplastia pode ser o procedimento que melhor vai atender às suas necessidades.
No entanto, é importante ressaltar que apenas um cirurgião plástico especializado é quem poderá determinar a escolha mais assertiva e que trará melhores resultados para o que você deseja.
É possível fazer os dois procedimentos de uma vez só?
Sim! A associação de técnicas é bem comum e costuma render resultados satisfatórios para os pacientes que optam pelo procedimento e lipoaspiração ou abdominoplastia.
Denominada como lipoabdominoplastia, essa cirurgia consiste na combinação das duas técnicas, visando não só eliminar a gordura localizada, como também retirar o excesso de pele e flacidez da região abdominal.
De todo modo, a indicação para fazer a associação dos procedimentos precisa vir de um profissional especializado no assunto, que tomará a decisão com base em uma avaliação física e clínica do estado geral de saúde do paciente.
Ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre o assunto e lipoaspiração ou abdominoplastia? Continue acompanhando os conteúdos do blog ou agende sua consulta com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudar!