Saiba mais sobre a cirurgia de lipoaspiração e seus resultados
Em geral, existem diversos fatores que podem influenciar a decisão de uma pessoa em realizar uma cirurgia de lipoaspiração, seja para retirar gordura localizada, remodelar o corpo após uma gestação, entre outros.
Assim, esse procedimento pode ser realizado em diversas partes do corpo, como coxas, braços, costas, barriga, mas sempre com a finalidade de transformar o corpo. Desta forma, tanto homens quanto mulheres podem fazer a lipoaspiração, porém, se atentar a um especialista qualificado na área.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), afirma que a lipoescultura é o segundo procedimento mais procurado por todos os brasileiros, ficando atrás apenas da prótese de silicone.
Pensando nisso, preparamos esse post para você poder tirar todas as dúvidas e ficar por dentro do assunto.
O que é lipoaspiração?
A princípio, a lipoaspiração pode ser exemplificada como, o procedimento voltado para a remoção de gordura através de cânulas, podendo ser realizada em diversas partes do corpo que possuam gordura localizada.
Geralmente, a cirurgia pode ser considerada pequena, média ou grande. Tudo depende da quantidade de gordura que irá ser retirada na parte do corpo escolhida. Em suma, o máximo é cerca de 5% do peso corporal, para não correr o risco de anemia ou desidratação.
Assim, esse procedimento iniciou-se na década de 1980, pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz, conhecida também por “lipo”, a cirurgia tende a remover gorduras localizadas, através do uso de cânulas inseridas no tecido subcutâneo, retirando toda a gordura com o auxílio de um aspirador.
Vale lembrar, que a lipoaspiração não é um tratamento específico para obesidade e também não substitui uma alimentação balanceada e práticas de atividades físicas periódicas.
Com o avanço da tecnologia, esse procedimento deixou de ser uma cirurgia que retirava pequenas quantidades de gordura, para ter um papel fundamental no arsenal da cirurgia plástica. Além disso, pode ser complementar para reconstruções mamárias, gluteoplastia ou outros procedimentos voltados para a remodelação do corpo.
Além de tudo, a lipoaspiração, como todo procedimento cirúrgico, não deixa de ter riscos, por isso, ela deve ser realizada por um médico especializado, em um ambiente específico e com todas as diretrizes de seguranças, principalmente nos cuidados com o paciente.
Como é realizado o procedimento de lipoaspiração?
Antes de tudo, para realizar a lipoaspiração é preciso alguns cuidados antes da cirurgia como, por exemplo, as marcações na área que o paciente deseja que seja retirada a gordura, conhecidas como “áreas localizadas”, onde essa gordura pode ficar acumulada. Em geral, os locais considerados mais comuns são: abdome, coxas, culote e costas.
Logo após, o paciente é levado para o centro cirúrgico, onde é aplicada a anestesia. Esse fator pode variar entre anestesia local, local com sedação ou geral, tudo irá depender da área que será aspirada.
Assim, as cânulas, que são um tipo de tubo de metal, são inseridas e atravessam as camadas da pele até que a camada de gordura mais profunda seja atingida, onde se encontra a região com células mais moles, facilitando a aspiração.
Além de tudo, a cânula é ligada a um tipo de aspirador, sendo um aparelho elétrico que consegue sugar a gordura, guiando-a até um frasco de armazenamento. Para o início da cirurgia, o objeto de metal, pode ser de 6 mm, que agiliza o processo, e para finalizar o de 1,5 mm, ao ter menores níveis de gordura no local.
Nesse sentido, o tempo de cirurgia pode variar entre três e seis horas, tudo depende da quantidade de gordura. Após toda a aspiração, é realizada sutura do local e o tempo de recuperação completa pode variar em até 60 dias.
Vale lembrar que é necessário o uso de malhas compressivas, mais conhecidas como cintas, para modelar o corpo, além de precisar seguir à risca uma dieta hipercalórica.
Além de tudo, é preciso que o paciente siga algumas recomendações antes da cirurgia, como:
- Realizar exames pré-operatórios;
- Não fumar, pelo menos um mês antes da data marcada para o procedimento (o cigarro pode atrapalhar na cicatrização);
- Tomar medicação indicada pelo profissional e suspender ou alterar a dose de medicamentos que podem aumentar o sangramento.
Quais os cuidados no pós-operatório?
Por fim, após todo o procedimento é normal sentir dor e inchaço, por isso, o médico indica uma medicação necessária para aliviar esses desconfortos. Além de tudo, são necessários alguns cuidados importantes, como:
- Fazer caminhada lentamente por 10 minutos, no mínimo duas vezes ao dia, por 7 dias após o procedimento;
- Não retirar as malhas e meias de compressão durante todo dia e noite, podendo retirar apenas para dormir após 15 dias de pós-operatório;
- Só tomar banho depois de três dias, removendo os curativos e fazendo a secagem das cicatrizes, se atentando a todas as recomendações médicas;
- Retirar os pontos, no próprio profissional, após oito dias.
Ainda mais, é preciso tomar antibióticos e não dormir sob o local da aspiração.
Após a cirurgia, o paciente já consegue notar as diferenças, pois o peso diminui devido à remoção da gordura, porém, o resultado melhor só é visto após um mês da lipoaspiração, pois, o inchaço já tem diminuído, quando os seis meses se completam é possível perceber o resultado definitivo.
A lipoaspiração, não deixa cicatrizes, devido ao procedimento ser realizado através de pequenos buraquinhos, nas dobras ou no interior do umbigo, o que o torna quase imperceptível.
O que podemos concluir sobre a lipoaspiração?
Em síntese, a lipoaspiração é um procedimento muito procurado por aqueles que desejam um corpo modelado, porém, com resultados mais rápidos. Mas, para uma conclusão melhor, é necessária a junção de atividades físicas e alimentação saudável.
Assim, se você deseja realizar o procedimento, pesquise por um especialista qualificado na área que atenda às suas necessidades, aconselha-se e tome todo o cuidado necessário no pré-operatório.