O lifting de coxa é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remover a gordura localizada na região, eliminar o excesso de pele e trazer firmeza. É indicado após o processo de emagrecimento, quando apenas a realização de exercícios físicos não traz resultados satisfatórios.
Assim, o procedimento serve para remodelar a área das coxas quando o paciente está insatisfeito com gordura localizada na região, excesso de pele e flacidez. Se você se identificou com essa situação e deseja saber mais sobre o procedimento, continue a leitura e saiba quando fazer um lifting de coxa!
Afinal, o que é o lifting de coxa?
O objetivo do lifting de coxa é a remoção de gordura localizada e flacidez. Assim como o lifting corporal feito em outras regiões, o objetivo é trazer contorno para a área, harmonizando a silhueta do paciente.
A cirurgia é feita principalmente na parte interna da coxa, região em que a flacidez é comumente mais visível e mais insatisfatória aos pacientes. Contudo, o procedimento pode ser feito em qualquer região da coxa que houver insatisfação relacionada a gordura localizada e flacidez.
O objetivo dessa cirurgia não é o emagrecimento, mas sim um procedimento complementar. Ou seja, o paciente precisará estar imerso em outras práticas, como uma rotina saudável e a prática constante de exercícios físicos. A cirurgia é feita quando mesmo com essa rotina, não se conquista os resultados desejados relacionados à tonificação das coxas. Então, a cirurgia é uma boa opção para esses casos.
Vale lembrar também que a lipoaspiração, nesse caso, é feita com o objetivo de atuar em regiões estratégicas, que modelam as coxas. Ela não é feita meramente para remover a gordura e está em conjunto com as técnicas de lifting. Mas caso o paciente desejar, a região pode ser trabalhada com outros procedimentos, inclusive uma lipoaspiração com maior remoção de gordura.
E quando fazer um lifting de coxa?
São diversas as transformações que um corpo passa durante a vida. Flutuações de peso, gravidez e mesmo o envelhecimento, um processo que atinge todas as pessoas, é capaz de transformar os nossos corpos. É natural que a partir dos 25 anos as pessoas notem que o tônus do corpo se perde, gradativamente, devido à redução dos níveis de colágeno.
As causas naturais, somadas a fatores como uma perda de peso expressiva, especialmente nos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, podem trazer um acúmulo de gordura localizada e excesso de pele na região das coxas.
Em todos os casos em que o paciente apresenta essas características, ele pode solicitar uma avaliação médica e assim determinar a realização do lifting de coxa. Portanto, a cirurgia pode ser procurada nas seguintes situações;
- Pacientes que apresentam flacidez na região das coxas;
- Pessoas que perderam uma grande quantidade de peso;
- Pacientes com excesso de pele após a cirurgia bariátrica;
- Pessoas com mais de 18 anos, com peso estabilizado, caso tenham passado pela bariátrica.
O lifting de coxa é um procedimento recomendado para tonificar e modelar a região das coxas, sendo essas as situações mais frequentes nos consultórios. Independente de se enquadrar ou não nelas, qualquer paciente que esteja insatisfeito com a flacidez nessa região pode procurar um especialista e analisar o seu caso.
O que é preciso saber antes do procedimento?
Como toda cirurgia de lifting corporal, o procedimento é bastante individualizado, afinal, o objetivo é ressaltar a beleza natural do corpo, trazendo mais contorno. Desta forma, a cirurgia é feita não para transformar completamente o corpo, mas para contornar a região e trazer mais autoestima ao paciente em momentos em que precisa mostrar as coxas.
Além disso, há casos em que a cirurgia não é apenas estética. Pacientes que possuem um excesso de pele nessa região podem ter sua mobilidade prejudicada, assim, o procedimento proporciona mais qualidade de vida e bem-estar, além de melhorar a autoimagem.
Outro detalhe importante é que o cirurgião plástico irá solicitar uma série de exames para se certificar que o paciente está saudável e apto para o procedimento. O paciente não deve ser portador de nenhuma doença que prejudique a cirurgia, bem como a sua recuperação.
Em casos de cirurgia bariátrica ou processo de emagrecimento, é preciso esperar até que o peso esteja estável, para garantir o sucesso da cirurgia.
No caso do paciente que passou pela bariátrica é preciso esperar entre 12 e 24 meses até a estabilização. É por esse motivo que o procedimento não pode ser feito em menores de 18 anos, pois o peso não está estável ainda, o que prejudica os resultados.
Como é o pós-operatório e a recuperação?
Após o procedimento, normalmente o paciente permanece em internação pelo período de dois até três dias, em observação. Esse período pode variar de acordo com a evolução da recuperação e em alguns casos pode ser necessário um período maior.
Ao chegar em casa, é recomendável o repouso absoluto durante pelo menos sete dias. Nesse período, o paciente precisará de ajuda para a higienização e outras tarefas cotidianas, já que deve permanecer em repouso. Durante esse período o paciente estará com curativos, que devem ser higienizados e trocados conforme a recomendação médica.
Alguns medicamentos de uso oral para a dor e inchaço são recomendados pelo médico, além de antissépticos e pomadas durante o processo de cicatrização. Cabe ao paciente seguir as recomendações feitas pelo especialista para o sucesso do procedimento.
Outro ponto importante, é que caso o paciente seja fumante, é recomendável suspender o uso por pelo menos 30 dia antes e 30 dias após a cirurgia. Essa recomendação é feita para qualquer paciente que se submete a uma cirurgia.
Potencialização dos resultados
Muitos pacientes que procuram o lifting de coxa desejam modificar outras regiões corporais. Caso o paciente deseje, pode aliar o procedimento com um lifting corporal na região do abdômen, dos braços e também a mastopexia, nas mamas. Outros procedimentos como lipoaspiração e abdominoplastia também podem ser realizados para obter os melhores resultados.
Todo procedimento de cirurgias plásticas, por isso, converse com um especialista de sua confiança.
Tem interesse em saber mais detalhes e se é possível para o seu caso? Entre em contato e agende sua consulta.