A sua pele ficou mais flácida após a cirurgia bariátrica? Você não sabe o que fazer? Sabia que existem cirurgias reparadoras específicas para retirar o excesso de pele? Continue lendo!
Primeiramente, a cirurgia bariátrica é indicada para os pacientes de 16 a 65 anos de idade, com obesidade grau 3 e IMC acima de 35 Kg/m² que tenham complicações, como hipertensão arterial, problemas articulares, diabetes, apneia do sono, etc. Mas também, para pacientes com IMC acima de 40 Kg/m² e com obesidade em evolução há 2 anos, mesmo com tratamento medicamentoso.
Com a grande perda de peso pós-bariátrica, a maioria dos pacientes nota melhora nas doenças cardiovasculares que são acometidos. Contudo, esses pacientes precisam de acompanhamento nutricional pelo resto da vida, para manterem uma dieta adequada a sua condição.
No caso das mulheres, precisam aguardar de 15 a 18 meses após a bariátrica para engravidar. Sendo assim, tanto homens quanto mulheres estão sujeitos a complicações no procedimento, então é necessário que os riscos sejam apresentados pelo médico antes de submetê-los ao procedimento.
Sabia que os pacientes que passam pela cirurgia lidam com a flacidez após bariátrica? Por isso existem as cirurgias reparadoras que solucionam esse problema. Elas podem ser realizadas depois de, aproximadamente, 2 anos da cirurgia bariátrica.
Por que o corpo adquire flacidez após bariátrica?
Por causa da grande quantidade de peso eliminada na cirurgia bariátrica, o corpo fica com excesso de pele, como se fosse um efeito colateral do emagrecimento rápido. A depender do grau da flacidez após bariátrica da área, se leve ou moderado, existem procedimentos não invasivos do que as cirurgias reparadoras, são eles:
Ultrassom focado de alta intensidade ou ultrassom microfocado
Indicado para tratar a flacidez na região da face e pescoço. Com o uso de ondas ultrassônicas disparadas em pontos específicos que aquecem as camadas mais profundas da pele, e estimulam a produção de colágeno e elastina. As sessões têm duração de uma hora cada. Os resultados são notados em, aproximadamente, 3 meses.
Radiofrequência
Indicado para tratar a flacidez facial e corporal. A área do corpo é aquecida, até 42 graus, de modo que atinge as camadas mais profundas da pele e faz pequenas lesões. Reduzindo as células de gordura. Enquanto a camada superficial permanece íntegra.
Cada sessão tem duração de 30 minutos. Pode ser associado ao procedimento corrente russa ou a vacuoterapia. Além disso, também é indicado para redução de estrias, celulite e gordura localizada.
Agora que já falamos sobre os procedimentos não invasivos para combater a flacidez da pele, iremos falar sobre os tipos de cirurgias reparadoras pós-bariátrica.
Mamoplastia
A mamoplastia ou mastopexia é uma cirurgia realizada na região das mamas, a fim de reduzir o excesso de pele e gordura. Com ou sem próteses de silicone. Pode ser realizada por causa de questões de saúde, como dores na coluna por conta do volume de pele, ou problemas emocionais, relacionados à autoestima da paciente.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é uma cirurgia realizada para retirada do excesso de pele e acúmulo de gordura na região abdominal que causa deformidades no corpo do paciente. E, ainda, as dobras de pele em excesso podem causar atrito e originar feridas na área. A cirurgia pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres.
Body lifting ou cirurgia de contorno corporal
A cirurgia de contorno corporal (body lifting) é realizada com o objetivo de melhorar a aparência e contornos irregulares do corpo. Além disso, o tônus muscular de áreas que ficaram flácidas após a cirurgia bariátrica é recuperado. Pode ser realizada nas nádegas, membros inferiores e superiores, virilha, parte inferior das costas, entre outros.
Lifting facial
A cirurgia de lifting facial, também conhecida como ritidoplastia, é realizada na face e pescoço, com o objetivo de harmonizar as áreas com excesso de pele ou atingidas pelo envelhecimento. Em caso de papada, rugas profundas, pele flácida sobre os olhos, por exemplo. Também pode ser feita junto com a blefaroplastia, que é realizada na região das pálpebras. As cirurgias reparadoras são realizadas por um médico cirurgião plástico.
Dermolipectomia de braços ou coxas
A dermolipectomia de braços, também chamada de braquioplastia ou lifting de braço, é a cirurgia realizada para tratar a flacidez após bariátrica da pele e o excesso de gordura na região dos braços. Enquanto a dermolipectomia crural, também chamada de cruroplastia ou lifting crural, é a cirurgia realizada para corrigir a flacidez da pele e o excesso de gordura na região interna das coxas.
Conclusão
Para finalizar, vamos falar sobre os cuidados que devem ser tomados no pré e no pós-operatório das cirurgias reparadoras.
As cirurgias reparadoras devem ser realizadas quando o paciente conseguir manter o peso estabelecido pelo médico cirurgião por, pelo menos, 4 meses seguidos. Pode demorar até 2 anos para isso acontecer. É ideal que o Índice de Massa Corporal (IMC) esteja abaixo de 29.
O paciente que deseja realizar a cirurgia, deve procurar um cirurgião plástico de confiança para fazer a avaliação e os exames solicitados pelo profissional para ter bons resultados.
No pós-operatório, a depender do tipo de cirurgia, os cuidados vão ser diferentes. Siga as recomendações do seu médico. Todavia, entre os cuidados gerais estão:
- Tomar os medicamentos indicados pelo médico;
- Evitar exercício físico na primeira semana após a cirurgia;
- Beber pelo menos 1,5 L de água por dia;
- Dar preferência a frutas, legumes e verduras nas refeições diárias;
- Manter-se de repouso no período de tempo recomendado;
- Evitar alimentos gordurosos e muito condimentados;
Caso tenha interesse em realizar uma cirurgia reparadora, entre em contato conosco agora mesmo. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Estamos à sua disposição para esclarecê-las!