Saiba quais são as recomendações e cuidados para retomada das atividades físicas no período pós-operatório
Após se submeter a uma cirurgia plástica, é comum que muitos pacientes fiquem ansiosos para retomar as atividades físicas, principalmente se o procedimento tiver como objetivo principal melhorar o contorno corporal.
Isso porque, ainda que algumas medidas e atividades sejam capazes de contribuir para manter uma boa forma física, é fundamental esperar o tempo de repouso indicado pelo médico, visando uma boa cicatrização e recuperação pós-cirúrgica.
Esse período pode variar de acordo com o tipo de técnica realizada, bem como com características individuais dos pacientes. Contudo, via de regra, a retomada das atividades físicas pode acontecer de forma gradual, desde que liberada pelo profissional responsável.
Pensando nisso, reunimos no conteúdo de hoje uma série de exercícios físicos pós abdominoplastia que você pode realizar, sem correr o risco de comprometer os resultados do seu procedimento. Confira!
Qual o tempo de repouso indicado para abdominoplastia?
Considerada uma cirurgia plástica de alta complexidade, a abdominoplastia está entre a lista de procedimentos de grande porte, justamente por remodelar completamente a região do abdome.
Em geral, considera-se que o pós-operatório da abdominoplastia leva em média 60 dias para recuperação plena da paciente, com retomada gradativa das atividades a partir dos 45 dias pós-cirurgia, sob liberação médica.
Essa recuperação acontece em diferentes fases, que variam de acordo com a evolução do quadro clínico em relação ao procedimento.
Durante os primeiros 14 dias, pacientes que se submeteram à técnica devem fazer repouso completo, com apenas caminhadas curtas, evitando qualquer tipo de esforço físico para não prejudicar a cicatrização.
Após esse período, boa parte das pacientes já se encontra mais disposta para realizar atividades cotidianas como caminhadas de curta distância, subir ou descer escadas, dentre outras tarefas que não exigem tanto esforço.
No entanto, é importante ressaltar que ainda que esteja se sentindo fisicamente bem para executar tais atividades, é fundamental manter um resguardo das atividades que exigem maior esforço a fim de não comprometer os resultados da cirurgia.
Quando posso retomar as atividades físicas?
Como mencionamos acima, alguns profissionais indicam o retorno das atividades físicas após 45 dias da realização de exercícios físicos pós abdominoplastia.. Contudo, esse período pode variar de acordo com a evolução individual de cada paciente.
Recomenda-se que neste primeiro momento, sejam retomados apenas os exercícios mais leves, que não exijam tanta força e que, principalmente, não movimentem tanto a região abdominal.
Para começar, dê preferência a caminhadas de até 30 minutos – seja na esteira ou ao ar livre – ou treinos funcionais – que utilizam os pesos do próprio corpo para trabalhar a musculatura.
Quais os exercícios mais indicados para a retomada gradual?
Já para voltar a treinar musculação, o ideal é seguir algumas recomendações, lembrando-se sempre de iniciar com cargas leves, priorizando o retorno gradual à sua rotina de exercícios.
Treinos de perna
Boa parte dos treinos de perna envolvem a musculatura do abdômen, por isso, tenha cautela ao retomar às atividades. Dê preferência para exercícios com o peso do próprio corpo como agachamentos, elevação de quadril, e afundo.
Diminua a série de repetições e não abuse caso opte por realizar o treino com as cargas do aparelho.
Treinos de superiores
A mesma dica vale para os treinos de superiores. No primeiro momento, inclua na sua rotina mais exercícios focados nos membros do que no abdômen, considerando que a região ainda está fragilizada.
Exercícios focados no bíceps, tríceps e antebraço podem ser uma saída para começar os treinos sem necessariamente focar na área operada.
Treinos de abdômen
Já os treinos focados no abdômen devem esperar até a recuperação completa para serem retomados. Em geral, recomenda-se aguardar um período de até 60 dias para se dedicar a exercícios que exijam esforço da região.
Após esse prazo e com a liberação médica, dê prioridade para atividades que tem como principal foco a tonificação dos músculos.
Vale ressaltar que em caso de qualquer dor ou desconforto, é indispensável procurar um médico para reavaliar suas condições de saúde.
Dicas para voltar a treinar com segurança
Se você faz parte do time que está ansioso para retomar os exercícios físicos pós abdominoplastia, confira nossas dicas de ouro para voltar a treinar com segurança, sem comprometer os resultados a sua cirurgia:
- Respeite seus limites e preste atenção aos sinais que o seu corpo está dando;
- Aposte no retorno gradativo até sentir segurança para avançar com os treinos mais pesados;
- Faça o uso da cinta modeladora nos primeiros treinos para evitar qualquer complicação;
- Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;
- Beba bastante água.
Seguindo todas essas recomendações de exercícios físicos pós abdominoplastia, você certamente terá um pós-operatório mais tranquilo, sem grandes complicações, garantindo um resultado satisfatório e duradouro.
Entre em contato e saiba mais!