Cirurgia é considerada a solução perfeita para se livrar da gordurinha localizada na região abaixo do queixo
Dentre as principais cirurgias plásticas realizadas no rosto, a lipoaspiração na papada se destaca justamente pelos excelentes resultados proporcionados aos pacientes que possuem gordura localizada no contorno da face.
Isso porque, a condição causa não só o tão indesejado queixo duplo, como também contribui para uma aparência mais envelhecida e cansada, com impacto direto na imagem pessoal.
Quer saber como funciona esse tipo de procedimento, quais são as vantagens em realizá-lo, além de informações importantes sobre o pós-operatório e cuidados? Então continue acompanhando, pois o conteúdo de hoje é especialmente para você!
O que é a lipo de papada?
A lipoaspiração de papada é uma cirurgia plástica de finalidade estética, que tem como principal objetivo remover o excesso de gordura da região do submento ou queixo, melhorando o aspecto geral do rosto.
Considerado um procedimento minimamente invasivo, trata-se de uma técnica que não oferece grandes riscos à saúde do paciente, que proporciona mudanças significativas já nos primeiros dias após a cirurgia.
Como o procedimento é realizado?
Feita sob anestesia geral ou local com sedação, a cirurgia para remover a papada é relativamente simples quando comparada a outros procedimentos no rosto.
O procedimento dura em torno de 30 a 40 minutos, em que o profissional responsável fará uma pequena incisão abaixo do lóbulo das orelhas e abaixo do queixo, por onde passará a cânula que sugará a gordura.
Ainda que o paciente tenha alta hospitalar no mesmo dia, o ideal é que seja seguido ao menos um período de repouso, considerando a recuperação da anestesia, bem como da cirurgia realizada.
Para quem essa cirurgia é indicada?
A cirurgia de lipo de papada é indicada para pacientes que sofrem com os incômodos causados pelo excesso de gordura na região do queixo e submento.
Em casos mais simples, apenas o alívio relacionado às questões estéticas são levantados, como o ganho de um pescoço mais lisinho, sem dobrinhas ou pele flácida.
Mas, para os pacientes com condições mais severas que incluem incômodos físicos podem ser beneficiados. Assaduras, suor excessivo e alergias são alguns indicadores que vão determinar a escolha assertiva por uma lipoaspiração na área em questão.
O pós-operatório
O período pós-operatório para quem faz lipoaspiração na papada costuma ser tranquilo sem grandes picos de dor ou incômodos, que, caso se apresentem, podem ser facilmente administrados com analgésicos e remédios recomendados.
O uso de faixa ou malha compressiva para queixo deve ser mantido pelos primeiros dias conforme recomendação médica para aliviar os edemas e inchaço.
Atividades físicas ou que exijam muito esforço devem ser interrompidas pelo período de 30 dias, assim como a exposição solar, que deve ser evitada enquanto houver hematomas na região operada.
Alguns cirurgiões plásticos recomendam sessões de drenagem linfática para auxiliar na recuperação e cicatrização, além de prevenir complicações como a formação de nódulos (fibrose).
Quais são os benefícios da lipoaspiração de papada?
Para além das vantagens já mencionadas, como uma melhora significativa no contorno do rosto e a promoção de uma aparência mais jovial e vitalizada, a lipo de papada pode influenciar em diferentes outros aspectos na vida dos pacientes.
Isso porque, um rosto mais harmônico e alinhado com as expectativas melhora autoestima, autoconfiança e relacionamento interpessoal, uma vez que as inseguranças causadas pelo descontentamento com a aparência podem prejudicar essa relação.
Quem pode realizar esse tipo de cirurgia?
A lipoaspiração de papada é uma cirurgia plástica, portanto, só deve ser realizada por um cirurgião especializado no assunto, que tenha a formação, habilidades e competências necessárias para desempenhar tal função.
Este profissional precisa estar devidamente cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, bem como preparado para executar seu procedimento em um local adequado – ambiente hospitalar.
Qualquer outro profissional não especializado – médicos de outras áreas, dentistas ou esteticistas – não está autorizado a realizar esse tipo de técnica, sendo um risco para a saúde e segurança do paciente.
A lipo de papada é perigosa?
Conforme explicamos anteriormente, a lipoaspiração na papada é considerada uma técnica de baixa complexidade, que apresenta baixos riscos aos pacientes.
Contudo, é fundamental que seja realizada por um cirurgião plástico de confiança, que possa entregar os resultados esperados de forma segura e tranquila.
Portanto, pesquise, converse com pacientes que já tenham realizado a cirurgia e faça uma consulta para tirar suas dúvidas e alinhar expectativas antes de se submeter a qualquer procedimento.