O tamanho da cicatriz depende do tipo de procedimento realizado e das características individuais de cada paciente
Ainda que a abdominoplastia seja uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, há muitas dúvidas relacionadas ao procedimento, principalmente no que diz respeito ao pós-operatório e cicatriz da abdominoplastia.
Com o objetivo de eliminar o excesso de pele, flacidez e melhorar o contorno da região abdominal, essa técnica é indicada para pacientes que desejam se livrar da faixa de gordura indesejada após grande perda de peso ou gestação.
Contudo, o que boa parte das pessoas que procuram este procedimento não sabem é que existem diferentes tipos de abdominoplastia e que cada um deles possui uma recuperação e cicatrização específica.
No conteúdo de hoje, explicaremos melhor todas essas questões, assim como as principais dicas para garantir uma cirurgia segura e com bons resultados. Vamos lá?
Os tipos de abdominoplastia e suas cicatrizes
Existem basicamente 4 técnicas de abdominoplastia destinadas à região abdominal, que entregam resultados específicos de acordo com as necessidades de cada paciente.
Abdominoplastia clássica
Trata-se da técnica de abdominoplastia mais comum, que visa remover o excesso de pele e flacidez concentrada na área da barriga e abdômen, indicada para pacientes com queixas de diástase.
Neste procedimento, realiza-se o descolamento dos tecidos abdominais, com incisões realizadas tanto ao redor do umbigo – que é reposicionado -, quanto na região acima da púbis, que vai de uma extensão a outra do quadril.
Abdominoplastia extensa
Já na abdominoplastia extensa, como o próprio nome sugere, o corte da cirurgia plástica se estende até as laterais do corpo, com término na região das costas.
Indicada para pacientes com uma faixa de pele flácida maior, normalmente causada pelo emagrecimento pós-bariátrico, gravidez ou outra condição de perda de peso excessiva.
Lipoabdominoplastia
A cirurgia de lipoabdominoplastia possui indicação mais específica, especialmente para pacientes com concentração de gordura abdominal e flacidez na barriga.
Assim como nos procedimentos anteriores, a cicatriz da abdominoplastia é horizontal localizada um pouco acima da púbis e ao redor do umbigo.
Miniabdominoplastia
Recomendada para pacientes com pouca gordura e excesso de tecido na região abdominal, a miniabdominoplastia é uma cirurgia de menor complexidade e, portanto, com traumas e tempo de recuperação consideravelmente menor.
A cicatriz da abdominoplastia nestes casos, limita-se apenas a incisão horizontal tradicional do procedimento, tendo em vista que na maioria dos casos não é necessário reposicionar o umbigo dos pacientes.
Como é a recuperação em cada um dos procedimentos?
Em geral, o pós-operatório da abdominoplastia leva em torno de 60 dias, exigindo cuidados especiais na região da cicatriz da abdominoplastia para evitar complicações.
Durante este período, atividades físicas e grandes esforços devem ser interrompidos para não forçar a região operada e comprometer a cicatrização dos pontos.
Além do uso da cinta pós-operatória, analgésicos e medicamentos tópicos podem ser indicados como forma de cuidados complementares, visando melhores resultados após a cirurgia.
A exposição solar também deve ser interrompida por no mínimo dois meses, principalmente se houver edemas na região operada.