Procedimento promete renovar a aparência do rosto e promover uma série de benefícios contra o envelhecimento
Dentre os inúmeros procedimentos estéticos disponíveis focados no combate ao envelhecimento do rosto, o lifting facial tem ganhado cada vez mais destaque entre homens e mulheres que buscam uma solução para tal questão.
Isso porque, para além de melhorar a aparência de uma forma geral, essa cirurgia plástica é capaz de proporcionar resultados duradouros e eficazes, deixando pacientes com aspecto de até 15 anos mais jovem.
No entanto, ainda que seja uma técnica que se popularizou expressivamente nos últimos anos, há quem ainda não saiba quais são, de fato, os benefícios e efeitos atrelados à essa cirurgia, e tampouco como a técnica é realizada.
Para sanar todas as dúvidas de uma vez por todas, reunimos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre a ritidoplastia. Acompanhe!
O que é o lifting facial?
Também denominada como ritidoplastia, trata-se de uma técnica cirúrgica que tem como principal objetivo minimizar os sinais do envelhecimento natural e proporcionar uma melhora nos contornos, tecidos faciais e pescoço.
Indicado para homens e mulheres que sofrem com as marcas de expressão e aspectos da face que chegam com o tempo, o procedimento é mais comumente realizado em pacientes acima dos 40 anos, mas também pode beneficiar candidatos de outras faixas etárias.
Essa indicação se dá devido ao aparecimento dos sinais de forma precoce, que podem ser acelerados devido a fatores genéticos, exposição excessiva ao sol, tabagismo, maus hábitos e alimentação não saudável.
Como o procedimento é realizado?
A cirurgia de lifting facial é realizada sempre em centro cirúrgico, sob anestesia local com sedação ou geral, e dura em torno de 3 a 4 horas, dependendo das necessidades específicas de cada paciente.
Com incisões feitas atrás da orelha e na linha de contorno do cabelo, é feito o descolamento da pele dos músculos, que são posteriormente suspensos por pontos, tracionados e reposicionados para promover uma melhor harmonia facial.
Caso seja necessário, o excesso de pele também é removido durante o procedimento, amenizando a flacidez, rugas e linhas de expressão.
Não há cicatrizes ou marcas aparentes nesta cirurgia e as ocorrências de edemas, inchaço e equimoses costumam desaparecer dentro de 20 dias após realização da técnica.
Dores e outros incômodos são igualmente fáceis de administrar com os medicamentos e orientações pós-operatórias dadas pelo cirurgião plástico responsável.
Quais são seus efeitos no rosto?
Os efeitos do lifting facial estão diretamente relacionados com a recuperação da autoestima e bem-estar de pacientes que sofrem com as marcas e aparência resultantes do envelhecimento facial.
Reconhecido por ser um procedimento que proporciona resultados expressivos e naturais, os principais benefícios associados à técnica são:
Suaviza rugas e marcas de expressão
Até mesmo os vincos mais profundos na região dos olhos e da testa são amenizados com o procedimento, sem que os pacientes fiquem com aquela aparência “repuxada” causada por outros tratamentos.
Bigode chinês, rugas no contorno do nariz e ângulo da boca também são regiões favorecidas com a aplicação da técnica.
Auxilia na recuperação da flacidez
A flacidez no terço médio da face, nas bochechas e na papada também são recuperadas, devolvendo o tônus natural para as áreas do rosto que mais sofrem com os efeitos da força da gravidade.
Melhora o contorno facial
Ideal para restaurar o contorno da mandíbula, a ritidoplastia igualmente favorece pacientes com excesso de pele nas laterais do rosto, deixando-o com aparência mais firme, tonificada e harmônica.
Elimina o excesso de gordura na região
Principalmente se combinada a outros procedimentos cirúrgicos como a lipoaspiração, a cirurgia de lifting facial também é eficaz para remoção de pequenos depósitos de gordura na face, incluindo a região sob o queixo e a mandíbula.
Lifting facial é seguro?
O procedimento de lifting facial é completamente seguro, desde que realizado sob indicação médica, feita após análise criteriosa dos exames clínicos e quadro geral de saúde do paciente.
No entanto, assim como em qualquer outra cirurgia, há riscos associados ao não cumprimento das recomendações pós-operatórias, assim como a realização do procedimento com um profissional não qualificado.
Conforme explicamos anteriormente, edemas e inchaços são comuns e dificilmente comprometerão os resultados da cirurgia plástica.
Contudo, a exposição solar antes do período recomendado, uma alimentação pouco saudável, esforços físicos em excesso, dentre outras condições podem prejudicar a evolução pós-operatória.
Por isso, se você está pretendendo realizar a cirurgia de lifting facial, é fundamental avaliar previamente as questões levantadas, assim como realizar uma consulta com um cirurgião plástico de sua confiança para alinhar as expectativas e garantir bons resultados.
Lembre-se de conferir se o profissional escolhido está registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e se possui as qualificações necessárias para realizar o procedimento que você deseja.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre essa ou outras cirurgias plásticas, entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta!