O dreno cirúrgico é um dispositivo cuja finalidade é evitar acúmulo de líquido, a presença de ar ou secreções de espaços cavitários, sejam eles anatômicos (tórax e abdômen, por exemplo) ou leito de feridas. Ele permite a saída de sangue e líquidos serosos decorrentes de procedimentos cirúrgicos, evitando complicações como o seroma.
Tipos de Drenos
Existem vários tipos de drenos em cirurgia plástica. O mais utilizado é o dreno de sucção. Ele é composto de um reservatório e sistema fechado de drenagem por sucção contínua e suave. Pode ser fabricado em silicone ou polietileno. Possui mecanismo de abertura para remoção do ar e do conteúdo drenado através de um tubo longo com múltiplos orifícios na extremidade distal que fica inserida na cavidade cirúrgica.
A remoção do ar do interior do reservatório cria uma condição de vácuo, promovendo uma aspiração ativa do acúmulo de secreções. Em cirurgia plástica, o dreno mais comum é o Portovac.
Importância de Drenos em Cirurgias Plásticas
A necessidade da utilização de um dreno (ou mais) após a cirurgia plástica é avaliada pelo cirurgião plástico usando como um dos critérios o transoperatório. Assim, é a evolução da cirurgia (manipulação cirúrgica, sangramento, produção de líquido, entre outros) que indica a necessidade de utilizá-lo, além da experiência do médico e a segurança da(o) paciente.
O cirurgião sempre que necessário evita o uso do acessório, pois o mesmo pode causar ansiedade, dificuldade de manuseio e desconforto nas(os) pacientes, mas sua utilização será fundamental sempre que necessário para evitar futuras complicações.
Tempo de uso do dreno cirúrgico
A avaliação do tempo de utilização do dreno cirúrgico fica a critério do cirurgião, conforme o desfecho do pós-operatório. Geralmente, o Dreno Portovac permanece em média de 3 a 5 dias, mas ressaltamos aqui a individualidade de cada paciente, da funcionalidade do dreno e da evolução do pós-operatório. Seu médico deve acompanhar diariamente para decisão da retirada do mesmo com segurança.
Como cuidar do dreno?
Na maioria dos casos, é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e é fixado com pontos ou grampos. Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.
Para manter o dreno funcionando corretamente, não se pode quebrar o tubo ou fazer movimentos bruscos porque podem acabar arrancando o dreno e causando dor e um ferimento na pele. Por isso, uma das melhores formas de cuidar do dreno é manter-se calmo e repousar conforme orientação médica.
O paciente que for para casa com o dreno cirúrgico deve registrar a quantidade de líquido eliminada e a cor informando seu cirurgião diariamente para que o mesmo acompanhe e avalie sua possível retirada.