Embora todos os procedimentos tenham praticamente a mesma finalidade, existem particularidades em cada uma das técnicas
Se você faz parte do time de pessoas que não só se interessam por cirurgias plásticas, como em algum momento da vida pretendem se submeter ao bisturi, provavelmente já se perguntou quais as diferenças entre os tipos de lipoaspiração disponíveis atualmente.
Essa dúvida se dá justamente pelo fato de que a cada ano surgem novas técnicas no mercado, com métodos mais aprimorados e cada vez menos invasivos, tornando a experiência e resultados dos pacientes ainda melhores.
Ainda que tenham a mesma função, existem diferenças que separam os diversos métodos da lipoaspiração e, no conteúdo de hoje, nós vamos conhecer mais a fundo cada um deles, com suas particularidades e indicações. Continue acompanhando!
Quais são os tipos de lipoaspiração?
Atualmente existem ao menos quatro tipos diferentes de lipoaspiração, sendo que cada um deles possui suas próprias indicações, restrições e recomendações pós-operatórias.
Lipoaspiração tradicional
A lipoaspiração tradicional é o método mais comumente realizado por pacientes que desejam se livrar do excesso de gordura localizada em regiões específicas do corpo, melhorando o contorno e harmonia corporal.
A anestesia utilizada nesse tipo de procedimento pode ser geral ou local com sedação, dependendo da área a ser aspirada.
Por meio de pequenas incisões – que variam entre 5 e 7 mm -, uma cânula é introduzida para descolar e fazer a sucção da gordura localizada na camada mais profunda da pele.
Nessas cirurgias, é comum começar com a cânula mais grossa para remover as camadas mais densas e, posteriormente, finalizar o procedimento usando a cânula mais fina, visando os retoques finais.
A duração do procedimento é de aproximadamente 3 horas, com alta do paciente no mesmo dia.
Hidrolipo
Já no caso da hidrolipo, trata-se de uma outra forma de lipoaspiração, embora os princípios e a técnica de remoção da gordura sejam as mesmas.Também conhecida como lipoaspiração tumescente, essa cirurgia plástica é realizada normalmente apenas com anestesia local, uma vez que se concentra em remover os tecidos gordurosos de regiões menores do corpo.
Sua recuperação é relativamente menor em relação a lipo tradicional, com menores riscos de complicações e incômodos pós-operatórios para a paciente.
Minilipo
A mesma premissa da técnica anterior, vale para a minilipo, que como o próprio nome sugere, refere-se a uma lipoaspiração de porte menor e menos invasiva que o método clássico.
A anestesia utilizada na minilipo também é local, ao passo que a quantidade de gordura removida no procedimento é expressivamente menor, sendo cerca de 300 a 200 ml apenas por região lipoaspirada.
Esse tipo de intervenção cirúrgica tem duração de aproximadamente 40 minutos e é indicada para pacientes com gordura na papada, flancos, culotes e até mesmo na região da barriga próxima ao umbigo.
Lipo HD
A lipoaspiração HD, assim como as demais, também tem a função de livrar os pacientes da tão temida gordurinha localizada. Contudo, sua técnica é bem mais aprimorada, permitindo resultados que os outros métodos não conseguem alcançar.
Além de fazer a sucção, as cânulas usadas na lipo HD são capazes de modelar com precisão e alta definição os sulcos que envolvem os músculos na região em questão, deixando-os mais evidentes e marcados.
Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes que querem resultados rápidos para definir abdômen, pernas, braços e costas, sem precisar gastar horas a fio nos exercícios da academia.
Homens e mulheres que já tem uma boa definição corporal, mas desejam potencializar ainda mais os resultados são excelentes candidatos à técnica.
Quais as principais diferenças entre os procedimentos?
Como pudemos observar, a premissa dos tipos de lipoaspiração é basicamente a mesma, no entanto, cada uma das técnicas é indicada para necessidades diferentes.
Enquanto a lipoaspiração tradicional atende boa parte das pessoas com um volume considerável de gordura localizada, os demais métodos são mais destinados a pacientes com menor volume de gordura para remoção.
Já no caso da lipo HD, a técnica se restringe ainda mais, sendo voltada para quem já tem as partes do corpo mais definidas e quer apenas dar um toque refinado aos músculos e contornos.
E as semelhanças?
Todas as lipoaspirações mencionadas tem um objetivo em comum: reduzir o volume de gordura corporal, melhorando a aparência e os contornos de pacientes insatisfeitos com suas versões estéticas.
Lipo, hidrolipo, minilipo ou lipo HD, qual a melhor para o meu caso?
A escolha da melhor técnica de lipoaspiração para o seu caso vai depender de quais são os objetivos que você tem com a cirurgia plástica.
Entretanto, precisamos relembrar que apenas um cirurgião plástico capacitado, após uma avaliação física e clínica criteriosa, é capaz de dizer qual o método mais eficiente para as suas necessidades e expectativas.
O ideal é agendar uma consulta para sanar suas dúvidas e entender com segurança, qual a cirurgia que melhor se aplicará ao seu caso para atingir o objetivo desejado.
Entre em contato com a nossa equipe e dê o primeiro passo para conquistar seu tão sonhado corpo perfeito!