Os cuidados pós-operatórios podem fazer a diferença entre uma recuperação rápida depois de uma cirurgia pós-bariátrica e uma longa recuperação com complicações
Claro que seguir tudo à risca é um pouco difícil, mas convenhamos que esse é apenas um período passageiro e necessário. Se você fizer tudo certinho, terá os resultados desejados por bastante tempo.
Tempo de repouso, medicação adequada e respeito às recomendações médicas são alguns dos fatores que entram nessa equação, mas um outro quesito muito importante é a alimentação.
Quando falamos em cirurgias pós-bariátricas, cuidar da alimentação é um fator fundamental, já que um cardápio errado pode não apenas atrapalhar na manutenção do peso, como prejudicar a recuperação do corpo em certas ocasiões.
Para explicar mais sobre isso, entenda agora qual é a dieta necessária após uma cirurgia pós-bariátrica e veja quais alimentos consumir e quais evitar.
Quando fazer a pós-bariátrica
Se você está pensando em fazer a cirurgia pós-bariátrica, antes de pensar no pós-operatório aí vai uma breve explicação sobre o que é esse procedimento e quando é indicado realizar.
Em suma, a pós-bariátrica é uma cirurgia plástica realizada em pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica há algum tempo. Ela é indicada para quem emagreceu rapidamente e ficou com alguns excessos de pele no corpo, o que é uma consequência normal após as bariátricas.
Assim, a pós-bariátrica tem o objetivo de remover esses excessos de pele e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Há diferentes tipos de cirurgias pós-bariátricas, a depender do local onde o paciente deseja remover o excesso de pele. Cada cirurgia plástica exige alguns cuidados específicos. Veja quais são as principais pós-bariátricas:
- Abdominoplastia – região do abdômen
- Lifting de mama – região dos seios
- Braquioplastia – no braço, onde fica o conhecido “tchauzinho”
- Lifting facial – no rosto
- Body lifting – contorno corporal, realizada em vários locais
Agora que você conhece um pouco mais sobre as pós-bariátricas, vamos ver qual a dieta necessária para a recuperação delas.
Dieta após uma cirurgia pós-bariátrica
Da mesma forma que em qualquer outro tipo de cirurgia, as plásticas também exigem bastante cuidados no que diz respeito à dieta.
No caso das pós-bariátricas, essa atenção deve ser redobrada. O pós-operatório costuma ser um período no qual os níveis de ansiedade ficam altos, o que pode gerar vontade de ingerir alimentos ricos em gordura e açúcares – e eles são inimigos nesse momento!
Então ainda antes da operação, é bom se preparar mentalmente e, quem sabe, procurar apoio psicológico. Imagine durante o pós-operatório de uma pós-bariátrica perder todas as conquistas feitas desde o dia em que se decidiu fazer a redução de estômago? Definitivamente não é o que queremos. Vamos então ver quais alimentos são aliados durante a recuperação
Bons alimentos para a dieta após uma pós-bariátrica
Líquidos
Beba muita água. Essa é a dica mais importante para a dieta de um pós-operatório, especialmente no caso das pós-bariátricas. Água ajuda a diminuir o inchaço e é uma aliada para que a recuperação ocorra rapidamente. Tente tomar mais de 2 litros.
Também aproveite para saborear alguns sucos naturais e invista na água de coco, ou então pode partir para as sopas.
Proteínas
Consumir proteínas ajuda muito na cicatrização, pois estimulam a produção e circulação de colágeno pelo corpo.
Boas fontes de proteínas são as carnes e peixes. Procure por carnes magras, como frango, já que certas gorduras tem o efeito contrário e vão atrapalhar a recuperação. Mas vá com calma: alimentos sólidos devem ser introduzidos na dieta aos poucos.
Boas gorduras
Falamos que é preciso evitar gorduras e agora estamos indicando? Isso mesmo. A diferença é que agora estamos falando das gorduras boas.
Ômega 3, ácidos graxos e óleos vegetais – como o de azeitona e o de coco – evitam inflamações e, portanto, contribuem para a cicatrização.
Frutas cítricas
As frutas cítricas são ricas fontes em Vitamina C, cujos benefícios são bem conhecidos: mais imunidade, melhor absorção de ferro e estímulo à produção de colágeno.
Procure por frutas como laranja, acerola, abacaxi, mas saiba que alguns vegetais também são ricos nessa vitamina, como o brócolis e o tomate.
Pão e leite
Se você não tiver nenhum problema com glúten e lactose, então consuma pães integrais e leite, em pequenas doses, na recuperação da pós-bariátrica.
Esses alimentos terão um efeito benéfico no intestino, reforçando a flora intestinal e diminuindo a constipação, além de outras vantagens. Você pode substituir esses alimentos por frutas, vegetais, legumes e iogurte.
O que não comer depois de uma pós-bariátrica
Nada (nas primeiras horas)
Isso mesmo que você leu: não é indicado comer ou beber nada. Mas fique tranquilo, isso é apenas durante as primeiras horas depois da operação.
Essa recomendação é muito útil já que é normal sentir enjoos depois da cirurgia. Caso você tenha se alimentado, aumenta as chances de vômitos, o que pode danificar a sutura.
Passadas umas 5 horas da operação, aí sim você pode começar a ingerir líquidos – caso o médico permita.
Sal
Tenha cuidado com alimentos muito salgados durante o pós-operatório e evite colocar sal adicional nas refeições. O sal contém sódio, que causa retenção de líquido no corpo e aumenta o inchaço, o que vai atrasar a recuperação.
Por isso, também deixe de fora do cardápio comidas como salame e molhos prontos, que contêm altas quantidades de sódio.
Gorduras saturadas
São aquelas gorduras ruins, que vão atrapalhar o processo de cicatrização e, ao contrário das boas gorduras, podem colocar o sistema imunológico em risco.
Alimentos industrializados, embutidos, fast-food, carnes gordas e frituras são os principais vilões e, além dos malefícios já mencionados, podem ocasionar problemas digestivos.
Açúcares
Novamente aqui entram em cena os alimentos industrializados, especialmente os refrigerantes e todos os tipos de doces.
Evite as comidas com muito açúcar, pois elas atrasam a cicatrização, aumentam a pré-disposição a infecções e contribuem também para a desidratação. Tudo o que você não quer na hora de uma recuperação.
Bebidas alcóolicas
Nem o vinho – famoso pelos benefícios à saúde – escapa da lista de alimentos a serem evitados na dieta após uma cirurgia bariátrica. Bebidas alcoólicas no geral devem ser evitadas. Em primeiro lugar, elas podem causar uma reação ao interagirem com os medicamentos
Além disso, geram desidratação e diminuem a resistência, o que abre espaço para infecções e ainda causam inchaços. Para voltar a beber, espere o aval do seu médico.
Acredite: não é tão difícil
Para quem já passou por uma cirurgia bariátrica, a recuperação de uma pós-bariátrica é algo muito mais simples e pode ser superada sem maiores sofrimentos. Mas como já dissemos, é importante passar por esse momento com seriedade a fim de atingir os resultados desejados.
Quem sabe você goste dessa dieta, perceba suas vantagens e adote ela como parte de um estilo de vida mais saudável, não acha?
Agende sua consulta agora e tire todas as suas dúvidas sobre pós-bariátrica!