Cirurgia requer atenção e cuidados pós-operatórios para garantir resultados satisfatórios e boa cicatrização
Considerada uma cirurgia de alta complexidade, a abdominoplastia exige uma série de cuidados pré, intra e pós-operatórios, visando uma boa recuperação dos pacientes, sem qualquer intercorrência ou riscos à saúde.
Isso porque, a negligência de cuidados – tanto por parte do médico, quanto por parte do paciente – pode comprometer os resultados do procedimento, sendo que em alguns casos pode ser necessário até mesmo realizar uma segunda cirurgia reparadora.
Visando minimizar esses danos e reduzir as chances de problemas na recuperação da abdominoplastia, selecionamos a seguir algumas dicas indispensáveis que vão te ajudar a passar pelo pós-operatório de uma forma muito mais segura e tranquila. Confira!
Como é feita a cirurgia de abdominoplastia?
Antes de mais nada, é importante entender como esse tipo de cirurgia plástica é realizada. A abdominoplastia é feita sob anestesia geral ou peridural com sedação e tem duração de aproximadamente 3 horas.
Durante o procedimento, são feitas incisões ao redor do umbigo – no caso de descolamento do músculo abdominal – e na região acima da púbis, que resulta em uma fina cicatriz horizontal.
Por meio desses cortes, são removidos o excesso de tecido, gordura localizada e flacidez que comprometem a estética corporal. Logo após a remoção, a musculatura e a pele são esticadas e suturadas.
Na maioria dos casos, o paciente tem alta no mesmo dia, com restrições e recomendações pós-operatórias para uma boa recuperação da abdominoplastia em casa.
Como é o processo de recuperação da cirurgia?
Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal sentir incômodo, dores e inchaço na região. No entanto, esses sintomas são facilmente aliviados com a medicação adequada indicada pelo médico, bem como as compressas geladas no abdômen.
Não há restrições para andar ou se movimentar, desde que tudo seja feito com cautela, sem grandes impactos e esforços na localização da cicatriz.
A exposição solar, assim como a prática de atividades físicas pós-abdominoplastia, deve ser interrompida por um período de até 60 dias, sendo necessário seguir as orientações médicas à risca para não comprometer os resultados.
Pacientes operados também precisarão dormir de barriga para cima nos primeiros meses, adotar uma dieta leve e dedicar cuidados especiais com a cicatriz.
Dicas e cuidados no pós-operatório da abdominoplastia
Os primeiros 15 dias exigem cuidados mais intensos, com atenção redobrada ao dreno, aos pontos e na limitação dos movimentos, visando concentrar o mínimo de esforço na região operada.
Além disso, há outras recomendações para uma boa recuperação da abdominoplastia que você pode adotar para uma cicatrização mais rápida e segura:
- Use a cinta cirúrgica e a meia de compressão pelo período indicado;
- Evite esforços físicos e atividades pesadas durante ao menos 30 dias, adotando apenas pequenas caminhadas durante o dia;
- Faça sessões de drenagem linfática para reduzir a retenção de líquido e diminuir o inchaço;
- Beba bastante água;
- Consuma alimentos ricos em nutrientes, fibras e minerais, evitando ultraprocessados, embutidos, enlatados e fast food.