As recomendações pós-operatórias vão além do período de recuperação, estendendo-se ao longo da vida
Colocar silicone é o sonho de milhares de mulheres que de alguma forma estão insatisfeitas com o volume, formato e projeção dos seus seios naturais.
No entanto, engana-se quem pensa que não vai precisar de cuidados com próteses mamárias mesmo depois de muito tempo operada, principalmente no que diz respeito à saúde e manutenção.
Isso porque, a falta de atenção para o cumprimento das recomendações médicas é uma das principais causas de complicações pós-cirúrgicas, infecções, deslocamento da prótese e má cicatrização.
Não tem ideia de quais são esses cuidados para manter seus resultados como deveriam? Continue acompanhando o conteúdo especial que preparamos para você.
No pós-operatório
O pós-operatório da mastopexia de aumento é uma das etapas mais importantes da sua cirurgia. É preciso ter atenção redobrada e seguir à risca todas as recomendações dadas pelo cirurgião responsável.
Além de respeitar o tempo de repouso estipulado previamente, tomar as medicações indicadas e interromper atividades físicas que possam comprometer a sua recuperação, existem alguns cuidados com próteses mamárias específicos.
1- Não levantar os braços
Durante os primeiros 20 dias a região dos pontos ainda estará bem sensível, portanto é preciso evitar esticar os braços ou levantá-los acima da altura dos ombros.
O ideal é contar com a ajuda de outras pessoas para atividades que exijam tal esforço, como, por exemplo, lavar os cabelos, escovar os dentes e até mesmo comer.
Caso não seja possível, é recomendado usar os antebraços para auxiliar neste período, policiando-se de qualquer movimento brusco ou que repuxe a região.
2- A posição certa para dormir
Dormir com a barriga voltada para cima, nunca de bruços ou de lado é a melhor forma de garantir uma boa cicatrização das suas próteses de silicone.
Para isso, você pode contar com a ajuda de travesseiros extras para manter a parte do seu tronco mais elevada, evitando assim acabar virando ou apoiando nas próteses sem querer durante a noite.
Recomenda-se esperar um período de no mínimo dois meses para voltar a dormir na posição que considere mais confortável.
3- Use o sutiã cirúrgico corretamente
Também pelo período de dois meses, é indicado que a paciente faça o uso do sutiã cirúrgico, responsável por manter a sustentação e ajudar na cicatrização das próteses de silicone.
Recomenda-se que a malha só seja retirada para tomar banho, mantendo seu uso inclusive na hora de dormir.
4- Não se exponha ao sol
Em geral, a indicação é evitar a exposição solar por um período de até 30 dias. Mas, em alguns casos, o médico responsável pode solicitar que a paciente permaneça por mais um período determinado.
Essa medida existe para evitar que as cicatrizes sejam comprometidas, bem como para não manchar a pele de forma permanente, o que acontece caso os edemas sejam expostos ao sol.
Após se recuperar
Como você já deve imaginar, mesmo depois que passar o período pós-operatório da cirurgia, cuidados com próteses mamárias serão necessários por um tempo.
Eles vão te ajudar a garantir a durabilidade das suas próteses, bem como a manter sua saúde em dia, evitando possíveis inconvenientes e surpresas inesperadas.
1- Cuidado com o impacto
Sabemos que não é possível prever acidentes, mas é possível adotar medidas para evitá-los.
Atividades de grande impacto, como esportes radicais, podem ocasionalmente provocar o rompimento da prótese de silicone.
Tenha cuidado e, caso perceba que alguma ação esteja afetando a região dos seios, interrompa a prática antes que seja tarde demais.
2- Faça exames periódicos
Embora os implantes atuais ofereçam durabilidade prolongada, isso não significa que não precisam ser acompanhados e monitorados.
Ultrassonografias, mamografias e ressonâncias magnéticas devem fazer parte da sua rotina de cuidado e acompanhamento das próteses de silicone, uma vez que esses exames são capazes de detectar qualquer alteração anormal no seio.
O recomendado é mantê-los na sua rotina em conjunto com o acompanhamento médico, que vai poder te orientar a periodicidade com que deve realizá-los.
3- Conheça o seu corpo
Tão importante quanto realizar os exames de revisão da prótese de silicone, é fundamental conhecer o próprio corpo o suficiente para identificar caso algo não esteja correndo bem.
Faça autoexames sempre que possível, buscando estar atenta a qualquer sintoma que indique a necessidade de troca da prótese.
Enrijecimento dos seios, dor ou desconforto, alterações estéticas no implante, mudanças na textura ou no tamanho das mamas são alguns indicativos de algum problema.
Nestes casos, é essencial procurar o cirurgião plástico de sua confiança quanto antes para não comprometer sua saúde e bem-estar.
Entre em contato conosco e agende sua consulta!