Os cuidados pré-operatórios são essenciais, pois permite ao paciente a preparação, física e psíquica para as mudanças que seu corpo irá sofrer.Esses cuidados pré-operatórios incluem desde a pesquisa pelo cirurgião até uma análise de qual procedimento realmente supre as necessidades do paciente.
Os cuidados pré-operatórios são gerais, mas cada paciente tem sua particularidade e precisa ser visto individualmente de acordo com sua necessidade e saúde, portanto as recomendações devem ser específicas para cada paciente.
Além disso há necessidade de algumas mudanças no hábitos como: alimentação, parar de fumar antes do procedimento, atividade física são algumas das mudanças necessárias antes da cirurgia plástica para que esta possa alcançar um resultado de sucesso.
Checklist de cuidados pré- operatório:
– Comunicar-se com seu cirurgião ou equipe até a véspera da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual;
– Vestir as meias antitrombóticas 12 horas antes da cirurgia ou ao acordar ou no centro cirúrgico;
– Jejum de 8 horas antes do horário da cirurgia;
– Comparecer no hospital com 3 horas de antecedência ao horário da cirurgia;
– Internar-se no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação, obedecendo o horário estabelecido;
– Levar todos os exames médicos pré-operatórios, avaliação cardiológica ou de outros especialistas;
– Evitar bebidas alcoólicas por 10 dias antes da cirurgia e duas semanas após.
– Evitar refeições muito lautas (“pesadas”) na véspera da cirurgia como gordurosas, salgadas ou fartas;
– Evitar todo e qualquer medicamento, fórmula para emagrecer, medicamentos homeopáticos ou “naturais” sem o consentimento do médico. – – Verifique a lista anexo dos medicamentos que devem ser interrompidos.
– Procure relaxar e descansar na véspera;
– Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros até sua completa recuperação;
– Retirar apliques no cabelo ou acessórios semelhantes antes da internação;
– Não utilizar esmaltes nas unhas ou unhas postiças;
– Evite passar cremes ou hidratantes na pele exceto os liberados pela equipe médica;
– Tome banho antes de ir para o hospital utilizando Clorexidine Degermante ou sabonete Protex;
– Qualquer dúvida que permanecer deve ser esclarecida em qualquer momento do pré ou pós-operatório. Procure esclarecer todas as suas dúvidas antes da sua cirurgia.
– Caso faça uso de alguma medicação para pressão alta, tireóide ou calmante, deverá mantê-la até o dia da cirurgia e tomá-lo com 5 ml de água. (medida de um copinho de café).
Observe o nome dos medicamentos e tempo adequado para interrompê-los conforme orientações. Esclareça as dúvidas com o cirurgião sobre os medicamentos.
– Levar apenas objetos de uso pessoal como : chinelos, sabonete, escova e creme dental e pente.
– Para seu maior conforto, leve roupas confortáveis como vestidos e blusas com botão na frente, calça largas e sapatos;
– Caso o paciente esteja com as malhas, cintas, faixas ou meias, certifique-se que estão na mala;
– Não utilizar aplique no cabelo, maquiagem, esmalte, grampos e presilha de cabelos, lentes de contato, próteses, jóias, piercing, talco, cremes, perfumes e não chegar ao hospital com o cabelo molhado.
Encerrada a cirurgia, o paciente permanecerá por um período (de até uma hora e meia na sala de recuperação pós-anestésica (RPA). Somente depois de estar totalmente estável às suas funções vitais é que retorna para o quarto.
Por ocasião da alta hospitalar, o paciente deverá estar acompanhado de algum responsável. Não deverá dirigir veÍculo nesse retorno para casa. Também não é aconselhável a utilização de ônibus, trem ou metrô, pois caso haja alguma intercorrência, é preciso retornar imediatamente para o hospital.
No momento da alta será necessário um acompanhante maior de 18 anos;
Caso ocorra algum imprevisto, avisar-nos imediatamente.
Fonte: Dr.André Araújo
CRM-SP 131482/RQE9776