O pós-operatório da abdominoplastia é essencial para proteção do paciente e qualidade do resultado
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito utilizada para eliminar o excesso de gordura e de pele do abdômen. A operação, que dura em média de 2 a 4 horas, deixa a barriga com um aspecto mais liso e duro.
Além de muito realizada por pessoas que emagreceram muito e/ou passaram pela cirurgia bariátrica, a abdominoplastia é uma das mais procuradas cirurgias plásticas após gravidez – por causa da presença de flacidez.
Deseja realizar o procedimento e já está pensando no pós-operatório da abdominoplastia? Continue a leitura e confira as melhores dicas para que este período seja tranquilo.
Cuidados que devem ser mantidos no pós-operatório da abdominoplastia
Atente-se à posição na hora de dormir
Nos primeiros dias após cirurgia, você deve dormir com a barriga para cima, de modo a evitar que o local operado seja pressionado.
Portanto, de lado e de barriga para baixo, jamais! Além disso, use um travesseiro para que seu tronco fique inclinado. O recomendado é que você faça esse processo por ao menos 15 dias.
Siga à risca a medicação passada pelo seu médico
Muitas pessoas têm a mania de se automedicar. Portanto, não cometa esse erro.
Esse é um dos principais cuidados a serem seguidos caso queira ter uma recuperação tranquila. Afinal, os remédios prescritos ajudarão a aliviar as dores e outras possíveis complicações.
Use a cinta modeladora
Muitas pessoas não sabem a sua função ao certo, mas a cinta modeladora protege o abdômen e evita o acúmulo de líquidos. Por esse motivo, não deixe de usá-la no período pós-operatório da abdominoplastia.
O período de uso varia de paciente para paciente, mas a média é de 30 a 60 dias.
Alimentação no pós-operatório da abdominoplastia
Após as primeiras horas da cirurgia, é indicado ficar em jejum para evitar enjoos. Passando esse período, você deve começar a ingerir alimentos leves, para que não provoque vômito e forcem a cicatriz. Pois, dependendo do caso, os pontos podem se abrir.
Uma alimentação leve e saudável deve ser mantida durante e após o pós-operatório. Outro ponto essencial: beba muita água e coma frutas. Isso fará você evitar problemas intestinais, como a prisão de ventre, que podem causar desconforto.
Observe-se com atenção
Fique em alerta para qualquer sintoma que possa aparecer. Isso porque, em casos de complicações, você deve comunicar o seu médico imediatamente, de modo a evitar problemas mais sérios.
Febre e muita dor na região da cicatriz são alguns dos sinais que merecem atenção no pós-operatório da abdominoplastia.
Faça o repouso necessário
Não se auto avalie. Siga as instruções do especialista responsável pela sua cirurgia. Portanto, nada de voltar para a academia, fazer uma caminhada, ou até mesmo arrumar a casa antes do médico autorizar.
Seguir esse passo é essencial para garantir a sua segurança e um bom resultado da operação.
Gostou das dicas que selecionamos para você? Basta seguir esses passos para garantir uma recuperação mais tranquila.
Também, conte com bons profissionais para realizar a abdominoplastia e disponibilizar todo o suporte necessário no pós-operatório. Para isso, procure um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.