Seguir as recomendações pós-operatórias à risca é uma das principais maneiras garantir bons resultados com o seu procedimento
Se algum dia você já se sentiu insatisfeita com o tamanho, formato e até mesmo com a posição dos seus seios, saiba que não está sozinha nessa.
Não à toa, os procedimentos estéticos voltados para melhorar a harmonia, contorno e levantar as mamas estão entre os mais procurados não só nacionalmente, como também ao redor do mundo.
Dentre as técnicas que mais se destacam, estão a mamoplastia de aumento, a mamoplastia redutora e a mastopexia com prótese, sendo a última indicada para solucionar os seios flácidos, caídos e aumentar o volume mamário.
Mas afinal, você tem ideia de quais são os cuidados adotados no pós-operatório mastopexia com prótese para garantir bons resultados? Sabe como a cirurgia é realizada?
Essas e outras dúvidas serão solucionadas no conteúdo especial de hoje. Acompanhe!
O que é a mastopexia com prótese?
Também conhecida como lifting das mamas, a cirurgia de mastopexia com prótese é uma técnica voltada para correção da ptóse e aumento do volume mamário para que fique mais harmônico.
Essa queda pode ocorrer em diferentes momentos da vida, tanto em decorrência da ação natural do corpo, quanto provocada por outros fatores como a amamentação e o emagrecimento.
Considerada uma técnica de complexidade moderada, trata-se de uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, que beneficia milhares de mulheres todos os anos, que sofrem com a baixa autoestima e outras consequências atreladas à condição.
Na mastopexia com prótese, além de solucionar o problema com as mamas caídas e reposicionar os mamilos, a colocação de uma prótese de silicone realiza o sonho de ter seios mais firmes, volumosos e no lugar.
Cuidados no pré-operatório da cirurgia
Assim como em qualquer outro procedimento estético, a cirurgia de mastopexia exige que a paciente inicie os cuidados e preparos nas semanas que antecedem a técnica.
Em geral, recomenda-se interromper o uso de tabaco e o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que ambos prejudicam o sistema imunológico e podem comprometer a cicatrização.
Medicamentos de uso contínuo também devem ser informados para que o cirurgião plástico possa avaliar a necessidade de suspender o uso.
Nos dois dias que antecedem o procedimento, é igualmente sugerido que a paciente mantenha uma alimentação leve, evitando o consumo de industrializados, alimentos gordurosos e pesados.
Ainda que a ansiedade seja grande, é fundamental ter uma boa noite de sono, manter o consumo de água adequado e respeitar o período de jejum pré-estabelecido em consulta.
Como o procedimento é realizado?
A cirurgia de mastopexia com prótese é feita sempre em centro cirúrgico, com o uso de anestesia geral ou local com sedação. São necessárias cerca de 3 horas para conclusão do procedimento.
Antes de iniciar a técnica, o médico costuma realizar as marcações para alinhar expectativas entre a paciente e a real situação.
Posteriormente, são feitas incisões nas mamas, que podem variar de acordo com as necessidades individuais. As mais comuns são a incisão em “T” invertido, a periareolar ou a vertical.
Através dessas incisões são removidos os excessos de tecido e gordura dos seios. Finalizada essa etapa, a prótese é inserida, com um posterior reposicionamento dos mamilos.
A cicatriz deixada é estratégica, localizada sempre em pontos onde os trajes de banho e as roupas íntimas possam cobrir.
Os cuidados do pós-operatório mastopexia
A parte mais temida das cirurgias plásticas é, sem dúvidas, o pós-operatório. Mas, não é preciso se preocupar. Em geral, o período de recuperação da mastopexia com prótese é mais tranquilo do que você imagina.
Além do repouso parcial recomendado nas três primeiras semanas, existem outras indicações que vão te ajudar a passar por esse período mais tranquilamente e garantir resultados ainda melhores com pós-operatório mastopexia. Confira:
Evite movimentar os braços excessivamente
Mantenha-os na altura dos ombros durante os primeiros 15 dias para evitar mexer a musculatura da região e comprometer a cicatrização dos pontos.
Use o sutiã cirúrgico
O ideal é usá-lo em todo o tempo, durante os dois primeiros meses após a cirurgia. Ele vai ajudar na sustentação dos seios e evitar que os mesmos se tornem flácidos novamente.
Nada de se expor ao sol
Mantenha sua cicatriz longe dos raios solares durante os três primeiros meses e lembre-se de passar bastante protetor solar na região depois desse período.
Atividades físicas
Exercícios físicos e principalmente atividades que exijam muito esforço devem ser interrompidas durante os dois primeiros meses, aguardando a liberação médica para retomar as atividades.
Não durma de bruços
Durante os dois primeiros meses você também vai precisar dormir de barriga para cima para garantir a estabilidade durante a cicatrização dos seios. Também é indicado aguardar a liberação médica para retomar os hábitos na hora de dormir.
Relações sexuais igualmente devem ser pausadas por um prazo de 30 dias para não comprometer os resultados no pós-operatório mastopexia. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta. Ficaremos felizes em ajudar!