Saiba o que fazer e o que não fazer para garantir uma boa cicatrização no pós-cirúrgico
Uma das etapas mais importantes da cirurgia plástica é, sem dúvidas, o pós-operatório. Seguindo a rotina de cuidados, as chances de o seu procedimento ser bem-sucedido são bem maiores.
Em contrapartida, a falta de cuidado pode comprometer não só os resultados alcançados, como também interferir nas cicatrizes pós-cirurgia plástica, sendo necessário adotar uma série de medidas preventivas.
Mas afinal, quais são as recomendações para cuidar da cicatriz depois de um procedimento estético? O que pode e o que não pode fazer durante a recuperação?
Essas e outras dúvidas serão respondidas no conteúdo especial de hoje. Acompanhe!
Como cuidar da cicatriz no pós-operatório?
1 – Faça a higiene correta
Mantenha uma rotina de higiene pessoal rigorosa, principalmente na região da cicatriz e nas áreas em volta para evitar qualquer tipo de infecção ou contaminação.
A dica é utilizar sabonete neutro antibacteriano para não provocar irritação, passando-o com cuidado. Utilize uma toalha específica para secar a cicatriz e, caso seja indicado pelo médico, passe um spray anti séptico ou pomada.
2 – Atenção aos esforços físicos
Independente de qual seja a cirurgia plástica realizada, respeitar o tempo de repouso indicado pelo cirurgião é uma das principais recomendações pós-operatórias.
Isso porque, o repouso é indispensável para recuperação, uma vez que, dependendo da área em que está localizada a cicatriz, o mínimo de esforço já pode comprometer a sua recuperação.
O ideal é evitar movimentações excessivas durante os primeiros quinze dias e interromper atividades físicas mais intensas por um período mínimo de trinta dias após o procedimento.
3 – Suspenda a exposição solar
O sol também é extremamente prejudicial à cicatrização de uma cirurgia plástica, principalmente durante os primeiros meses pós-procedimento e cicatrizes pós-cirurgia plástica.
Isso porque, os raios solares podem acabar manchando a região da cicatriz, deixando-a mais escura, grossa e até deformada, afetando sua aparência e causando um grande incômodo para a paciente.
Recomenda-se esperar até que a cicatriz já esteja da mesma tonalidade que a pele e, mesmo após este período, o uso de protetor solar na região torna-se indispensável.
4 – Cuide da alimentação
Manter uma alimentação saudável é fundamental para melhorar o processo de cicatrização e evitar problemas de infecção.
Isso porque, os alimentos têm um papel importante no nosso organismo, ajudando a manter o sistema imunológico fortalecido e contribuem para a regeneração da pele na área operada.
Dê preferência para alimentos ricos em fibras, vitamina C e minerais, além de manter o consumo de água dentro do estipulado para sua altura e peso.
5 – Abandone maus hábitos
O cigarro e as bebidas alcoólicas são extremamente prejudiciais para as cicatrizes pós-cirurgia plástica, portanto, é preciso reduzir ou mesmo suspender o seu consumo durante a recuperação.
Além de atrapalhar a regeneração celular, ambos comprometem o sistema imunológico e são frequentemente associados ao insucesso da cicatrização de procedimentos estéticos.