Cirurgia visa corrigir e reposicionar os supercílios melhorando a harmonia do rosto
Dentre os inúmeros procedimentos estéticos faciais disponíveis, o lifting de supercílios é, sem dúvidas, um dos métodos mais eficazes para transformar o olhar e melhorar a harmonia do rosto.
Isso porque, trata-se de uma cirurgia indicada para homens e mulheres com supercílios caídos, que acabam por deixar a aparência cansada ou com aspecto triste, influenciando diretamente na autoestima.
Embora seja considerada uma cirurgia de baixa complexidade – que pode inclusive ser realizada com sedação local – é importante compreender como de fato o procedimento é feito e quais são os benefícios e resultados alcançados.
Pensando nisso, reunimos a seguir tudo o que você precisa saber sobre a técnica. Acompanhe!
O que é o lifting de supercílios?
Define-se como lifting de supercílios o procedimento responsável por elevar as sobrancelhas caídas, melhorando o contorno dos olhos e promovendo uma melhora estética no olhar.
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, realizada por um profissional especializado – cirurgião plástico – que auxilia tanto nas questões estéticas faciais, quanto na melhora funcional das pálpebras, removendo a pele excessiva e dando mais conforto ao paciente.
Quando o lifting de supercílios é indicado?
Recomendado principalmente para pacientes que apresentam incômodo com a pele em excesso da região, o procedimento favorece também pessoas que sofrem com o envelhecimento da pele ou que possuem questões genéticas.
A ptóse (queda) dos supercílios é comum para pacientes acima dos 50 anos, condição que pode acentuar a flacidez da pele da fronte, tornando a técnica uma excelente aliada para melhorar a condição.
Como a cirurgia é realizada?
Conforme explicamos anteriormente, a cirurgia de lifting de supercílios é considerada de baixa complexidade e não envolve grandes cortes.
O procedimento consiste basicamente em pequenas incisões na região do couro cabeludo – que podem ser feitas com ou sem o auxílio de vídeo-endoscopia -, rentes à linha de implantação dos cabelos.
É importante destacar que a técnica usada, assim como o resultado final, variam de acordo com a necessidade individual de cada paciente, sendo necessário consultar um médico especialista para identificar qual o método mais alinhado para o seu caso.
Em geral, são usados para fixação do tecido fios de sustentação (absorvíveis ou inabsorvíveis), parafusos cirúrgicos e outros elementos que o profissional julgar necessário.
Para fechamento das incisões podem ser utilizados grampos, colas ou fitas cirúrgicas e, dependendo da complexidade do procedimento, pode haver ainda a necessidade de manter um dreno por alguns dias para evitar qualquer complicação.
Qual o tipo de anestesia usada no procedimento?
Assim como no caso da técnica, o tipo de anestesia escolhida para o procedimento varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Em alguns casos, apenas a anestesia local é suficiente para bloquear a dor enquanto a cirurgia é realizada. Já se houver a combinação com outros procedimentos ou se for da preferência da paciente, também é possível realizá-lo com sedação e anestesia geral.
Quais as indicações pré e pós-operatórias?
Embora não exista nenhuma preparação especial pré-operatória, é recomendado que as pacientes que vão se submeter a cirurgia estejam bem alimentadas, com a pele limpa e sem maquiagens.
Já para o pós-operatório do lifting de supercílios, existem alguns cuidados que precisam ser tomados a fim de garantir o sucesso e bom resultado do procedimento:
- Dormir com a cabeceira elevada durante os primeiros 7 dias após a realização da cirurgia;
- Realizar compressas geladas sobre a área regularmente para ajudar a controlar o inchaço;
- Não realizar esforços físicos nos primeiros dias pós-operatório, aguardando a liberação médica para retornar às atividades;
- Evitar banhos quentes;
- Evitar a exposição ao sol e, caso não seja possível, utilizar chapéus e bonés que cubram principalmente a região das incisões.
Após quanto tempo é possível ver o resultado?
Embora seja possível observar no pós-imediato uma mudança no olhar, o resultado final do lifting de supercílios é mais visível após três meses do procedimento, período em que a região elimina totalmente o inchaço.
O resultado do lifting de supercílios é permanente?
Novamente, essa resposta varia de acordo com a técnica realizada no procedimento. Em geral, cirurgias realizadas com fios absorvíveis não são permanentes e devem ser realizadas com determinada periodicidade, conforme recomendação médica.
Já a técnica feita com fios não absorvíveis tem duração maior, mas ainda sim, podem exigir um novo procedimento no futuro, tendo em vista que o processo de envelhecimento não pode ser pausado.
Vale ressaltar ainda que, em determinados casos, associar o lifting de supercílios a uma cirurgia de blefaroplastia pode promover resultados ainda mais duradouros e satisfatórios para a paciente.
Como escolher o médico certo para realizar o procedimento?
Ao realizar sua consulta, é importante procurar sanar todas as suas dúvidas, assim como alinhar as expectativas com a cirurgia plástica.
Conhecer o histórico do profissional, assim como se certificar de que ele é devidamente capacitado e certificado para executar sua cirurgia é, sem dúvidas, uma das principais formas de garantir sua satisfação e o sucesso do procedimento.
Ainda não está segura? Entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em esclarecer seus questionamentos e te ajudar a tomar a decisão mais acertada para sua saúde e autoestima!