Saiba quais resultados esperar do procedimento e quando esse tipo de cirurgia é indicada
Quando falamos em cirurgia plástica, é normal que surjam muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito aos tipos de procedimentos e quando cada um deles é indicado.
Essa realidade é ainda mais presente no caso das técnicas voltadas para as alterações estéticas nos seios, considerando a variedade de métodos e finalidades das cirurgias.
No caso da mastopexia sem prótese, tema do nosso conteúdo de hoje, os questionamentos estão intimamente relacionados com o fato de ser ou não possível das sustentação e levantar os seios sem a ajuda da prótese de silicone.
Se você também tem essa dúvida e quer descobrir como funciona essa técnica e quais resultados são possíveis de alcançar, continue acompanhando para saber tudo sobre este assunto!
O que é a mastopexia sem prótese?
Também denominada como lifting de mamas, a cirurgia de mastopexia sem prótese é mais comum do que imaginamos.
Isso porque, a principal finalidade do procedimento é reposicionar as mamas que sofrem de ptóse (queda) e não necessariamente promover alterações no tamanho e volume.
Trata-se de uma cirurgia plástica com finalidade estética que retira o excesso de pele da região e corrige os mamilos que, normalmente, já estão posicionados de forma não harmônica.
Como essa cirurgia é realizada?
Feita sempre em centro cirúrgico com o uso de anestesia geral, local com sedação ou peridural, a mastopexia utiliza técnicas de remodelamento glandular e remoção de pele.
A incisão é feita na maioria das vezes em formato de “T” invertido, com um corte horizontal na linha abaixo dos seios, um corte vertical no centro e uma incisão ao redor da aréola.
Em geral, o cirurgião plástico responsável tem a missão de redistribuir o volume mamário para melhorar o contorno dos seios, comprimindo o tecido.
Assim que termina o processo, realiza-se uma sutura em profundidade, visando dar ainda mais sustentação para o novo formato.
Quem pode fazer a mastopexia?
A mastopexia sem prótese é indicada para pacientes que sofrem com a ptóse das mamas, que pode ser ocasionada por diferentes situações.
A principal delas está associada ao envelhecimento, mas a amamentação, oscilações de peso ou questões genéticas também costumam influenciar na queda dos seios, fazendo-se necessária a aplicação da técnica.
Pacientes insatisfeitas com a condição, com volume irregular e assimétrico das mamas ou com aréolas mal posicionadas são igualmente beneficiadas com a mastopexia.
Vale lembrar que neste caso, o volume das mamas não é alterado, portanto, se o objetivo é conquistar seios maiores, o ideal é optar pela mastopexia com prótese.
O pós-operatório da cirurgia
O pós-operatório da mastopexia sem prótese é bem similar ao de outros procedimentos, como a mamoplastia de aumento ou a mamoplastia redutora.
É recomendado o repouso moderado durante os primeiros 15 dias, período em que o desconforto, dores, inchaço e edemas são mais comuns.
Atividades físicas e exposição solar devem ser interrompidas durante os primeiros 30 dias, com retorno das atividades gradualmente após este prazo.
O uso do sutiã cirúrgico é indispensável durante o primeiro mês, ou até a liberação médica para garantir a sustentação e boa cicatrização do procedimento.
Durante os primeiros dias, é indicado ainda não realizar grandes movimentos com os braços, mantendo-os na altura dos ombros para não comprometer os resultados da cirurgia.
Quais resultados esperar deste procedimento?
A principal vantagem associada à mastopexia está relacionada com uma melhora significativa no rejuvenescimento e posicionamento dos seios.
Quem está interessada nessa cirurgia pode esperar mamas mais firmes e projetadas, com um resultado natural que, tirando o fato da cicatriz discreta, não são distinguíveis de uma mama sem cirurgia.
É possível concluir, portanto, que a mastopexia sem prótese é uma técnica voltada para mulheres que desejam corrigir os seios caídos, mas sem perder a naturalidade ou aumentar o volume.
No entanto, vale lembrar que como toda cirurgia plástica, os resultados não dependem somente das competências técnicas do médico em questão.
É preciso seguir à risca os cuidados e recomendações pós-operatórias, bem como evitar oscilações de peso para não comprometer os resultados da sua cirurgia, uma vez que tudo isso influencia no corpo.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou queira descobrir se a mastopexia sem prótese é realmente o procedimento certo para você, entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta. Será um prazer ajudar!